Índice de Capítulo

    Hora da Recomendação, leiam Fagulha das Estrelas. O autor, P.R.R Assunção, tem me ajudado com algumas coisas, então deem uma força a ele ^^ (comentem também lá, comentários ajudam muito)

    Talvez passe a usar mais esse espaço para recomendar outras obras (novels ou outras coisas que eu achar interessante ^^)

    O Sol se reacendeu.

    Depois de doze horas apagado, a esfera escura que pairava imóvel no céu mais uma vez se tornou o “Sol” que trazia calor e luz a este mundo, retomando seu movimento.

    Em Pland, em Geada, em Porto Brisa, todos que testemunharam a extinção do Sol viram a cena da restauração do Fenômeno 001.

    No entanto, o pânico causado pela extinção do Sol não se dissipou tão facilmente. Os habitantes das cidades-estado ainda estavam inquietos. Eruditos e clérigos olhavam para o Sol reacendido com a mesma confusão e tensão de quando o viram se apagar. Os administradores das cidades ainda tentavam confirmar a situação em outras cidades. Todos queriam saber desesperadamente: o que aconteceu?

    Pedaços de papel colorido voaram como uma rajada de vento pelo convés, através da janela, e caíram na cabine do capitão. A figura de Lucretia se materializou dos papéis. Ela caminhou até sua bola de cristal, ativou-a e esperou ansiosamente pela resposta do outro lado.

    Assim que a figura de Tyrian apareceu, ela falou rapidamente: “Eu vi que o Sol já se reacendeu do meu lado. Como está a situação aí?”

    “Do meu lado também, claro. Pelo menos por enquanto, parece que estamos vendo o mesmo Sol”, os olhos de Tyrian mostravam um traço de cansaço, mas seu espírito parecia bom. “Pode levar um tempo para a atmosfera da cidade-estado relaxar. Agora todos estão preocupados se o céu acima de suas cabeças vai mergulhar na escuridão novamente…”

    “… O Sol é um símbolo de segurança, protegendo nosso dia por dez mil anos. Então, em outras palavras, uma vez que ele se apaga, a ‘sensação de segurança’ mais básica e estável na mente de todos sofre um grande golpe”, Lucretia suspirou, expressando seus pensamentos. “Ninguém não se preocupa com isso, nem mesmo eu.”

    “Você coletou alguma informação útil do seu lado durante a extinção do Sol?”, perguntou Tyrian. “Você tem todos os tipos de equipamentos aí…”

    Lucretia assentiu imediatamente: “Sim. Depois que o Sol se apagou, um conjunto de dispositivos de observação que instalei no Brilho Estelar recebeu sinais estranhos vindos daquele corpo geométrico de luz. Depois, quando eu organizar os dados, lhe darei uma cópia. Veja se os estudiosos de Geada têm alguma pista. Mais tarde, terei que ir a Porto Brisa novamente para ver se os dispositivos de monitoramento instalados pela Academia da Verdade em vários pontos da cidade descobriram alguma coisa…”

    “Tudo bem, aguardo suas notícias.”

    Lucretia fez um som de concordância, depois hesitou por alguns segundos antes de falar com hesitação: “Como está a situação do pai? Quando o Sol se apagou, ele ainda estava no mar…”

    “Eu mantive contato com ele o tempo todo. O Banido está bem, talvez… até melhor do que a situação na cidade”, Tyrian suspirou. “Vou contatá-lo novamente mais tarde. Não se preocupe, se eu perceber algo errado… eu lhe direi imediatamente.”

    Lucretia assentiu levemente. Depois de se despedir de seu irmão, ela apagou a bola de cristal à sua frente.


    No Banido, na cabine do capitão, a figura de Lawrence, o capitão do Carvalho Branco, apareceu no espelho oval à frente de Duncan. Ele estava relatando a situação mais recente:

    “As águas ao redor do Carvalho Branco voltaram ao normal. O fenômeno bizarro de antes também não apareceu mais. Parece que, com o reacendimento do Sol, tudo está voltando aos eixos…”

    “E a navegação?”

    “A sala de observação de estrelas já pode ver o céu estrelado novamente”, Lawrence assentiu imediatamente. “Mas ainda levará um tempo para a lente do Plano Espiritual recalibrar. No momento, a estimativa geral é que o Carvalho Branco não se desviou muito de sua rota.”

    “Bom, me informe imediatamente sobre qualquer situação futura.”

    As chamas espirituais ilusórias na borda do espelho se expandiram e se contraíram, e a figura de Lawrence no espelho se dissipou gradualmente. Duncan, no entanto, ainda estava em frente ao espelho, que havia voltado ao normal, franzindo a testa e mergulhado em pensamentos.

    O Sol se recuperou, e a situação era mais ou menos como ele esperava. Embora o Fenômeno 001 estivesse de fato com problemas, este enorme e antigo “dispositivo” não entraria em colapso total em pouco tempo. Ele provavelmente persistiria por muito tempo com falhas e reparos constantes. A extinção de hoje foi apenas temporária, mas, correspondentemente, seu reacendimento também foi temporário.

    Mais do que a breve extinção do Sol, o que mais preocupava Duncan no momento eram outras coisas: os fenômenos bizarros que ocorreram depois que o Sol se apagou.

    O primeiro fenômeno bizarro foi a interrupção das comunicações com todas as cidades-estado, exceto Pland, Porto Brisa e Geada.

    Se todas as comunicações no Mar Infinito tivessem sido interrompidas, não seria tão preocupante. Mas, coincidentemente, três cidades-estado não tiveram problemas. Se Pland e Geada tinham alguma particularidade por terem se tornado “fenômenos”, o que dizer de Porto Brisa?

    O segundo fenômeno bizarro era ainda mais incompreensível do que a interrupção das comunicações: o que era aquela “fronteira” que o Carvalho Branco observou?

    Um pano em chamas foi jogado do navio ao mar. Teoricamente, ele deveria flutuar continuamente na direção oposta à do navio devido ao movimento deste. No entanto, com o Sol apagado, os panos pararam perto de uma fronteira depois de flutuarem por algumas centenas de metros…

    E, de acordo com o relatório de Lawrence, depois que o Sol se reacendeu, esse fenômeno bizarro desapareceu. O marinheiro múmia fez mais alguns testes para confirmar isso.

    Duncan franziu a testa com força.

    O fenômeno observado pelo Carvalho Branco era, na verdade, de pequena escala. Em comparação com a perda de contato de todas as cidades-estado no Mar Infinito, aquela fronteira estava limitada a uma área ao redor de um único navio. Mas o que estava oculto por trás do fenômeno… parecia ir muito além da imaginação.

    Duncan sentia vagamente que havia tocado em um segredo extremamente crucial deste Mar Infinito. O lado real de todo este mundo parecia estar oculto naquelas doze horas após a extinção do Sol.

    Naquele momento, um chamado vindo de longe interrompeu seus pensamentos.

    Duncan voltou a si imediatamente, seu olhar varrendo o espelho à sua frente.

    No segundo seguinte, chamas espirituais ilusórias e transparentes mais uma vez envolveram o espelho. As profundezas do espelho rapidamente escureceram, e a figura de Tyrian apareceu.

    “Pai, do seu lado…”

    “Tudo bem por aqui. O Sol se recuperou, certo?”, Duncan falou antes que o outro pudesse terminar. “Como está a situação em Geada?”

    “Tudo bem por aqui em Geada”, respondeu Tyrian imediatamente. “Com o senhor vigiando o cemitério, a pressão sobre a igreja e a Prefeitura diminuiu muito. A ordem em vários pontos da cidade já foi controlada, mas o pânico dos cidadãos provavelmente precisará ser acalmado lentamente. Vou convocar uma reunião mais tarde para discutir como explicar a extinção do Sol para as pessoas comuns…”

    Duncan notou que, enquanto Tyrian falava, ele parecia estar espiando secretamente para o seu lado, como se… estivesse observando cuidadosamente a mudança em sua expressão.

    Ele entendeu imediatamente o porquê.

    “Não se preocupe, eu ainda sou eu. Não fui substituído por algo do Subespaço por causa da breve extinção do Sol”, Duncan riu, dizendo a verdade com uma expressão calma. “Se não acredita, vá ao cemitério e confirme pessoalmente com meu ‘Avatar’.”

    “Ah, não, eu não quis dizer isso!”, Tyrian explicou apressadamente. “É que… Lucretia estava um pouco preocupada com o senhor…”

    “Eu sei”, Duncan o interrompeu, acenando com a mão com indiferença. “Mas vocês podem ficar tranquilos, minha saúde mental está excelente. Em vez de se preocuparem comigo, falem sobre a situação na cidade. A comunicação com as outras cidades-estado foi restaurada?”

    “Agora podemos receber o sinal de Porto Frio. A comunicação psíquica com outras cidades-estado distantes também foi restaurada”, Tyrian assentiu. “Eu já organizei pessoas para perguntar sobre a situação de cada cidade-estado. Em breve…”

    Ele parou no meio da frase, e seu olhar se voltou para outro lugar.

    Parecia que alguém havia entrado no escritório abobadado e estava lhe relatando algo.

    Duncan não falou e imediatamente retirou seu olhar, ao mesmo tempo em que ocultava a conexão entre os espelhos. Isso era para evitar assustar as pessoas comuns do outro lado.

    Alguns minutos depois, as chamas na borda do espelho se reacenderam. Duncan ouviu o chamado de Tyrian e voltou seu olhar para o espelho.

    A figura de Tyrian reapareceu no espelho, e desta vez seu rosto mostrava uma expressão de espanto que ainda não havia desaparecido.

    Duncan percebeu a mudança na expressão do outro e franziu a testa: “O que aconteceu?”

    “Nós… acabamos de estabelecer contato com Porto Frio e perguntamos sobre a situação de sua cidade-estado durante a extinção do Sol”, o tom de Tyrian era hesitante, como se cada palavra estivesse sendo cuidadosamente pensada. “O resultado foi que eles ficaram muito surpresos. Eles não sabiam nada sobre a extinção do Sol!”

    A expressão de Duncan se concentrou instantaneamente.

    Depois de mais de dez segundos, ele pareceu pensar em algo de repente e quebrou o silêncio com uma seriedade incomum: “Seja claro. Porto Frio não observou o fenômeno da extinção do Sol o tempo todo, ou eles simplesmente não passaram pelas doze horas anteriores?”

    Tyrian ficou surpreso ao ouvir isso e entendeu rapidamente o significado das palavras de Duncan.

    “O senhor quer dizer…”

    “Vá confirmar novamente. Veja se Porto Frio tem algum registro de interrupção de comunicação com Geada. Se, aos olhos deles, o mundo inteiro sempre esteve normal e a comunicação com Geada nunca foi interrompida… então este assunto é muito mais complexo do que imaginávamos.”

    “Sim, vou confirmar imediatamente”, disse Tyrian rapidamente. “E as outras cidades-estado, também vou confirmar uma por uma!”

    Duncan assentiu e acenou para dissipar as chamas flutuantes ao redor do espelho. Mas, quando estava prestes a pensar sobre o assunto, um grito de surpresa do Cabeça de Bode veio de não muito longe: “Capitão! A situação não está certa! Venha ver a carta náutica!”

    ‘A carta náutica?’

    Duncan ficou intrigado, virou-se rapidamente e foi até a mesa de navegação, seu olhar varrendo a bizarra carta náutica cercada por névoa.

    No segundo seguinte, ele viu a projeção do Banido na carta náutica e… a marca da cidade-estado que aparecia lentamente ao lado da projeção.

    “Nós… estamos perto de Porto Brisa?”

    Caso queira me apoiar de alguma forma, considere fazer uma doação

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 100% (4 votos)

    Nota