Hora da Recomendação, leiam Fagulha das Estrelas. O autor, P.R.R Assunção, tem me ajudado com algumas coisas, então deem uma força a ele ^^ (comentem também lá, comentários ajudam muito)
Talvez passe a usar mais esse espaço para recomendar outras obras (novels ou outras coisas que eu achar interessante ^^)
Capítulo 732: Ponto de Bifurcação
Sob as estrelas antigas, frias e sombrias, Duncan e o núcleo vermelho-escuro do Líder do Horizonte Um, que se assemelhava a um olho gigante, encararam-se em silêncio. O mundo inteiro pareceu congelar naquele momento. Em transe, Duncan teve uma sensação: um ponto de bifurcação, um ponto que decidiria o curso da história de todo o mundo, estava se aproximando dele.
E nesse silêncio, ele se lembrou de uma informação que ouviu do “Guardião da Tumba” depois de entrar na Tumba do Rei Sem Nome:
O observador que chegou ao fim da linha do tempo enviou a primeira e última mensagem: o tempo acabou, o Usurpador do Fogo incendiou o mundo inteiro.
Depois de muito tempo, ele exalou suavemente, quebrando o silêncio: “Você acha que isso é um mau presságio? Você quer que eu assuma o controle deste mundo para evitar tal futuro?”
No entanto, a resposta do Senhor das Profundezas o surpreendeu novamente.
“Não”, o núcleo vermelho-escuro vibrou, emitindo uma voz calma. “Eu não confio em nenhuma ‘revelação’ ou ‘presságio’ que não tenha dados suficientes para apoiá-lo. Porque, na ausência de informações cruciais, fazer um julgamento de ‘bom’ ou ‘mau’ com base apenas em dados parciais e incompletos não é rigoroso. Eu não sei se você realmente incendiará este mundo no final, nem sei em que circunstâncias você tomou a decisão de incendiar o mundo. Dados insuficientes, nenhuma conclusão pode ser tirada.
“Eu quero que você assuma o controle de tudo isso simplesmente porque, dentro do escopo das informações atualmente conhecidas, esta é a solução mais viável e segura para manter o Abrigo. Comparado a um futuro incompreensível e impossível de julgar, eu confio mais em meus cálculos atuais.”
Na resposta deste núcleo vermelho-escuro, Duncan ouviu uma racionalidade e precisão distintas — qualidades que o Líder do Horizonte Um, como uma das unidades centrais da Nova Esperança, deveria ter, despojado do título mundano de “Senhor das Profundezas” e da identidade de “deus antigo”.
Diante do Usurpador do Fogo, no ponto de bifurcação da história, esta antiga “máquina”… estava usando a maneira de pensar que aprendeu desde seu nascimento para expor sua visão e calcular o futuro do mundo.
Duncan ponderou por um longo tempo. O núcleo vermelho-escuro, por sua vez, parecia ter uma paciência infinita, aguardando sua resposta.
Depois de muito tempo, Duncan quebrou o silêncio em voz baixa: “Se eu realmente assumir o controle, o que acontecerá?”
A cordilheira na escuridão novamente emitiu um estrondo e uma vibração. Em uma série de sons baixos, seu “pico principal” começou a se retrair para baixo, e o núcleo vermelho-escuro desceu do céu — como uma estrela caindo. Ele se ampliou rapidamente na visão de Duncan, Shirley e dos outros, e com uma sensação de opressão sufocante, desceu do pico da montanha para a frente de Duncan.
A uma distância tão próxima, Duncan descobriu que este núcleo era ainda maior do que ele imaginava. Seu tamanho era quase como o da Catedral da Tempestade de Pland. A superfície da esfera gigante tinha uma textura cristalina, e nas profundezas de uma casca esférica vermelha e translúcida, podiam-se ver inúmeras estruturas de linhas precisas e complexas, e várias fontes de luz bruxuleantes piscavam perto do centro da esfera, com uma substância viscosa circulando e fluindo ao seu redor.
“Depois que você assumir o controle, todos os defeitos do Abrigo serão corrigidos. Em todo o Mar Infinito, as muitas ‘contaminações’ e ‘distorções’ causadas pelo desvio cognitivo e pela perda de controle do efeito do observador serão recalibradas por sua cognição. Não haverá mais noites perigosas, não haverá mais fenômenos transcendentes descontrolados devorando humanos, o mar se tornará seguro e as cidades-estado iniciarão uma nova era de prosperidade… Por um tempo previsível e extremamente longo, esta prosperidade e paz continuarão… Se é isso que você quer, então se realizará.
“E você, retornará como um dos Reis Antigos, de volta à sua posição devida… Você se tornará o quinto deus a proteger o mundo mortal, além dos Quatro Deuses. E seu governo será mais estável do que o de qualquer um de nós, porque você não enlouquecerá gradualmente como os outros Reis Antigos, nem perderá o controle… Pelo menos, de acordo com os cálculos do Líder do Horizonte Dois, seu estado é mais estável do que o de todos nós.
“Depois disso, você pode continuar a fazer o que quiser — qualquer coisa, incluindo voltar para a dimensão real, continuar suas viagens e explorações, contanto que você queira.”
“…Parece tudo de bom”, Duncan ficou em silêncio por alguns segundos e disse lentamente. “Não há nada de ruim que possa acontecer? Para mim, ou para este mundo.”
“Dentro do escopo das informações atualmente conhecidas, em minha cognição, não”, a luz nas profundezas do núcleo vermelho-escuro piscou, e a resposta do Senhor das Profundezas foi surpreendentemente simples e direta. “Tudo se desenvolverá para melhor, e, de acordo com meu julgamento, isso também deve estar de acordo com seus desejos.”
“… Normalmente, você deveria mencionar alguns riscos ou defeitos sem importância agora. Isso aumentaria a credibilidade de suas palavras.”
O núcleo vermelho-escuro ficou em silêncio por dois ou três segundos: “… Reconfirmando, não há riscos ou defeitos.”
Duncan e o núcleo novamente caíram em silêncio. Shirley, ao lado, parecia um pouco impaciente. Seu olhar se movia entre o capitão e o “Senhor”, e depois de um bom tempo, ela murmurou baixinho: “Capitão, você realmente vai se tornar um dos deuses? Embora pareça incrível… por que eu sinto que… não é muito confiável…”
Duncan não falou, apenas continuou a observar silenciosamente o enorme núcleo. Depois de um bom tempo, ele falou lentamente: “… Como se faz exatamente?”
O núcleo vermelho-escuro ficou em silêncio por um momento, e a luz em suas profundezas gradualmente se intensificou: “Incendeie-me.”
A expressão de Duncan finalmente teve uma mudança sutil: “… Incendiar você?!”
Por que este “Líder do Horizonte Um” era sempre tão surpreendente a cada vez que abria a boca?!
Mas o núcleo vermelho-escuro parecia não ter notado a mudança na expressão e no tom de Duncan. A voz que vinha de seu interior ainda era tão calma como sempre: “Incendeie-me, assim como você incendiou Geada. Use suas chamas para cobrir e reorganizar tudo. Neste processo, toda a minha autoridade e influência sobre o mundo mortal serão assumidas por você, e isso talvez também possa ajudá-lo a dissipar todas as suas preocupações… Você deve saber que suas chamas podem fazer isso.”
Duncan franziu a testa ligeiramente: “Então, você na verdade ‘tocou’ minhas chamas quando eu incendiei Geada, ou, estritamente falando, quando eu incendiei o mar profundo de Geada, e foi naquela época que você entendeu meu poder e formulou este plano de ‘assumir o controle’?”
“… Sim, quando aquele aglomerado dividido foi incinerado por você, ele me enviou um último conjunto de dados, que incluía os resultados da análise do seu poder. Eu comparei esses resultados com os registros de observação do Líder do Horizonte Dois daquela época e formulei este plano de assunção. Os resultados dos cálculos me disseram que era viável.”
“O ‘aglomerado dividido’ que você mencionou que foi incinerado por mim, era o tentáculo no mar profundo de Geada? Não era uma cópia defeituosa que você produziu em um estado de descontrole?”, Duncan reagiu rapidamente, e ao mesmo tempo se lembrou de outra coisa que a outra parte havia mencionado no início. “Espere… você também mencionou antes que enviou os fragmentos de dados contendo o LH-03 para o mundo real, e isso também foi feito através daquele tentáculo… Tudo isso foi controlado conscientemente por você? Você na verdade não estava descontrolado?!”
Ele olhou, confuso, para o núcleo vermelho-escuro à sua frente, e para o enorme corpo principal por trás dele, que se assemelhava a uma cordilheira surpreendente. De repente, ele percebeu que não entendia o verdadeiro “estado” atual do Senhor das Profundezas. Este “deus antigo” preso no fundo do abismo… estava realmente descontrolado?
E foi nesse momento que ele viu as luzes na superfície daquelas “cordilheiras” sinuosas piscarem e fluírem novamente. Em seguida, na extremidade de uma das “cordilheiras”, um novo “ramo fino” pareceu se estender da superfície do tronco principal, crescendo rapidamente na escuridão.
Mas no segundo seguinte, aquele novo ramo foi engolido por alguma força invisível. Ele se despedaçou, uma parte subiu como uma fumaça negra e pesada em direção às inúmeras ilhas flutuantes e ao céu estrelado sombrio acima, enquanto a outra parte se transformou em lama fluida, caindo de volta no tentáculo principal.
“… Usurpador do Fogo, este é o meu ‘descontrole’.”
A voz vinda do núcleo vermelho-escuro trouxe a atenção de Duncan de volta.
Duncan desviou o olhar, entendendo vagamente: “… Crescimento excessivo?”
“Este é o meu instinto — e também o dever que os criadores me deram.”
Duncan gradualmente percebeu: “Seu dever é…”
“Remodelar a terra natal, recriar aquele planeta que eu devorei”, o núcleo vermelho-escuro falou lentamente. “Mas neste Abrigo estreito, minha missão está destinada a não ser realizada. Então, a partir de certo momento, meu instinto começou a… se desviar do projeto original. Aqueles indivíduos que se diferenciam constantemente de meu corpo e se devoram e retornam, aqueles ramos que crescem excessivamente e decaem, e aquele ‘tentáculo’ que perfurou o mundo real, são todos resultados de uma perda gradual de controle.
“Acontece que, às vezes, essa ‘perda de controle’ pode ser utilizada. Com o corpo principal já tendo perdido a capacidade de se mover, as partes de crescimento excessivo… às vezes podem servir como um meio de percepção ou comunicação, ajudando-me a entender as mudanças que ocorrem no mundo, ou a transmitir mensagens para o exterior.”
“… Então é isso.” Duncan assentiu lentamente, dizendo pensativamente.
Um corpo enorme, fora de controle, que já cobria todo o fundo do abismo, mas ainda estava em crescimento excessivo; um núcleo de unidade central que não conseguia mais se mover, preso nas profundezas do corpo enorme; uma IA antiga que ainda conseguia pensar com clareza, mas que estava destinada a nunca mais poder completar sua missão original — tudo isso era a verdadeira aparência do “Senhor das Profundezas”.
E agora, esta IA antiga presa em seu próprio corpo enorme mais uma vez lhe fez um convite—
“Usurpador do Fogo, qual é a sua resposta? Você está disposto a assumir o controle de tudo isso, a retornar às fileiras dos Reis Antigos?”
Duncan ergueu a cabeça de sua profunda reflexão e viu o núcleo vermelho-escuro se aproximar um pouco mais. Ele só precisava levantar a mão para tocar sua superfície de cristal completamente desprotegida.
“… Capitão, o que ele está dizendo é verdade.” Alice disse de repente ao lado.
Duncan olhou para Alice, um pouco surpreso. A boneca assentiu lentamente, com uma expressão um tanto conflituosa: “Eu também… não sei como lhe explicar, mas eu simplesmente sei, o que ele disse é tudo verdade.”
Duncan não falou, apenas ouviu em silêncio as palavras de Alice. Após um momento de reflexão, ele ergueu lentamente a mão.
Ele tocou o núcleo vermelho-escuro. A sensação na ponta de seus dedos era ligeiramente quente.
Ele pulsava suavemente, como um coração.
“… Acenda o fogo, Usurpador do Fogo”, o núcleo vibrou suavemente. “E então, eu também serei libertado desta longa missão.”
Shirley arregalou os olhos. Cão, ao seu lado, também observava tudo, imóvel.
Por um instante, eles pareceram já ter visto as chamas esverdeadas subindo aos céus, o núcleo vermelho-escuro e a cordilheira escura ao longe sendo instantaneamente incendiados, e toda a Profundeza Abissal sendo engolida pelas chamas.
Eles pareceram já ter visto todos os perigos ocultos da Era do Mar Profundo sendo aplacados, os defeitos do projeto original do Abrigo sendo reparados, e o mundo no Mar Infinito retornando à paz, por muito, muito tempo, para sempre…
Um novo deus retornaria à sua posição devida, como engrenagens se encaixando, o quebra-cabeça completo.
No entanto, de repente, Duncan retirou o braço.
“Não está certo.”
A história tomou outro rumo.
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.