Capítulo 155
“Receio que isso esteja além da minha autoridade, Lady Calypse,” respondeu Sir Derek rigidamente. “Sua Graça me encarregou apenas da recaptura de Midna. Não tenho poder para comandar os outros vassalos de qualquer forma.”
Foi uma recusa, embora educada. Mas Maxi sabia que mesmo os senhores menores tinham certo grau de liberdade na gestão de suas propriedades. Às vezes, eles tomavam decisões que contrariavam os desejos de seus superiores, mas desde que não ultrapassassem certos limites, pequenas insubordinações geralmente eram toleradas. Afinal, era preferível a uma traição descarada.
Maxi logo percebeu que discutir esse ponto dificilmente convenceria Sir Derek. O cavaleiro não via uma razão convincente para arriscar desafiar seu senhor.
Decidindo adotar uma abordagem mais suave, ela disse apaziguadoramente, “Estou bem ciente de que isso está além da sua autoridade. Admito que não tenho o direito de fazer tais exigências a você. Mas não estamos ligados por um código moral? Temos o poder de incentivar os outros a fazerem a coisa certa, de persuadi-los a corrigir erros. A nobreza do leste só perderá prestígio se for sabido que abandonaram os soldados que arriscaram suas vidas por suas terras.”
“Desafiar o próprio senhor é igualmente desonroso,” Sir Derek respondeu secamente.
Foi preciso muita força de vontade para Maxi não demonstrar raiva. Embora as muitas desculpas do cavaleiro a irritassem, ela sabia que uma abordagem autoritária seria inútil.
“A maior desonra, Sir Derek, está em desafiar o rei,” ela respondeu, mantendo a voz firme.
“Não recebemos ordens de Sua Majestade. Apenas de Sua Graça. Portanto, é nosso dever seguir o comando de Sua Graça.” Ele fez uma pausa para dar um gole de vinho, depois acrescentou preguiçosamente: “Sugiro que leve suas preocupações diretamente ao duque.”
“N-Não temos tempo para—” Maxi explodiu antes de se controlar.
Ela sabia que suas desculpas eram frágeis. A única razão pela qual ela estava tentando persuadir os homens de seu pai a desafiá-lo era porque convencer o próprio duque era um beco sem saída. Sir Derek provavelmente também via suas intenções.
Mordendo o lábio, Maxi aceitou que simples apelos à consciência não moveriam esses nobres interesseiros. Eles tinham todos os tipos de justificativas para evitar responsabilidades. Para eles, a segurança imediata superava quaisquer preocupações morais.
O que ela precisava era de uma ameaça real.
“Você disse que meu pai está gravemente doente? Você realmente acredita que um velho em seu leito de morte é capaz de decisões racionais?”
O cavaleiro pareceu momentaneamente surpreso, mais pela franqueza da declaração dela, do que pela audácia de uma jovem questionando abertamente seu todo-poderoso senhor.
Houve uma pausa, após a qual ele disse cautelosamente, “Nesse caso, sugiro que Vossa Senhoria envie um pedido formal a Sua Majestade. Até mesmo o duque não pode ignorar um decreto real.”
“S-Sua Majestade está em Balbourne! Levamos semanas… só para chegar aqui!” Maxi exclamou, finalmente perdendo a paciência. “O dragão retornará se atrasarmos ainda mais. Você mesmo… certamente deve ter algum interesse no ducado.”
“Atualmente, supervisiono Karodia,” ele respondeu secamente.
Maxi vasculhou mentalmente o mapa da área. Karodia era um distrito comercial nos confins, noroeste do ducado. Sua confiança diminuiu, percebendo que Sir Derek provavelmente também guardava ressentimentos contra Riftan. Apesar disso, ela manteve a postura.
“Se o dragão ressuscitar, todas as terras, incluindo Karodia, estarão em perigo. É isso que você quer, Sir Derek?”
“Lady Calypse. Eu também desejo apoiar o exército da coalizão. Mas mesmo que eu arrisque a ira do duque para atender ao seu pedido, não há garantia de que os outros nobres enviarão suprimentos. Quantos você acha que estariam dispostos a desafiar o duque e arriscar suas posições?”
Maxi sentiu as bochechas corarem de indignação. Enquanto o exército da coalizão lutava para proteger essas terras, os nobres covardes estavam mais preocupados com seu status. A raiva fervia dentro dela. Ela queria explodir, mas sabia que isso provavelmente encerraria qualquer negociação restante.
Maxi vasculhou freneticamente seus pensamentos. O que esses nobres desejavam era manter o status. Ela se perguntou como poderia prometer isso a eles. Embora não tivesse como saber a gravidade da doença de seu pai, a passividade de Sir Derek sugeria que o duque não estava à beira da morte.
Ela tomou um risco calculado.
“Meu pai não estará por aí para garantir sua posição indefinidamente.”
“E o que, precisamente, você está sugerindo?”
Ignorando a pergunta seca dele, Maxi continuou friamente, “Como você sabe, meu relacionamento com meu pai é complicado, e meu marido guarda seus próprios ressentimentos contra o ducado. No entanto, qualquer animosidade entre Anatol e Croyso naturalmente se dissolverá uma vez que meu pai faleça. Mas se você fugir de suas responsabilidades agora… saiba que lembraremos de suas ações nos próximos anos.”
O cavaleiro ficou em silêncio, e Maxi sentiu uma onda de satisfação. Ela o tinha encurralado.
“No entanto,” ela rapidamente acrescentou, “mostre um pouco de coragem com isso… e eu garanto que não haverá repercussões. Qualquer um removido de sua posição por causa disso… será reintegrado assim que meu pai se for.”
Sir Derek olhou para ela, e ela podia ver que ele estava ponderando suas palavras.
Maxi decidiu dar um empurrãozinho na hesitação dele. “Você pode transmitir minha promessa aos outros nobres por escrito. A escolha é sua.”
Finalmente, Sir Derek suspirou. “Entendido. Enviarei cartas imediatamente.”
Embora seu coração estivesse prestes a explodir de triunfo, Maxi apenas deu um aceno ao cavaleiro como se ele não tivesse feito mais do que seu dever.
Hebaron a seguiu enquanto ela deixava as barracas. “Você foi magnífica, minha senhora,” disse ele, dando um tapinha nas costas dela. “Uma verdadeira força. Tão formidável que quase me molhei de medo.”
“N-Não me provoque!” Maxi sibilou suavemente, acelerando seus passos para longe do acampamento do ducado.
“Não há provocação aqui, minha senhora. Apenas admiração. Até aquele sujeito teimoso ficou intimidado.”
Maxi lançou um olhar furioso para o cavaleiro sorridente enquanto cruzavam uma praça movimentada. Os soldados já estavam se reunindo na área de alimentação para o almoço.
Enquanto Maxi se dirigia para o final da fila, ela perguntou cautelosamente, “Você acha que os vassalos do ducado… enviarão os suprimentos?”
“Seriam tolos se não enviassem,” Hebaron respondeu com um encolher de ombros, “mas sugiro que mantenha suas expectativas baixas. Vossa Senhoria ficaria surpresa com quantos tolos existem.”
Sentindo-se desanimada, Maxi olhou para os cozinheiros do exército distribuindo comida. Eles ficariam com mingau de feijão aguado e pão amanhecido se os suprimentos adicionais não chegassem logo. Riftan então, sem dúvida, financiaria o déficit ele mesmo.
As mãos de Maxi se fecharam em punhos.
Não. Eu não vou deixar meu pai explorá-lo ainda mais.
De repente, ela teve a sensação estranha de estar sendo observada. Olhando ao redor, ela avistou Richard Breston observando-a de seu assento.
Maxi franziu a testa. Por que ele estava aqui? A reunião tinha terminado tão rápido?
Breston girava uma faca distraidamente antes de se levantar e desaparecer atrás de uma tenda. Quanto tempo ele esteve sentado lá? Daquela posição, ele poderia facilmente tê-la visto saindo das barracas do ducado. Com um aperto de inquietação, ela se lembrou de como ele havia citado a escassez de suprimentos como uma razão para se retirar da coalizão.
No dia seguinte, quase quinhentos moradores evacuados de Midna voltaram para a cidade murada. Eles foram seguidos por carroças carregando forragem, barris de licor, pão e queijo — todos suprimentos das regiões do sul. Embora inadequados para sustentar o vasto exército e seus cavalos por um período prolongado, eles não podiam mais esperar. O exército da coalizão decidiu avançar com planos para garantir provisões adicionais na próxima região.
Enquanto Maxi cavalgava pelos campos nevados, era consumida por uma mistura de vergonha e raiva. Ela nutria poucas ilusões sobre seu pai, mas a recusa absoluta dele em ajudá-los havia acendido sua raiva novamente. Se ele morresse naquele momento, ela não derramaria uma lágrima. Fervendo de raiva, ela puxou as rédeas.
“Vamos descansar aqui por um tempo,” ouviu Riftan gritar da frente do exército.
Maxi havia sido movida da retaguarda da formação dos Dragões Brancos para o centro, o que lhe dava uma visão desobstruída do imponente comandante supremo no alto de seu cavalo de guerra.
Riftan desmontou rapidamente e caminhou até ela. “Deixe-me ajudá-la a descer.”
“Está tudo bem. Eu posso—”
Antes que ela pudesse terminar a frase, ele a segurou pela cintura e a levantou sem esforço de sua égua.
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.