Capítulo 805: Sobre as Brasas
As estrelas rugiam, emitindo um bramido que parecia poder abalar a fundação de todas as coisas. A verdade brilhava na luz das estrelas, preenchendo a visão, iluminando a alma. Ray Nora sentia sua mente se dissolvendo gradualmente diante desta verdade retumbante.
Ela estava se tornando parte daquela verdade. Ela estava entendendo as palavras da “luz estelar de mil faces” à sua frente, entendendo um conhecimento com o qual ela nunca teria tido contato. De repente, ela entendeu a lógica do funcionamento das coisas. E um brilho estelar roxo-pálido saltitava no final de sua visão, de uma beleza de tirar o fôlego.
Ela ergueu a cabeça lentamente, olhando para os bilhões de olhos que piscavam entre as estrelas, e falou em voz baixa, como se para si mesma: “Eu entendi… Aquelas são as cinzas que esfriaram após a colisão dos mundos… Mas as cinzas não são ‘extinção’. As cinzas só precisam de uma reatribuição de valores e do estabelecimento de um novo mapeamento…”
Palavras estranhas saíram de sua boca. Uma leve dúvida surgiu no coração de Ray Nora, mas essa dúvida se dissipou em um instante. Ela entendeu naturalmente o que havia dito. E então, ela viu o brilho estelar à sua frente piscar em aprovação.
Zhou Ming olhou para Ray Nora com um pouco de surpresa. Ele não esperava que a Rainha de Geada pudesse entender o que ele dizia com tanta precisão. Mas ele não tinha energia para pensar nisso agora. Sua atenção estava totalmente focada nas “cinzas” que Ray Nora encontrou “além da fronteira”.
A teoria da “informação é tudo” do Líder do Horizonte Dois estava correta. O “mundo” pode ser visto como uma “máquina matemática” que contém todos os dados e regras de cálculo, um enorme sistema de armazenamento e processamento de informações. Portanto, a essência da Grande Aniquilação pode ser vista como o conflito e os bugs graves que surgiram após a fusão forçada de vários “sistemas” incompatíveis…
A colisão das máquinas matemáticas fez com que a “informação” originalmente ordenada de cada mundo caísse no caos. Um grande número de parâmetros que antes podiam ser “chamados” normalmente agora se tornou coisas irreconhecíveis. E a própria máquina matemática perdeu a base para uma operação estável…
Este “Abrigo”, construído pelos Reis Antigos, era como um ambiente de sandbox que mal se mantinha em funcionamento depois que o sistema entrou em caos. Este sandbox preservou à força uma parte das relações de mapeamento da “informação”, mas, em essência, todo o sandbox ainda era parte do “colapso do sistema”…
A informação não desaparece do nada. Pelo menos, diante de um desastre do tipo da Grande Aniquilação, as “unidades de informação” que compõem o mundo não desapareceram realmente. Do ponto de vista da “máquina matemática”, essas unidades de informação apenas perderam a conexão com as “leis do mundo” (o sistema operacional), como…
Zhou Ming parou de repente. Em reflexão, ele ergueu a cabeça e olhou para o computador no fundo da sala. O computador ainda estava funcionando, e o cursor na tela piscava como se tivesse vida. E sob seu olhar, o cursor de repente se moveu sozinho, e uma linha de texto apareceu:
Zhou Ming piscou, e o texto na tela do computador desapareceu como uma ilusão.
Mas ele já havia entendido. Sua compreensão estava correta.
Ele soltou um suspiro suave, organizando silenciosamente os pensamentos tempestuosos em sua mente. Mas, enquanto suas ideias se tornavam mais claras, ele não pôde deixar de franzir a testa.
Ele sentia que algo estava faltando em sua compreensão… Sobre o ponto de que “a informação não desaparece”, ele não tinha certeza.
A informação realmente não desaparece? Dentro do “mundo”, isso parecia ser verdade. Mas fora do mundo… como era? Naquele vasto e vazio “vácuo” infinito, que sua civilização criadora havia vislumbrado brevemente, que leis governavam todas as coisas?
A meditação intensa não deu resultado. Uma mente que nunca saiu do mundo nunca poderá imaginar a verdade fora do mundo. Zhou Ming franziu a testa e balançou a cabeça lentamente. Mas, ao mesmo tempo, ele se lembrou da conversa que teve com o Líder do Horizonte Dois não muito tempo atrás.
Ele pensou no medo e na paranoia daquela antiga inteligência artificial, na eterna preocupação e visão do Líder do Horizonte Dois: transcender o mundo.
É preciso deixar para a civilização futura uma “possibilidade” de transcender o mundo.
A testa franzida de Zhou Ming se suavizou gradualmente. Depois que os pensamentos turbulentos em seu coração se acalmaram, um sorriso apareceu em seu rosto.
As coisas que ele não conseguia entender hoje, em um dia distante no futuro, alguém certamente as entenderia.
Ray Nora olhou nervosamente para a presença antiga à sua frente. Ela finalmente sentiu que o processo de pensamento tempestuoso do outro havia se acalmado novamente, e então ela reuniu coragem para perguntar com cuidado: “O senhor tem algum plano a seguir?”
Zhou Ming ficou em silêncio por um momento, levantou a mão direita e olhou para a palma da mão.
O brilho estelar saltitava na ponta de seus dedos, se espalhava na palma da mão. Uma massa indistinta de “cinzas” reapareceu brevemente em sua mão, assumindo várias formas, e depois desapareceu como uma ilusão.
“O problema mais importante da ‘matéria-prima’ foi resolvido, mas a situação da matéria-prima não é como eu esperava”, ele disse, enquanto pensava. “Estas são ‘brasas resfriadas’. A conexão delas com o ‘sistema fundamental’ do mundo já foi completamente cortada, e elas mesmas pararam de evoluir. Isso é diferente da situação dos Quatro Deuses e do Mar Infinito… Não posso remodelar essas cinzas através de uma ‘recompilação’ suave. Você também viu. Mesmo que as cinzas sejam remodeladas, assim que minha ‘manutenção’ desaparecer, elas também desaparecerão. Essas ‘brasas resfriadas’ obviamente carecem de autossustentabilidade…
“Talvez seja necessário um ‘ponto de ignição’? É preciso primeiro reconstruir em lote as relações de mapeamento desta ‘matéria-prima’ e dar a elas a ‘primeira força motriz’…”
Enquanto ele dizia isso, não se importou se a “Rainha de Geada” à sua frente entendia. De qualquer forma, essa majestade parecia entender um monte de coisas inexplicavelmente, então ele presumiu que ela tinha uma “alta capacidade de compreensão”.
Ray Nora, já acostumada, processou a informação e, por assim dizer, passou no teste de sanidade. Entendeu.
“O senhor precisa detonar todo o Mar Infinito?”, ela arregalou os olhos, surpresa. “Isso não vai…”
Entendeu, mas não entendeu direito.
“Não, não, não. O ‘ponto de ignição’ de que falo não é realmente explodir algo concreto, mas uma ‘explosão de informação’ conceitual”, Zhou Ming gesticulou apressadamente com a mão para corrigir a compreensão dela, e depois acrescentou, pensativo. “Pode ser acompanhado pela liberação de uma enorme energia, mas não tem nada a ver com detonar o Mar Infinito…”
‘Embora, nesse processo, o Mar Infinito certamente desaparecerá.’ — isso Zhou Ming não disse em voz alta.
Ray Nora ainda estava muito curiosa, mas desta vez ela não insistiu na questão de “detonar ou não o Mar Infinito”. Em vez disso, depois de uma breve reflexão, ela mudou de assunto: “O senhor sabe onde está o ‘ponto de ignição’?”
“…Tenho algumas ideias vagas”, Zhou Ming disse com cautela, coçando o queixo. Em seguida, gesticulou com a mão. “Mas você não precisa se preocupar com isso agora. Meu foco atual ainda está nas ‘cinzas’ além da fronteira.”
A expressão de Ray Nora tornou-se imediatamente séria.
“O Banido está navegando no fim do mundo”, Zhou Ming disse lentamente após uma breve reflexão. “Depois que esta longa viagem terminar, eu preciso confirmar pessoalmente a situação além da fronteira. Sobre as ‘cinzas’ que você mencionou, eu preciso ver com meus próprios olhos.”
Ray Nora reagiu imediatamente: “O senhor precisa que eu faça alguma coisa?”
“Meu corpo principal não pode deixar este lugar… por enquanto”, Zhou Ming olhou para ela seriamente. “Então, na hora, eu precisarei que você guie o Banido até aquelas cinzas.”
Ao ouvir isso, Ray Nora ficou surpresa e um tanto perdida: “Eu… como devo fazer isso?”
“Teoricamente, este processo não requer muita participação sua. O que realmente fará efeito é a sua ‘pequena casa'”, disse Zhou Ming, apontando para fora da janela. “Estacione sua ‘pequena casa’ na fronteira da névoa. A Alice deve conseguir encontrá-la.”
“Minha casa?”, Ray Nora ficou surpresa por um momento, mas logo reagiu. “O senhor quer dizer… a conexão entre ela e a ‘Mansão de Alice’?”
Zhou Ming assentiu levemente.
O “quarto” que Ray Nora levou da Mansão de Alice era, em essência, a cápsula de fuga da Nova Esperança. E, sendo uma cápsula de fuga, certamente deveria ter funções de localização e chamada de emergência. Ele já havia visto a mensagem de “liberação ilegal da cápsula de fuga” nas profundezas da Mansão de Alice. E, teoricamente, a Mansão de Alice (a Nova Esperança), como nave-mãe, deveria ter uma maneira de relocalizar a cápsula de fuga.
Contanto que a nave-mãe pudesse localizar a cápsula de fuga, então Alice (a Líder do Horizonte Três), que estava no leme do Banido, deveria conseguir encontrar a localização real de Ray Nora na fronteira.
Esta era a melhor maneira que Zhou Ming conseguia pensar para chegar à “terra além da fronteira”. Afinal, no fim do mundo, onde a ordem havia desmoronado e o espaço-tempo estava em desordem, era necessário ter meios de localização e navegação semelhantes para chegar ao destino. O Banido não era exceção.
Claro, também era preciso considerar a possibilidade de a função de localização da “cápsula de fuga” estar danificada, de a “Mansão de Alice”, como nave-mãe, falhar na localização, ou de a conexão entre as duas ser distorcida ou interferida pelo ambiente especial da fronteira. Antes de Ray Nora partir, era necessário deixar alguns meios de backup.
Sob o olhar curioso de Ray Nora, Zhou Ming levantou a mão direita. Uma chama esverdeada, tingida de luz estelar, queimava silenciosamente em sua mão.
“Leve isto. É uma chama mais poderosa do que a que deixei em você antes”, disse Zhou Ming. “Se a Alice não conseguir encontrar a ‘pequena casa’ na hora, tentarei construir um canal com a chama. Mas este é apenas um plano alternativo. O poder que a chama pode transmitir é limitado. Se possível, seria melhor que o Banido chegasse àquele lugar.”
Olhando para a chama que saltitava silenciosamente, Ray Nora obviamente hesitou por um momento.
A chama era tão brilhante, cheia de luz estelar, que era quase ofuscante neste espaço escuro e caótico. Ela podia sentir o enorme poder contido na chama, um poder que até a assustava um pouco.
Ela não havia sentido tal medo quando decidiu mergulhar nas profundezas de Geada.
Mas, após uma breve hesitação, a rainha assentiu levemente.
Ela estendeu a mão para a chama: “Eu a levarei. Além da fronteira, estarei esperando por você e o Banido.”

Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.