Capítulo 433 – Qin Shihuang Perseguindo o Confucionismo
Capítulo 433 – Qin Shihuang Perseguindo o Confucionismo
『 Tradutor: Otakinho 』
Assim como a Cidade Shanhai estava se preparando para o debate filosófico, a Cidade Xianyang lançou a Ordem Quru.
Qin Shihuang anunciou que Xianyang funcionaria exclusivamente com base no legalismo. Além disso, qualquer seguidor confucionista teria que sair dentro de três dias ou seria preso.
No momento em que a notícia se espalhou, todos clamaram.
A Ordem Quru praticamente empurrou a batalha entre o legalismo e o confucionismo para o primeiro plano.
Todos os seguidores do confucionismo ficaram furiosos.
Esta Ordem Quru levou a pensar no famoso evento histórico em que Qin Shihuang ordenou a queima de todos os livros e morte a todos os estudiosos confucionistas. Em primeiro lugar, é preciso mencionar que ambos os eventos aconteceram em momentos diferentes.
Era preciso começar com a história em que Qin Shihuang uniu os seis condados.
Depois disso, suas mudanças em questões administrativas e econômicas não ocorreram sem problemas. Quando ele estava prestes a unir os países, tiveram um grande debate sobre se ele concederia ou não aos vários lordes o título de Reis.
O primeiro-ministro Wang Wan sugeriu que ele enviasse os lordes às terras Yan, Qi e Chu para se tornarem reis, pois tal ação era útil para solidificar seu governo.
No entanto, Li Si discordou firmemente. Ele sentiu que a única razão pela qual os Estados Combatentes aconteceram foi porque desistiram do poder. Somente removendo esse ato poderiam evitar o caos.
Qin Shihuang concordou com Li Si. Ele percebeu que estabelecer países era fazer inimigos.
Por isso, decidiram seguir o sistema de governo de província.
Oito anos depois, em uma festa que Qin Shihuang realizou no palácio, outro debate entre o velho e o novo aconteceu.
Este evento provocou a queima de livros.
Durante a festa, Zhou Qing, encarregado dos livros, começou a bajular Qin Shihuang. O professor Chun Yu Yue usou as palavras de Zhou Qing contra ele e levantou a moção para restaurar a velha regra de dividir o poder.
Qin Shihuang não reagiu. Ele deu a sugestão aos vários funcionários para discutir.
Li Si deixou claro que não concordava com essa visão e retrucou: “As batalhas de antes eram devidas ao antigo governo. O confucionismo está atrasado. Se não o pararmos, nosso governo será destruído.”
Qin Shihuang concordou com Li Si e ordenou a queima de todos os livros históricos, exceto as gravações de Qin. Ele até ordenou a queima de livros médicos e poemas de estudiosos.
Quem ousasse falar de poemas e livros era condenado à morte. Aprender sozinho era proibido e quem quisesse aprender o legalismo tinha que encontrar um oficial para ser seu professor.
No segundo ano da queima do livro, aconteceu o enterro dos estudiosos do confucionismo.
A queima dos livros não causou diretamente esse evento. Em vez disso, aconteceu porque estudiosos e crentes confucionistas insultaram Qin Shihuang. Depois que Qin Shihuang obteve todos os poderes e riquezas, temeu muito a morte. No dia em que unificou a terra, se esforçou para procurar uma pílula da imortalidade.
Todos tentaram procurar esta pílula para Qin Shihuang. Com base nas Leis de Qin, qualquer um que contasse uma mentira ou que desse pílulas falsas seria condenado à morte.
Hou Sheng e Lu Sheng sabiam que não conseguiriam encontrar a pílula. Eles não apenas escaparam, mas também caluniaram Qin Shihuang por ser arrogante e sedento por poder.
Eles também disseram que a imortalidade não era algo que Qin Shihuang pudesse alcançar, e não era algo que uma pequena pílula pudesse conceder. Eles se aproximaram do imperador não para criar a pílula, mas para espalhar o confucionismo pelo mundo.
Quando Qin Shihuang ouviu essas palavras, seu constrangimento se transformou em raiva; ele sentiu que estavam apenas brincando com ele.
Ele queimou os textos antes de enterrar os estudiosos confucionistas vivos.
Qin Shihuang ordenou que os guardas investigassem com base no crime de espalhar falsos rumores sobre o imperador. Ele pessoalmente julgou 460 pessoas culpadas e as enterrou vivas em Xianyang.
O enterro do confucionismo não foi realmente o enterro da ideologia. Em vez disso, foi apenas o enterro dos estudiosos confucionistas.
O ato de queimar livros e enterrar o confucionismo foi um ato de unificar todos os pensamentos.
Depois que Qin Shihuang uniu os seis países, eliminou administrativamente o sistema de enfeudamento. Culturalmente, uniu a linguagem e fez do selo inferior a linguagem oficial. Na economia, padronizou a moeda e seu peso.
Todas essas mudanças eram um requisito básico para unificar um país, e também era fato que a violência poderia manter todos sob controle.
No entanto, algumas coisas eram difíceis para um país cumprir totalmente, especialmente no início da Dinastia Qin. Naquela época, os filósofos ainda discutiam, e era um caos filosófico. Se um país queria unidade, precisava formar um valor comum.
Assim, não bastava ter um jeito comum em termos de métodos administrativos, econômicos e culturais. A questão crucial era um valor comum e uma maneira de pensar, só a união faria isso funcionar.
As duas maiores escolas de pensamento da época eram o confucionismo e o legalismo.
Moísmo colocava mais importância no avanço agrícola. Taoísmo mais em explorar o coração e os valores. Os lógicos se concentraram no pensamento lógico.
O confucionismo era antigo, enquanto a unificação da China por Qin Shihuang era algo novo. Todas as mudanças que decidiu adaptar eram diferentes e não se alinhavam com as teorias do confucionismo. As famílias nobres dos seis países tentaram usar a teoria confucionista de negar a si mesmo e retornar à propriedade para tentar restaurar o sistema de enfeudamento e recuperar o poder perdido.
Portanto, para a recém-unificada Dinastia Qin, unificar o modo de pensar foi um passo importante. Assim, depois de procurar alguns estudiosos confucionistas, sua revolução cultural começou. Suas ações eram muito intensas, mas os efeitos eram óbvios.
Embora a Dinastia Qin tenha durado apenas dezenas de anos, todos os governantes depois deles colocaram a unificação das escolas de pensamentos como sua ação principal.
Quando Han Wudi escolheu o confucionismo, a unificação de ideias finalmente se concretizou. Todos os governantes depois dele basicamente usaram os ensinamentos confucionistas como núcleo.
O enterro do confucionismo durante a dinastia Qin e o respeito do confucionismo durante a dinastia Han foram semelhantes; todos queriam unificar os pensamentos das pessoas.
Na verdade, desde a Dinastia Han, todos os governantes basicamente usaram o confucionismo na luz e o legalismo na escuridão. Alternativamente, usaram o legalismo, mas o chamaram de confucionismo. Superficialmente, disseram que usaram o confucionismo, mas na verdade usaram os valores do legalismo.
Os imperadores usaram métodos legalistas para governar, mas métodos de ensino confucionistas para educar o povo.
O legalismo dava importância à lei, força e método, então os antigos usavam isso como a ferramenta do imperador para governar o povo. O confucionismo focava no respeito e na misericórdia; seus maiores benefícios foram formar um senso de consciência moral. Promoveu que não usar violência era bom, protegendo a paz e a prosperidade.
Qin Shihuang tendo um nome tão sujo por causa da queima de livros e do enterro do confucionismo foi, na verdade, o resultado de exagero. Na verdade, esses números eram realmente muito pequenos.
Na longa história anual, inúmeras mortes ocorreram inúmeras vezes.
No entanto, este assunto insultou os crentes confucionistas. Desde os Estados Combatentes, o povo confucionista era um povo muito arrogante, e achavam que, se você quisesse governar, teria que usar o confucionismo. Assim, quando Han Wudi se livrou de todos os filósofos, deu aos confucionistas um poder importante.
Depois que ganharam fama, colocaram a culpa em Qin Shihuang. Por isso, ele foi considerado um tirano e ficou em notoriedade.
Qin Shihuang na verdade não gostava de matar; suas mortes foram todas apoiadas pela razão. Roubar dinheiro do país era um ato de traição, e era preciso pagar com a cabeça.
Embora tenham perdido muitos livros valiosos, um aspecto fez as pessoas suspirarem: as mortes eram um curso de ação lógico.
Portanto, depois que Qin Shihuang se mudou para Xianyang e soube dos cinco mil anos de história da China, ele soube como os confucionistas o insultaram após sua morte. Como ele poderia não estar furioso?
Assim, a Ordem Quru nasceu.
Não matando todas essas pessoas, pode-se dizer que Qin Shihuang já era misericordioso.
Os estudiosos confucionistas em Xianyang também sabiam disso. Seus predecessores agiram imoralmente; isso era o carma.
De repente, muitos oficiais e funcionários públicos em cada organização da corte imperial apresentaram suas demissões.
No entanto, a onda de renúncias não afetou o funcionamento de Xianyang. Só porque Qin Shihuang não estava sozinho. Ele tinha um monte de ministros importantes como Li Si junto com ele.
É preciso dizer que esse foi um passo divino. Qin Shihuang não apenas afugentou o confucionismo que ele odiava. Ele também ganhou o controle de Xianyang sem problemas, matando dois coelhos com uma cajadada só.
Depois que os estudiosos confucionistas desistiram, todos se concentraram em para onde iriam.
Ir para outras cidades imperiais?
Difícil.
Os talentos já transbordavam nas outras cidades, então como poderiam aceitar recém-chegados?
Os crentes confucionistas ficaram apenas com duas opções.
Em primeiro lugar, esconder-se totalmente.
Em segundo lugar, juntar-se a um território de jogador.
Nenhum dos lordes da região da China era estúpido.
No momento em que o pedido foi feito, os lordes eram como tubarões que cheiravam sangue; eles se reuniram em Xianyang.
Esta foi uma oportunidade única para os jogadores.
Embora os estudiosos confucionistas de Xianyang não fossem pessoas históricas, tinham aproximadamente o mesmo nível de uso de um território, especialmente os funcionários da corte imperial.
A experiência deles era vasta e eram altamente qualificados; eles eram talentos difíceis de se obter.
Para ser mais claro, oficiais como Zhou Haichen e Xu Zhen na Cidade Shanhai eram comuns em Xianyang. Com uma pegada, você pode obter um punhado deles.
Quanto aos melhores do que eles, também não eram poucos em número.
Tais talentos, como os lordes não seriam tentados? Até Ouyang Shuo realmente ansiava por eles.
Infelizmente, em termos de luta pelo povo confucionista de Xianyang, Ouyang Shuo estava destinado a enfrentar problemas. Teoricamente, Shanhai tinha ótimas condições e venceria com facilidade. No entanto, na verdade, não era esse o caso.
Em primeiro lugar, o inimigo principal do confucionismo, o legalismo, estava em Shanhai. Sua figura representativa, Wei Yang, assumiu um papel na Mansão do Governador-Geral de Nanjiang.
Pensando nisso, apenas esse ponto por si só manteria uma grande parte deles fora e os deixaria cautelosos.
Em segundo lugar, Baiqi, Wei Ran e Zhang Han eram todos do país Qin.
Embora esses poucos basicamente não tivessem nenhum contato com Qin Shihuang, aos olhos dos estudiosos confucionistas, a cidade Shanhai era igual a Xianyang.
Por causa disso, Ouyang Shuo levou um soco no estômago sem merecer.
Embora a força de Shanhai fosse aceitável, essas eram apenas as palavras de Ouyang Shuo. Eles não viram pessoalmente sem nenhuma prova e não acreditariam facilmente.
Essa luta para arrebatar talentos era algo que Shanhai estava destinada a perder.
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