Capítulo 81 - Uma Conversa Civilizada (1/3)
Capítulo 081
Uma Conversa Civilizada
A taverna era um lugar claro e animado. Não muito lotado, razão pela qual Zach e Zorian tê-la escolhido, mas havia muitas pessoas conversando, bebendo, comendo e andando por ali. Alguns deles olhavam para a mesa de vez em quando, mas era apenas curiosidade e logo depois voltavam a cuidar da própria vida. Ninguém realmente prestou atenção neles, nem no recém-chegado que se juntara a eles à mesa.
Eles nem perceberam que estavam na presença de um lich milenar que estava conspirando para destruir toda a cidade.
Mas isso era de se esperar. O disfarce de Quatach-Ichl era praticamente impecável. Até Zach e Zorian haviam sido enganados até que ele se revelasse, então como um bando de espectadores aleatórios poderia notar que algo estava errado? Mesmo agora, com o lich ao alcance da mão de Zorian, ele lutava para notar qualquer indício óbvio de que o homem à sua frente era, na verdade, um esqueleto ambulante em vez de uma criatura de carne e osso.
Segundos se passaram em silêncio total, os dois lados se encarando em silêncio. Zorian gostaria de dizer que estava pensando furiosamente nas implicações daquela visita repentina e planejando a maneira adequada de lidar com a situação, mas a verdade era que estava completamente chocado e com dificuldade para formular qualquer tipo de linha de pensamento coerente naquele momento. Mal conseguia acreditar que Quatach-Ichl havia se aproximado deles casualmente em uma taverna movimentada e começado a falar como se não houvesse nada de errado. O que diabos ele estava pensando!? Era um comportamento surpreendentemente impulsivo para alguém que supostamente tinha mais de mil anos.
Felizmente, Zach era mais hábil em manter a presença de espírito nesse tipo de situação inesperada. O benefício da experiência acumulada que lhe fora concedido pelas décadas que passara no loop temporal, supôs Zorian.
“Você parece melhor do que eu imaginava”, comentou Zach.
“Como assim?” perguntou Quatach-Ichl, curioso. Ele fez alguns gestos para o garçom que passava, pedindo algo para si. Zorian não conseguiu entender o pedido, mas o garçom pareceu entendê-lo e respondeu com um aceno casual.
Por que um lich como Quatach-Ichl estava pedindo bebidas, mesmo sem precisar beber? Provavelmente para manter as aparências, mas ainda assim. Será que ele poderia beber? Seu disfarce dele era bom o suficiente para permitir isso?
“Você parece surpreendentemente… carnudo”, esclareceu Zach, tomando um gole da enorme caneca de cerveja à sua frente.
“Ah, isso”, disse Quatach-Ichl. “Sinceramente, é assim que eu costumo parecer. A forma esquelética é algo que reservo para batalhas e fins de intimidação.”
Tendo espionado o lich algumas vezes nos reinícios anteriores, Zorian sabia que isso não era bem verdade. Quatach-Ichl também costumava aparecer como um esqueleto ao interagir com as forças de Ibasan e outras pessoas envolvidas na invasão… embora talvez ele considerasse isso como ‘intimidação’.
“É bastante ousado abordar seus inimigos assim”, comentou Zach.
“Vocês vão me atacar no meio desta taverna?” retrucou Quatach-Ichl.
“Estou considerando seriamente”, disse Zach, com o rosto contorcido em uma pequena carranca.
“Não, não vão”, disse Quatach-Ichl, lançando-lhes um sorriso cúmplice. “Deixando de lado a moralidade de envolver todos esses espectadores indefesos em nossa disputa, começar uma briga aqui seria tão ruim para vocês quanto para mim. Os governantes deste país estariam tão interessados em suas atividades quanto nas minhas — provavelmente até mais, já que seria mais fácil chantagear e controlar vocês dois do que eu.”
Ele estava certo, é claro. Os dois tinham chegado ali sem disfarces, em suas verdadeiras identidades. Se lutassem contra o lich de Ibasan ali, as autoridades os rastreariam em questão de horas, e o nível de habilidade que seriam forçados a demonstrar durante a luta intrigaria e alarmaria quase todos os envolvidos. Assim que começassem a investigar Zach e Zorian, todo tipo de coisa interessante surgiria. Mesmo que os dois vencessem a luta contra Quatach-Ichl e, de alguma forma, conseguissem evitar qualquer morte ou dano à propriedade ao longo do caminho, o recomeço estaria efetivamente encerrado. Nesse ponto, eles poderiam muito bem encerrar o recomeço e começar tudo de novo.
Bem, a verdade era que a coisa mais inteligente a fazer provavelmente seria simplesmente encerrar o reinício imediatamente. Ter essa ‘conversa’ com Quatach-Ichl era equivalente a brincar com fogo. Nem mesmo a capacidade de encerrar o reinício por capricho poderia garantir perfeitamente a segurança deles. Sudomir conseguia detectar quando Zorian começava a mexer em seu marcador de alma, então Quatach-Ichl sem dúvida também poderia fazer o mesmo. Com ele tão perto deles, e tendo chegado ali preparado para qualquer coisa, era perfeitamente possível que não conseguissem ativar o marcador a tempo antes que ele fizesse seu movimento. Além disso, um mago antigo e inescrupuloso como ele sem dúvida teria uma série de truques sutis em seu arsenal, e eles possivelmente nem perceberiam que estavam sendo atacados até que fosse tarde demais.
Apesar disso, Zorian tinha que admitir que estava curioso. Ele queria correr o risco e ouvir o que Quatach-Ichl tinha a dizer. Isso era um desastre em potencial, mas também uma oportunidade em potencial. Era a primeira vez que tinham a chance de se envolver em qualquer tipo de conversa significativa com Quatach-Ichl, e Zorian tinha a sensação de que esse tipo de coisa não era fácil de reproduzir entre reinícios.
“O que você diz é verdade, mas me parece que você ainda seria o maior perdedor se lutarmos”, disse Zorian. “Se suas ações se tornassem conhecidas por–”
“Vocês poderiam facilmente já ter feito isso acontecer”, disse Quatach-Ichl calmamente, interrompendo-o. “Não sei quanto conhecimento você tem sobre o que estou tentando fazer, mas imagino que seja bastante. Vocês poderiam facilmente ter tornado suas descobertas públicas agora, mas não o fizeram. Em vez disso, limitaram-se a invadir nossos depósitos de suprimentos e atacar os membros mais descuidados da nossa pequena conspiração.”
Zorian franziu a testa. Ele supôs que era a isso que Quatach-Ichl se referia quando disse que eles estavam ‘interferindo em suas atividades’. No entanto, o fato era que Zach e Zorian costumavam fazer esse tipo de coisa em cada reinicialização, mais para conseguir financiamento adicional do que qualquer outra coisa, e isso nunca os levou a entrar em conflito com Quatach-Ichl como resultado. Complicações menores como essa geralmente não despertavam sua atenção. Então, o verdadeiro motivo pelo qual Quatach-Ichl conseguiu encontrá-los devia estar em outro lugar, e Zorian conseguia pensar em duas possibilidades principais. Primeiro, esta era a primeira vez que eles perseguiam Quatach-Ichl diretamente, e talvez o antigo lich pudesse detectar isso de alguma forma. A segunda possibilidade era que Silverlake tivesse superestimado suas habilidades novamente e tentado coletar informações sobre Quatach-Ichl por conta própria, com resultados previsíveis.
Ele estava se inclinando para a segunda possibilidade.
“Então você viu que nos movemos contra o seu grupo e percebeu que provavelmente poderíamos ter causado ainda mais danos se realmente quiséssemos, e pensou consigo mesmo: ‘cara, eu realmente preciso ter uma conversa amigável com esses caras’?” perguntou Zach.
“Por que não?” Quatach-Ichl desafiou. “Podemos ser inimigos, mas e daí? Inimigos conversam o tempo todo. Metade dos diplomatas do mundo estaria desempregado se não fosse assim. Bem, todos eles, se você for um velho cínico como eu e encarar todas as interações internacionais como fundamentalmente hostis, mas você entendo do que estou falando. A questão é que você poderia ter relatado suas descobertas às autoridades, mas decidiu não fazê-lo. E eu poderia facilmente ter ido atrás de algumas pessoas próximas a vocês em retaliação pelos ataques que vocês fizeram aos meus aliados, mas preferi ter essa discussão com vocês.”
Tanto Zach quanto Zorian o encararam levemente em resposta àquela ameaça velada no final. Quatach-Ichl fingiu não notar o olhar.
“De qualquer forma, o que estou dizendo é… podemos ser inimigos, mas não somos inimigos irreconciliáveis“, concluiu Quatach-Ichl. “Certamente podemos chegar a algum tipo de acordo aqui?”
“Receio que terei que discordar de você nisso”, disse Zach. “Você quer destruir Cyoria, reunir as almas de todos que morrerem e alimentá-las com espectros, libertar um primordial para devastar a região e desencadear outra rodada de Guerras Fragmentadas. A menos que esteja disposto a abandonar toda essa coisa de invasão e voltar para sua ilha, somos praticamente inimigos irreconciliáveis. Não confunda nossa passividade atual com a disposição de assistir silenciosamente à margem enquanto você executa seus planos insanos.”
“Ahá. Então eu estava certo, vocês sabem bastante coisa…” Quatach-Ichl disse lentamente, nem alarmado nem irritado com a declaração de Zach. “No entanto, se me perdoa por ser um pouco direto… por que se importam?”
Zach ergueu uma sobrancelha para ele.
“Eu pesquisei um pouco sobre vocês antes de vir para cá”, continuou o lich ancião. “Nenhum de vocês tem uma ligação tão próxima com a cidade em si. Você é descendente de uma casa morta que foi explorada, e Zorian é apenas um estrangeiro talentoso que estuda aqui. Não sei bem por que pessoas do seu calibre perderiam tempo com aulas básicas de magia como essa, mas acho que existem todos os tipos de pessoas neste mundo. Pessoalmente, eu teria enlouquecido em questão de semanas se tivesse que me passar por um completo iniciante em magia por vários anos, mas… eh, estou me desviando um pouco do assunto. A questão é que cada um de vocês tem apenas um punhado de pessoas aqui com quem realmente se importa. Poderíamos facilmente providenciar para que elas estivessem lá fora no dia da invasão. Vocês realmente se importam tanto, no fundo do coração, com todas as pessoas aleatórias que vão morrer?”
Se Quatach-Ichl tivesse perguntado isso a Zorian no início do loop temporal, antes que ele se reconciliasse com seu lugar no mundo, conhecesse todas as pessoas ao seu redor e testemunhasse em detalhes excruciantes como a invasão de Cyoria realmente seria… talvez ele realmente tivesse respondido ‘não’ mentalmente, como Quatach-Ichl claramente esperava.
Mas agora…
Ele se lembrou da imagem de Nochka e das outras crianças metamorfas, nuas e enjauladas, estendendo a mão para ele e gritando por socorro. Isso foi seguido de perto pelas lembranças de todas as pessoas que o ajudaram em todos esses reinícios e que provavelmente morreriam na invasão se ele não fizesse nada para impedi-la, bem como de todas as diferentes cenas de massacre e saques que presenciara ao longo dos reinícios. Ele decidiu que sim, ele se importava muito. E tinha quase certeza de que Zach também se importava.
“E você, não se importa?” desafiou Zorian.
“Na verdade, não”, disse Quatach-Ichl, sério. “Eu venho de uma época em que era normal reunir todos os magos e homens com capacidade de combate em uma cidade conquistada e pendurar suas cabeças decepadas em lanças do lado de fora dos muros da cidade como um aviso a todos que ousassem desafiar você. Acho o sentimentalismo moderno em relação às baixas de guerra insincero, hipócrita e ligeiramente repugnante.”
“Ah”, disse Zorian com desgosto. Ele supôs que isso fazia sentido. Quatach-Ichl tinha mais de um milênio de idade e vinha de uma época diferente, muito mais sanguinária. Apesar de ser considerado ‘durão, mas justo’ por seus próprios soldados, o exército que ele liderou contra a Velha Aliança era famoso por sua brutalidade contra a população conquistada. Dizia-se que essa era uma das principais razões pelas quais seu lado havia perdido a guerra contra Eldemar.
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.