Capítulo 94: O "Segurança"
De repente, Yu Sheng ganhou uma nova compreensão do que significava “pacífico” na visão de mundo dos Detetives Espirituais e investigadores da Cidade-Limite. Um lugar tão bizarro e sinistro ainda podia ser descrito como “pacífico”?
Mas ele pensou brevemente no vale que tinha visitado antes e, de repente, sentiu que a afirmação de Chapeuzinho Vermelho não estava errada. Embora o “Museu” fosse um pouco estranho, pelo menos era apenas estranho. Tinha um conjunto de regras que permitia que as pessoas se movimentassem com segurança; contanto que as regras fossem seguidas, não haveria problemas. No entanto, naquele vale, havia uma Entidade que, não importava como você seguisse as regras, certamente o caçaria até a morte, e o perigo mortal estava espalhado por todo o Domínio Anômalo. Do ponto de vista da letalidade, o último era obviamente um ambiente muito mais hostil.
Um dos critérios de julgamento mais importantes entre o Nível de Perigo dois e o Nível de Perigo três era se “os fatores letais no ambiente podem ser evitados seguindo as regras”. Em Domínios Anômalos e Entidades de Nível de Perigo três ou superior, a letalidade era incondicional.
“O que estamos procurando é uma estátua chamada ‘A Pranteadora’. É uma estátua pequena, cujo tamanho varia entre quinze e vinte e cinco centímetros”, disse Chapeuzinho Vermelho em voz baixa para Yu Sheng e Hu Li, enquanto observava cuidadosamente a situação no corredor. “A estátua retrata uma mulher chorando com o rosto coberto, um busto, com linhas abstratas e as costas vazadas. Normalmente, esta pequena estátua fica em um salão branco separado, sendo a única peça em exibição, sem ninguém vigiando. Portanto, contanto que consigamos encontrar o salão branco, será relativamente fácil levar a estátua.”
Yu Sheng seguia ao lado de Chapeuzinho Vermelho, observando curiosamente este “Museu” enquanto perguntava casualmente: “Tenho uma pergunta: para que a Associação de Curiosidades quer essa coisa?”
“Quem sabe? Ou algum colecionador pagou um alto preço para comissionar a Associação de Curiosidades, e eles terceirizaram para nós, ou é para pesquisa da própria associação”, disse Chapeuzinho Vermelho casualmente. “O ‘Museu’ é um dos poucos Domínios Anômalos que pode ‘produzir’ continuamente itens de coleção. Muitas de suas criações têm alto valor artístico… Eu não entendo de arte, mas há muitos ricos obcecados pelos objetos de coleção daqui — os inofensivos. E não há apenas obras de arte aqui; às vezes, há também antiguidades e peças mecânicas de origem desconhecida. Essas coisas parecem mostrar aos ‘visitantes’ uma civilização fictícia, tendo alto valor de pesquisa, então também há acadêmicos as coletando.”
Yu Sheng assentiu pensativamente, depois olhou para trás, na direção de onde tinha vindo.
“No que está pensando?”, perguntou Chapeuzinho Vermelho.
“Estou pensando no ‘palco’ de antes, naqueles espectadores invisíveis que aplaudiam, e na bilheteria ainda mais cedo”, Yu Sheng expressou sua dúvida. “Aqueles também são claramente parte do ‘fenômeno anômalo’, então não deveria ser o ‘teatro’ inteiro que pertence ao Domínio Anômalo, com a ‘Noite no Museu’ sendo apenas uma parte do ‘teatro’?”
“Você tocou no ponto principal”, um sorriso surgiu nos lábios de Chapeuzinho Vermelho. “De fato, o teatro em si é o ponto de partida de todos os fenômenos anômalos aqui. Mas o ‘teatro’ não é um Domínio Anômalo completo, ele só pode ser considerado uma entrada. Um Domínio Anômalo precisa ter sua própria estrutura espaço-temporal completa e regras de ciclo fechado. As regras de atividade no ‘Museu’ não se aplicam na fase do teatro, portanto, os dois não podem ser confundidos. Além disso…”
Chapeuzinho Vermelho fez uma pausa e virou a cabeça: “Vou te dar outra informação: o Domínio Anômalo ao qual esta ‘entrada’ do teatro se conecta não é apenas o Museu.”
Yu Sheng ergueu as sobrancelhas: “Não apenas o Museu?”
“Durante o pôr do sol, é a apresentação noturna, e o palco do teatro leva à ‘Noite no Museu’. Durante o dia, outra bilheteria se abre, e o palco da apresentação diurna leva ao ‘Mistério da Mansão’. É um lugar mais perigoso, com um ‘Suspeito Nº 0’ que caça ativamente os ‘participantes’, e ele é muito forte.”
“Comparado com a ‘Fome’?”
“…Com certeza não se compara à ‘Fome’ que foi influenciada pelo Anjo Sombrio, mas as habilidades daquela coisa são muito estranhas. O quão perigoso é… eu também nunca encontrei.”
“Ah.”
Assim, Yu Sheng continuou seguindo Chapeuzinho Vermelho pelo museu, absorvendo avidamente todo tipo de conhecimento sobre Domínios Anômalos. Aileen sentou-se quieta em seu ombro, excepcionalmente silenciosa durante todo o percurso, ouvindo com extrema atenção.
Hu Li, por sua vez, observava cuidadosamente os arredores, suas grandes orelhas peludas se virando agilmente em certas direções de vez em quando, escutando atentamente qualquer movimento no museu.
“Benfeitor, aquela pintura à frente… tem um som.”
Ela de repente baixou a voz e puxou a barra da roupa de Yu Sheng.
Yu Sheng e Chapeuzinho Vermelho pararam imediatamente.
Um som fraco de respiração vinha de uma pintura a óleo à frente.
A pintura retratava um leão com a testa perfurada por uma espada afiada. Na borda da tela, havia uma mão com uma manopla, como se no segundo anterior tivesse acabado de arremessar a espada com força.
O som da respiração vinha da perspectiva do arremessador da espada e, quando Yu Sheng e os outros notaram a pintura, o som tornou-se instantaneamente mais óbvio, mais claro, como se realmente houvesse uma pessoa parada “fora da moldura”, ofegando pesadamente após a batalha contra o leão.
“Vamos contornar por aqui, andando pela parede.” Chapeuzinho Vermelho imediatamente baixou a voz, guiando Yu Sheng e os outros para longe da peça que emitia o som de respiração.
O som foi ficando para trás.
Eles atravessaram o salão. Em um corredor com muitas portas, Yu Sheng abriu uma delas com cautela.
“Quarto vermelho.” Ele recuou e disse a Chapeuzinho Vermelho.
“Então pulamos este, vamos para a próxima porta.”
Yu Sheng assentiu, andou mais alguns metros e abriu outra porta.
Do outro lado da porta havia um salão vazio. As luzes no salão azul-celeste eram brilhantes, e apenas uma placa de identificação estava perto da entrada, descrevendo a “peça”: Meu Amigo e Minha Riqueza Infinita, criador: Fang Wen.
Abaixo da placa, havia um comentário: Esta é uma obra que evoca tristeza, na qual o criador derramou uma vida inteira de reflexão e percepção.
Yu Sheng olhou para a placa por um momento, ficou perplexo por alguns segundos e virou-se para Chapeuzinho Vermelho: “…Este museu tem senso de humor?”
“O senso de humor vem das pessoas que foram ‘devoradas’ pelo museu. Suas ‘obras finais’ às vezes têm um senso inexplicável de absurdo e auto-ironia, mas ninguém sabe em que estado eles estavam quando deixaram essas obras, nem se eles realmente as completaram em um estado de sanidade”, Chapeuzinho Vermelho balançou a cabeça. “No final das contas, o museu em si não pensa. Ele apenas imita de forma desajeitada e distorcida as instalações operadas por humanos e ‘opera’ de acordo com seu próprio conjunto de regras.”
Dizendo isso, ela levantou a cabeça e olhou para o outro lado do salão cuja única ‘exposição’ era o próprio vazio, onde havia uma saída.
“Vamos atravessar por aqui. Muitos dos salões de exposição e corredores no museu são repetitivos e são gerados aleatoriamente a cada entrada. Não há necessidade de memorizar rotas, mas seu alcance é, na verdade, limitado. Contanto que sigamos as regras e continuemos para a próxima área, se não tivermos muito azar, mais cedo ou mais tarde entraremos no salão onde ‘A Pranteadora’ está guardada.”
Yu Sheng assentiu e começou a andar com Hu Li.
No entanto, bem quando ele estava prestes a cruzar o centro do salão, um som de passos rígidos e monótonos vindo do corredor oposto de repente o fez parar. No instante seguinte, ele viu várias figuras cambaleantes.
Eram vários manequins de plástico, vestindo uniformes de segurança, com rostos lisos e feições rígidas e bizarras, andando de forma desajeitada e ridícula, saindo do corredor oposto e entrando no salão.
Os pelos da cauda e das orelhas de Hu Li se eriçaram de uma só vez.
“São os ‘Seguranças’!”, Chapeuzinho Vermelho também exclamou em voz baixa. “Como os seguranças apareceram de repente…”
Mas no segundo seguinte ela se acalmou, aproximando-se cautelosamente de Yu Sheng e falando em voz baixa: “Não recue, não faça nenhum movimento suspeito. Embora os seguranças sejam Entidades agressivas, eles seguem regras de atividade. Nós não violamos a ‘ordem de gerenciamento’ do museu desde que entramos, essas coisas não deveriam nos machucar ativamente…”
Antes que suas palavras terminassem, a visão periférica de Yu Sheng captou um manequim de plástico no corredor levantando a mão de repente — ele fez o movimento de soprar um apito, e no segundo seguinte, um som agudo e estridente de apito ecoou por todo o salão!
Todos os “Seguranças” se moveram instantaneamente, avançando em direção ao grupo no salão com uma velocidade e ferocidade inimagináveis para um ser humano.
“Porr—”
Yu Sheng só conseguiu soltar um grito antes de se desviar para o lado. Assim que aterrissou, ele deu um chute poderoso em um dos manequins de plástico, resultando em um som alto de metal contra pedra.
O manequim de plástico foi quebrado ao meio pelo chute, mas a perna de Yu Sheng doeu com a força do recuo.
“Essa coisa é dura pra caramba! Parece que é feita de pedra!”, Yu Sheng não pôde deixar de gritar. Quase ao mesmo tempo, inúmeros fios pretos finos se espalharam das mãos da pequena boneca em seu ombro, prendendo firmemente no ar outro “Segurança” que saía do corredor.
Hu Li se lançou ferozmente, rasgando o “Segurança” temporariamente imobilizado em vários pedaços com as próprias mãos, depois se virou e, com um golpe de cauda, arrancou a cabeça do manequim de plástico.
Mas no segundo seguinte, o manequim de plástico despedaçado tremeu violentamente no chão. Os pedaços de seus membros, como blocos de montar, se contorceram rapidamente e se remontaram no “Segurança” completo, que se lançou novamente para o ataque.
Mais sons de passos vieram da direção do corredor, e mais e mais figuras cambaleantes apareceram na visão periférica de Yu Sheng.

Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.