Capítulo 536 – Santo da Estratégia Zhang Liang
『 Tradutor: Crimson 』
Prefeitura Guilin, Cidade Bushan.
Bushan estava localizada na região central de Guilin, sendo a maior cidade dentro da prefeitura. Do lado de fora da cidade corria o famoso rio Lijiang, descendo em seu curso. As paisagens e cenários de Guilin eram de uma beleza completa.
O centro de comando do exército aliado foi estabelecido em Bushan. Com o fim da operação de varredura de Guilin, os diversos Lordes deslocaram suas tropas para a cidade.
Durante a Batalha de Zhaoqing, membros da Aliança do Sul haviam acompanhado suas tropas.
No fim, todos tiveram de cometer suicídio para retornar a seus territórios. Desde aquele incidente, os Lordes passaram a ter muito cuidado em seguir suas tropas para a guerra.
Entre os Lordes da Cidade-Estado de Xiangnan, apenas Caiyun Zinan e outro chamado Gu Henxiao seguiram as tropas.
Gu Henxiao era o Lorde de Li Mu.
Quanto à Província Chuanbei, como ainda não haviam formado uma cidade-estado, os dez Lordes tiveram de acompanhar suas tropas. A figura representativa deles era um homem conhecido como Grande Oficial do Portão Oeste.
O motivo de se chamar assim era por ser um famoso playboy na vida real. Ao entrar no jogo, confiou no apoio de sua família para crescer em poder.
Na Província Chuanbei, o Grande Oficial do Portão Oeste podia ser considerado a figura número um.
Os Lordes reuniram-se em Bushan para comandar as tropas, mas principalmente para discutir como dividir os despojos da guerra. A imensa Prefeitura Guilin era um pedaço de carne gorda, de qualquer ângulo que se olhasse.
Depois de tomá-la, precisariam de longas discussões para decidir como repartir esse bolo.
Além disso, como arranjar as tropas para defender a prefeitura era outro tópico. Afinal, já que a haviam conquistado, todos queriam mantê-la.
E para administrar Guilin, naturalmente seria necessário usar um grande número de soldados.
Embora o exército aliado tivesse pego a Cidade Shanhai de surpresa, o receio e o medo deles em relação a Shanhai não diminuíram nem um pouco. Pelo contrário, ficaram ainda mais cautelosos diante desse tigre.
De acordo com suas fontes, a Província Chuanbei já havia começado a construir uma cidade-estado para se contrapor efetivamente à Cidade Shanhai.
Assim, o exército aliado queria tomar imediatamente as duas passagens.
Enquanto conseguissem defender essas duas passagens, não perderiam a Prefeitura Guilin.
Pelo contrário, se perdessem as passagens, defender a prefeitura se tornaria uma tarefa quase impossível.
No dia 24, pela manhã, os relatórios das duas passagens chegaram ao centro de comando.
A Passagem de Xuanwu fora tomada sem problemas. No entanto, a Cidade Shanhai conseguiu defender a Passagem Guiping.
Quando os diversos Lordes receberam a notícia, sentiram como se a respiração tivesse travado na garganta. Não conseguia nem subir, nem descer, deixando-os extremamente desconfortáveis.
A derrota em Guiping os aterrorizava. Estavam preocupados de que, ao acordar, o enorme Exército da Cidade Shanhai pudesse descer sobre eles em um confronto total.
A única pessoa que permaneceu calma e composta foi o Lorde da Cidade Caiyun — Caiyun Zinan.
Mansão do Lorde, Pátio da Cruz Oeste.
Esse pátio era o local onde Caiyun Zinan se hospedava. Tanto dentro quanto fora, estava pesadamente guardado.
Caiyun Zinan estava sentado no meio do salão principal.
Abaixo dele estava um escriba de meia-idade, de rosto claro e sem barba, com traços extremamente distintos. Esse escriba era o conselheiro que Li Mu havia mencionado, e também outra pessoa extraordinária.
Ele não era outro senão o homem a quem deram o título de Santo da Estratégia, Zhang Liang.
Zhang Liang, também conhecido como Zi Fang, foi um excepcional estrategista militar que surgiu no fim da dinastia Qin. Junto de Han Xin e Xiao He, era chamado de um dos “três grandes de Han”.
Ele nascera em uma família aristocrática; seu avô, pai e antepassados haviam sido todos ministros do rei de Han.
Com a destruição do País Han pelo País Qin, Zhang Liang decidiu se opor ao Qin.
Ele convenceu Liu Bang a agir com humildade durante o Banquete de Hongmen e a não se exibir. Também colaborou com o pai de Xiang Yu, Xiang Bo, garantindo a fuga de Liu Bang.
Depois, elaborou um plano que ajudou Liu Bang a conquistar o mundo durante a Guerra Chu-Han. Ajudou Liu Yi a se tornar príncipe e recebeu o título de Lorde.
Zhang Liang tinha um pensamento antigo e não se importava com poder. Em seus últimos anos, seguiu Chi Songzi em viagens.
Liu Bang certa vez o avaliou com as seguintes palavras: “Os planos de Zhang Liang sob a tenda decidem batalhas a milhares de quilômetros de distância.”
As gerações seguintes respeitaram suas estratégias e planos, chamando-o de Santo da Estratégia.
Como resultado desse título, sua avaliação era mais alta que a de Baiqi, Han Xin e Xiao He. Ele era, de fato, uma figura histórica de Rank Santo.
Conseguir o apoio de Zhang Liang já mostrava, por si só, que Caiyun Zinan era especial.
Deve-se saber que, embora muitas figuras de Rank Santo como Jiang Shang, Sun Wu e Meng Zi vivessem na Cidade Shanhai, não trabalhavam verdadeiramente para ela — ao contrário de Zhang Liang e Caiyun Zinan.
Caiyun Zinan provavelmente foi o primeiro Lorde a ter uma figura de rank santo trabalhando para ele.
Era preciso admitir, essa pessoa tinha grande habilidade e mantivera o assunto em absoluto segredo. Não era de se estranhar que tivesse brilhado durante a Batalha de Julu e se tornado o cavalo negro mais reluzente.
Na verdade, durante a Batalha de Julu, Caiyun Zinan havia ativado a missão de recrutamento de Zhang Liang. Após o fim da batalha, Caiyun Zinan passou por uma prova dura e árdua nas regiões selvagens antes de finalmente conquistar sua confiança e lealdade.
Essa jornada árdua não era algo que Lordes como Ouyang Shuo, que recrutavam talentos históricos com tanta facilidade, pudessem compreender. Afinal, fosse no mapa de batalha ou nas regiões selvagens, Ouyang Shuo recrutara pessoas sem grandes dificuldades.
A única exceção fora provavelmente Jiang Shang.
Aquele velho só concordara em se tornar diretor da Universidade Xinan depois de muito esforço de Ouyang Shuo.
Além disso, havia Fan Li.
Quem saberia se os Guardas Cobra Negra já haviam conseguido encontrá-lo.
……
“Zi Fang, desta vez, a Passagem Guiping não foi tomada. Que planos você tem para salvar a situação?” Como fora difícil recrutar Zhang Liang, Caiyun Zinan tinha absoluta fé e confiança nele.
Quando Zhang Liang ouviu, sorriu: “Não precisa se preocupar, Lorde. Embora tenha sido surpreendente não termos tomado a passagem, afinal, nosso oponente não é uma pessoa simples.”
“Se é assim, Zi Fang, você tem um plano?” perguntou Caiyun Zinan.
“Sim. Não tomamos a Passagem Guiping, mas isso não é grande problema. Basta construirmos uma passagem de grande porte na entrada da Prefeitura Guilin. Assim, poderemos igualmente defender contra o inimigo.”
“Plano brilhante!” Caiyun Zinan ficou encantado.
“O Lorde deve levar a sério a defesa da Passagem Xuanwu.” Zhang Liang mudou o foco. “A Passagem de Xuanwu não é considerada uma área de difícil acesso, por isso conseguimos tomá-la facilmente. Isso também significa que poderiam retomá-la facilmente. Logo, o mais importante é fortificá-la com mais tropas.”
“Faz sentido, providenciarei isso.” Caiyun Zinan assentiu. “As tropas encarregadas da varredura de Guilin já concluíram sua missão, então podem se deslocar para a Passagem Xuanwu.”
“Adicionar tropas apenas resolve o problema na superfície. Para resolver a questão central, precisamos construir uma fortaleza,” acrescentou Zhang Liang.
“Construir duas fortalezas de uma vez consumirá muitos recursos.”
Ao ouvir isso, Caiyun Zinan percebeu a dificuldade em que se encontrava, e sua expressão refletiu isso.
Zhang Liang era inteligente e pôde deduzir a situação a partir daquela leve mudança de expressão: “Quais são os pensamentos dos outros Lordes quanto aos planos pós-guerra da Prefeitura Guilin?”
De acordo com o plano que Zhang Liang elaborara antes da guerra, a cooperação para tomar a Prefeitura Guilin não tinha como objetivo ocupar a terra. Mas sim criar uma zona de amortecimento entre eles e a Cidade Shanhai.
Afinal, para os Lordes das duas províncias, exceto pela Cidade Caiyun, os demais ainda estavam no nível de condado. Não precisavam se preocupar com falta de terras.
Somente a terra dentro da prefeitura já era suficiente para lhes causar dor de cabeça.
Portanto, se fosse apenas para ocupar território, não haveria necessidade de fazer tanto esforço.
Na raiz, atacar Guilin era um plano estratégico. Afinal, se a Cidade Shanhai a conquistasse, o território ficaria conectado às duas províncias.
E quem poderia dormir tranquilo com um inimigo ao lado?
Assim, iniciaram a guerra.
Conquistar Guilin significava que a situação havia mudado.
Se a Cidade Shanhai quisesse avançar ao norte e atacar as duas províncias, teria de passar pela Prefeitura Guilin. Com isso, as duas províncias teriam tempo de reagir e se adaptar.
Além disso, lutar em Guilin permitia atingir o objetivo de defender seu próprio território, impedindo que as chamas da guerra se espalhassem para suas próprias províncias. Esse ato matava dois coelhos com uma cajadada só.
Assim, antes da batalha, o exército aliado tinha um plano interno claro para Guilin: transformá-la em uma região militar sob controle conjunto. Toda a renda da prefeitura seria destinada às tropas do exército aliado estacionadas ali.
Dessa forma, poderiam manter um enorme exército aliado sem que isso se tornasse um fardo para as finanças de seus territórios. Seria como gastar o dinheiro dos outros para desenvolver o próprio exército.
Seja o plano antes da guerra ou os arranjos pós-guerra, todo o projeto era interligado e tinha grande potencial de desenvolvimento.
E o responsável por esse plano era o Santo da Estratégia, Zhang Liang.
Foi esse plano que atraiu os Lordes da Cidade-Estado de Wannan e os Lordes da Província Chuanbei, tendo o Grande Oficial do Portão Oeste como seu representante.
Entretanto, Zhang Liang não esperava que, uma vez alcançado o sucesso, diante da enorme tentação das recompensas, alguns Lordes não conseguiriam se conter. Ou seja, nesse ponto, alguns Lordes já haviam começado a agir de maneira egoísta.
Na verdade, antes de Caiyun Zinan encontrar Zhang Liang, ele já se reunira com os outros Lordes. As intenções deles eram dividir diretamente as recompensas antes de prosseguir com novas discussões.
Assim, ao ouvir a sugestão de Zhang Liang de construir duas fortalezas de uma vez, Caiyun Zinan se viu em uma posição difícil.
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.