Capítulo 92: Acumulando Conhecimento
A garota de casaco vermelho estava parada sob o poste de luz. A iluminação caía sobre seu corpo um tanto pequeno, e sombras se contorciam a seus pés e ao redor, escondendo pares de olhos alertas e curiosos. Um desses pares de olhos notou os “estranhos” que se aproximavam, e assim, Chapeuzinho Vermelho também percebeu a chegada de Yu Sheng e seu grupo.
“Desculpe, o carro que pegamos era um pouco lento”, Yu Sheng acenou para ela. “Esperou muito tempo?”
“Apenas alguns minutos”, Chapeuzinho Vermelho respondeu casualmente, virando a cabeça para o lado. “Já mandei meus lobos darem uma volta por aqui. Não encontraram nenhuma anormalidade. O ‘Museu’ deve estar bem estável hoje, é um bom dia para agir. A propósito, você leu as informações que te enviei?”
“Li sim.” Yu Sheng assentiu, seguindo o olhar de Chapeuzinho Vermelho em direção ao grande edifício que se erguia silenciosamente na noite.
Mas aquilo não era um “museu”, e sim um velho teatro que não abria ao público há muitos anos — só que a entrada para o tal “museu” ficava dentro daquele teatro.
“Depois que a ‘Noite no Museu’ começar, não toque nas peças que emitem sons de respiração, não olhe fixamente para os retratos a óleo por muito tempo, não entre nos quartos vermelhos. Se vir manequins de plástico vestidos com uniformes de guia, preste atenção aos gestos deles e não entre nas portas que eles indicarem ou sugerirem. Na verdade, são apenas algumas coisas para se ter em mente”, Chapeuzinho Vermelho ainda advertia, um pouco preocupada. “O Museu é um Domínio Anômalo relativamente estável, com uma Profundidade que se mantém em torno de L-2. Contanto que as regras sejam seguidas, seu perigo inerente é controlável, por isso seu Nível de Perigo também é classificado como dois…”
Ouvindo as repetidas advertências da garota, Yu Sheng não pôde deixar de pensar nos “materiais de introdução” que tinha visto na enciclopédia do “Comunicações da Fronteira” quando estava se familiarizando com a plataforma.
Pode-se dizer que esses materiais foram sua maior recompensa após se registrar na Agência de Operações Especiais — um conjunto completo e sistemático de informações básicas sobre o mundo sobrenatural. Isso incluía o conhecimento sobre a “Profundidade” e o “Nível de Perigo” dos Domínios Anômalos, que ele tinha ouvido Li Lin e Xu Jiali mencionarem antes, mas nunca tinha entendido completamente.
A Profundidade, em termos simples, refere-se ao “grau de desvio” de um Domínio Anômalo em relação ao mundo real. Com o mundo real como nível zero, a profundidade aumenta gradualmente de zero a cinco. Um Domínio Anômalo L-1 pode ser apenas um lugar que parece um pouco estranho, onde uma pessoa comum pode até sair por acaso. Já um Domínio Anômalo de nível L-5, com exceção de registros de sobrevivência extremamente raros e irrepetíveis, pode-se dizer que não há chance de sair vivo. Os especialistas nem sequer têm certeza se Domínios de nível L-5 realmente têm uma “saída”.
Normalmente, a profundidade de um Domínio Anômalo é relativamente estável, mas pode flutuar em pequena escala com o tempo ou sob certas condições. É mais seguro explorar um Domínio quando sua profundidade está baixa, e uma mudança súbita na profundidade é a principal causa de morte para muitos Detetives Espirituais e investigadores.
O Nível de Perigo é outro “parâmetro” importante para medir a ameaça de um Domínio Anômalo. Na maioria dos casos, o Nível de Perigo é diretamente proporcional à profundidade do Domínio: quanto mais “raso”, mais seguro; quanto mais “profundo”, mais perigoso. No entanto, isso não é uma regra absoluta. Alguns Domínios rasos podem gerar Entidades estranhamente aterrorizantes, e alguns Domínios de nível L-3 (geralmente considerados de alto risco) podem até ter zonas seguras estáveis.
É por causa dessas exceções que o “Nível de Perigo” e a “Profundidade” se tornaram dois parâmetros independentes.
Ao mesmo tempo, o Nível de Perigo não é usado apenas para medir Domínios Anômalos, mas também pode ser usado para medir o perigo de uma “Entidade” individualmente.
O grupo caminhou em direção à entrada do velho teatro.
“Para ser sincera, seguindo as regras, eu não deveria levar um ‘novato’ como você a um Domínio Anômalo de nível L-2 como o Museu. Detetives Espirituais e investigadores iniciantes geralmente começam no nível L-1, afinal, Domínios mais rasos são mais estáveis e a evacuação é mais fácil”, disse Chapeuzinho Vermelho enquanto caminhavam. “Mas vocês também não podem ser considerados ‘novatos’ comuns. Afinal, conseguiram lidar até com o Vale do Crepúsculo. Além da falta de experiência e conhecimento, sua força já está muito acima do padrão.”
“Não é um grande problema, de qualquer forma, é tudo para ganhar experiência”, disse Yu Sheng despreocupadamente, enquanto olhava com curiosidade para a garota ao seu lado. “Sabe, de repente eu sinto… que você parece bem acostumada a cuidar dos outros?”
“Por que diz isso?”
“Normalmente você parece bem madura e distante, mas assim que começa a fazer algo, fica tagarelando um monte de coisas, especialmente quando está guiando nós, ‘novatos’. Parece uma mãe de excursão.”
Chapeuzinho Vermelho parou por alguns segundos, com uma expressão um tanto sutil no rosto.
Mas ela não disse nada, apenas fez um bico e continuou andando.
“Você entendeu os conceitos de Profundidade e Nível de Perigo, certo?” Depois de alguns passos, ela quebrou o silêncio novamente.
“Entendi. Basicamente, Profundidade significa ‘o quão bizarro é este lugar’, e Nível de Perigo significa ‘o quão mortal este lugar ou esta coisa é’, certo?”, Yu Sheng acenou com a mão. “É bem fácil de entender.”
“Essa interpretação… embora superficial, é bem ilustrativa”, Chapeuzinho Vermelho assentiu. “A Profundidade do Museu é L-2, que é uma profundidade ‘padrão’ de Domínio Anômalo. Já existe uma diferença muito óbvia em relação ao mundo real, o próprio ambiente começa a se distorcer e é muito perigoso para pessoas comuns. Mas, no geral, o espaço lá dentro ainda está de acordo com o ‘senso comum’, com a percepção e a lógica humana. Se você seguir as regras, nada vai dar errado…”
Yu Sheng não esperou que ela terminasse e continuou por conta própria: “E Nível de Perigo 2 indica que ele não causa morte ativamente, não possui malícia ativa ou indiscriminada, mas se os regulamentos não forem seguidos, ainda há a possibilidade de ferimentos graves ou até morte. Certo?”
“Nada mal, você memorizou bem. Então não estou mais preocupada”, Chapeuzinho Vermelho disse casualmente e parou.
Eles já tinham entrado no portão do velho teatro. Depois de passar pelo velho portão de ferro entreaberto, o que apareceu diante deles foi um saguão com ladrilhos verde-escuros. De ambos os lados do saguão havia corredores que levavam para o interior do teatro. Em frente ao portão, havia várias bilheterias escuras e vazias.
Mas a primeira coisa que Yu Sheng notou foi um dispositivo estranho colocado no centro do saguão.
Era um prisma quadrangular de metal cinza-escuro, mais largo na base e mais estreito no topo, com cerca de metade da altura de uma pessoa. No topo do pilar, algumas luzes piscavam lentamente, e de seu interior vinha um zumbido baixo e intermitente, indicando que estava em funcionamento.
“Isso foi colocado pela Agência de Operações Especiais. Nós chamamos isso de ‘Nó’, o nome completo é ‘Gerador de Nó Constante'”, Chapeuzinho Vermelho apontou para o prisma de metal. “A interferência cognitiva de baixa frequência que ele libera pode afetar pessoas comuns, mantendo-as longe dos locais perigosos já explorados na Cidade-Limite. O efeito é bem fraco, mas é suficiente para lidar com pessoas comuns que não despertaram sua Intuição Espiritual.”
“…Existem muitos desses na cidade?”, Yu Sheng olhou com surpresa para o dispositivo chamado “Nó”. “Eu nunca tinha notado…”
Chapeuzinho Vermelho olhou para Yu Sheng. Instintivamente, ela quis dizer “porque antes você era uma pessoa comum, então nunca chegaria perto de algo assim”, mas engoliu as palavras antes que saíssem.
Porque ela sentia que até mesmo a raposa ao lado dele tinha mais “humanidade” do que Yu Sheng…
“E qual a eficácia disso? Consegue mesmo manter todas as pessoas comuns afastadas?”, Yu Sheng perguntou curiosamente.
“O efeito é bom, mas mesmo as melhores medidas de segurança não têm uma taxa de interceptação de cem por cento. Mesmo que você sele este lugar com concreto armado, sempre haverá alguém com um alicate hidráulico e uma furadeira de impacto procurando a morte”, Chapeuzinho Vermelho suspirou. “Sempre haverá os teimosos e os naturalmente talentosos que, apesar da tontura e das cãibras nas pernas, insistem em ‘explorar’, ou simplesmente têm azar, nascem com uma Inspiração Espiritual alta e não são afetados pelo Nó. Por isso, de vez em quando, há infelizes que caem em Domínios Anômalos esperando para serem resgatados. Eles acabam se tornando a recompensa para Detetives Espirituais e investigadores, ou casos trágicos nos comunicados internos da Agência. E em raras ocasiões… depois de muito choro, gritos e tratamento psiquiátrico, eles se tornam novos detetives, investigadores ou agentes da Agência.”
“Por que simplesmente não demoliram este lugar?”, perguntou Hu Li, que estava ao lado.
“Demolir? Aí a coisa ficaria feia”, Chapeuzinho Vermelho sabia que Hu Li não tinha conhecimento sobre isso, então apenas deu de ombros, impotente. “Você estaria demolindo apenas uma ‘entrada’ conhecida. O Domínio Anômalo em si não está na dimensão real. Se você destruir sua entrada conhecida e controlável, ninguém saberá onde ele vai abrir da próxima vez.”
Ouvindo a explicação de Chapeuzinho Vermelho, Yu Sheng sentiu uma pontada de emoção. Procurar a própria morte era realmente um instinto humano, impossível de impedir… Enquanto isso, Chapeuzinho Vermelho deu um passo à frente, aproximou-se do “Nó” e passou sua carteira de identidade no topo dele.
“Registrando a entrada e saída”, ela se virou e mostrou o documento para Yu Sheng. “Caso a gente morra lá dentro, quem for recolher os corpos saberá onde procurar. Afinal, uma vez dentro de um Domínio Anômalo, a comunicação com o exterior é basicamente cortada. O registro no Nó é a última parada onde Detetives Espirituais e investigadores podem deixar um rastro no mundo real.”
Vendo isso, Yu Sheng também se aproximou com Aileen e Hu Li para se registrar. Enquanto o fazia, ele comentou: “Ainda bem que tirei documentos para elas…”
Um leve zumbido soou do Nó.
Depois, Chapeuzinho Vermelho guiou os três para além do “Nó”, até o final do saguão. Ela parou em frente às bilheterias escuras e vazias.
No velho teatro abandonado, todas as bilheterias estavam, obviamente, desativadas há muito tempo. Duas das quatro janelas estavam cobertas com fitas de isolamento de plástico cruzadas. Das duas restantes, uma estava vazia, e dentro só se viam pilhas de tralha, enquanto a outra ainda tinha uma máquina de emitir bilhetes — coberta de poeira.
Chapeuzinho Vermelho parou em frente à janela com a máquina de bilhetes e olhou para a hora em seu celular. Depois de dois ou três minutos, ela de repente estendeu a mão e bateu no vidro da bilheteria.
“Sessão da noite, Noite no Museu, quatro ingressos.”
Na bilheteria vazia e deserta, uma luz apareceu de repente. Embora a lâmpada estivesse quebrada, uma luz quente e brilhante encheu o pequeno cubículo empoeirado. Era como se um bilheteiro invisível, esquecido no tempo e na memória, ainda estivesse sentado atrás daquela janela.
A velha máquina de bilhetes rangeu, o alimentador de papel vazio girou várias vezes e começou a cuspir os ingressos.

Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.