Índice de Capítulo

    No futuro do fogo, o mundo foi consumido pelas chamas.

    O fogo não era eterno, e o combustível no abrigo tinha um limite. Além da terra e do mar remodelados, aquela cortina eterna ainda aprisionava o mundo inteiro. E quando tudo dentro da cortina se transformou em cinzas no fogo, o mundo terminou em um longo resfriamento.

    Dizem que esse “resfriamento” durou quatrocentos anos. No final, a era das brasas chegou: cinzas frias cobriam o mundo inteiro, nenhuma nova chama se erguia, nenhuma criatura chorava ou respirava. O mundo estagnou nesta pilha de cinzas frias, onde nada de novo nascia e nada de velho perecia.

    De certa forma, este abrigo, que havia passado pela Grande Aniquilação, finalmente alcançou uma paz eterna. As brasas voltaram a ser brasas. O fim do mundo foi permanentemente congelado neste momento, e nenhum novo sofrimento recaiu sobre esta terra.

    Duncan se aproximou de uma grande rocha e sentou-se sem se importar com as cinzas onipresentes. Ele olhou para as ruínas da cidade na planície, que ainda se desintegravam e se transformavam em cinzas, e, após um momento de reflexão, falou de repente: “Ou seja, esta opção não tem volta.”

    “Você pode remodelar tudo”, Creta se aproximou de Duncan, seu corpo magro e frágil erguendo-se contra o vento frio como um galho seco e torto. “Mas com uma única exceção.”

    “Eu mesmo”, Duncan percebeu, falando em voz baixa. “Eu não posso me redefinir…”

    Neste ramo histórico que já terminou, não havia mais nada que pudesse impulsioná-lo para frente.

    Então ele se virou, olhando para Creta, que ainda estava em silêncio ao seu lado: “Você pode ver este ramo histórico, então pode ver minhas outras escolhas?”

    “Lamento, não posso”, Creta encontrou o olhar de Duncan com franqueza. “Somos fantasmas presos no ciclo de tempo interno do abrigo, só podemos ver tudo dentro deste fluxo temporal. Suas outras escolhas estão todas fora do ciclo. Para nós, é como um enorme vazio na noite, e meu olhar não consegue atravessar essa vasta escuridão.”

    “Fora do ciclo… ou seja, fora do ‘mundo conhecido’ que é o abrigo?” Duncan reagiu imediatamente. “Então, ainda é preciso encontrar uma maneira de romper aquela Cortina Eterna?”

    “… Lamento, não sei.”

    “Tudo bem, não esperava boas notícias. Ter algumas inspirações desta vez já é o suficiente”, Duncan se levantou da grande rocha, sem um pingo de cinza em seu corpo. “É hora de sair daqui.”

    Seu olhar varreu pela última vez o céu e a terra deste lugar, passando pela fraca luz do sol por trás das nuvens e pela catedral de pináculos altos nas ruínas da cidade. Ele não perguntou a Creta sobre o futuro dos outros ou seu paradeiro, mas se virou sem hesitação.

    “Tatear no escuro é um sofrimento, conhecer o destino também é um sofrimento. No fim dos tempos, não há tranquilidade. Lamento, não temos boas notícias, desde o dia em que partimos.”

    “Tudo bem”, Duncan assentiu lentamente, com um tom de certa emoção. “Nesse ponto, eu até invejo um pouco o Duncan Abnomar de um século atrás. Vocês revelaram o futuro a ele. Embora tenha sido um acidente, pelo menos ele sabia para onde deveria ir.”

    Creta permaneceu em silêncio. Depois de muito tempo, ele falou: “Se realmente não houver caminho, o futuro do fogo é, no mínimo, uma continuação. Mas espero que você seja extremamente cauteloso. O tempo é como um rio, e muitos de seus afluentes podem ser reescritos, mas o tronco principal que cruza o ponto final, uma vez que flui, não há chance de voltar atrás.”

    “Não se preocupe com isso. No momento em que recusei a proposta do Líder do Horizonte Um, eu já havia entendido essas coisas. O que você me mostrou apenas aprimorou minhas suposições iniciais”, Duncan balançou a cabeça suavemente. “Mais importante que isso, minha verdadeira colheita foi finalmente confirmar uma coisa…”

    Enquanto falava, ele estendeu a mão e a fechou lentamente no ar. O fogo espiritual verde-espectral imediatamente se acendeu entre seus dedos, expandindo-se e saltando no ar como uma ilusão.

    O mundo de cinzas pareceu ser tocado por este fio de chama. O vento no topo da montanha de repente ficou um pouco agitado, e até mesmo as cinzas próximas mostraram uma ondulação anormal. Mas isso foi apenas uma ilusão momentânea. No segundo seguinte, o vento e as cinzas voltaram ao normal.

    Duncan olhou para a cena com uma expressão séria, pensativo: “Essas ‘chamas’ são, de fato, apenas uma aparência.”

    Duncan observou silenciosamente a chama em sua mão e, em seguida, virou a palma.

    O fogo espiritual se extinguiu instantaneamente. As chamas que se despedaçaram silenciosamente se transformaram em muitas pequenas faíscas, que brilharam brevemente na ponta de seus dedos. Por um instante, elas pareceram a ilusão de uma luz estelar distante.

    O ramo histórico atrás dele desmoronou ruidosamente, como o grande incêndio em Pland.

    Luzes e sombras se reorganizaram caoticamente, as coisas voltaram ao seu lugar original. A cabine escura e fechada apareceu novamente na visão de Duncan. A grande porta que levava ao Subespaço ainda estava silenciosamente no porão, como se nada tivesse acontecido.

    Creta ainda estava ao lado da porta, mantendo a postura de bater no batente.

    Então ele retirou a mão e se curvou ligeiramente para Duncan: “Espero que isso não tenha lhe causado problemas.”

    “Tudo bem, já tenho problemas suficientes, mais um não faz diferença”, disse Duncan casualmente. “Pelo menos agora confirmamos que um dos caminhos é muito ruim.”

    “O abrigo está em ruínas, remendá-lo não é mais necessário. Embora eu não devesse dizer isso”, Creta suspirou, “sua destruição já está determinada. O fim do mundo tem perseguido este mundo no rio do tempo desde a Grande Aniquilação, e agora ele finalmente o alcançou.”

    “… Apocalipsismo, essa é a teoria que os Pregadores do Fim sempre proclamaram. As pessoas sempre acharam que era apenas o delírio de vocês após a loucura.”

    “Loucura e razão estão separadas por uma linha tênue, e a ‘verdade’ nunca se importou com a diferença entre as duas”, disse Creta com uma expressão serena. “Talvez, de outra perspectiva, meus companheiros nunca tenham realmente enlouquecido. Eles apenas… estavam um pouco cansados, então escolheram abraçar todas as verdades e se tornaram os loucos aos olhos de todos.”

    “Você também se tornará assim?” Duncan perguntou de repente, um pouco curioso. “Em algum ramo do tempo, ou no futuro próximo…”

    “… Eu não sei”, Creta hesitou por um momento, balançando a cabeça lentamente. “O crepúsculo chegou, mas este mundo não se extinguirá de repente. Minha jornada ainda tem um pequeno trecho, e para me comunicar com você nesta janela de oportunidade, eu só pude extrair minha ‘parte’ mais estável para vir aqui. Então, o eu de agora não sabe o que o eu no final da jornada viu. Talvez…”

    Ele fez uma pequena pausa e continuou: “Talvez em algum dia no futuro, nos encontremos novamente. O que aparecerá diante de você pode ser um louco delirante e desordenado, ou um monstro disforme e sem forma. Isso significaria que cheguei ao fim, que vaguei na escuridão por muito tempo. Ou talvez…”

    Creta parou de falar de repente. Em seguida, seu olhar mudou ligeiramente, como se, na longa escuridão, tivesse visto de repente uma direção, de repente pensado em algo. As rugas profundas em seu rosto se suavizaram, e seus olhos olharam para Duncan: “Ah, sim… farei o meu melhor para encontrá-lo novamente. Seja são ou louco, eu definitivamente aparecerei diante de você. Provavelmente não haverá uma janela de oportunidade adequada, então muito provavelmente não poderei falar com você diretamente como agora, você pode nem mesmo me ver… mas eu definitivamente encontrarei uma maneira de deixar algo para trás, você pode…”

    A voz do velho cessou abruptamente.

    Na cabine escura e vazia, apenas a figura solitária de Duncan estava em silêncio diante daquela porta do Subespaço.

    Depois de ficar ali como uma estátua por um longo tempo, ele finalmente se virou, pegou a lanterna de latão pendurada não muito longe e caminhou lentamente em direção à saída do porão.


    Agora eram doze horas após o anoitecer.

    Assim como os acadêmicos haviam alertado, o sol não nasceu. A aurora não apareceu no horizonte.

    Se antes algumas pessoas ainda tinham alguma esperança, ainda rezavam para que o crepúsculo de setenta e duas horas fosse apenas um “evento anômalo isolado” e que o sol da manhã seguinte nascesse como de costume, agora essa esperança havia se extinguido completamente.

    A longa noite havia se tornado um fato.

    Perto de Porto Brisa, as quatro naus-arcas gigantes ainda estavam atracadas perto da costa. O “corpo geométrico luminoso” no mar próximo a leste liberava como sempre uma “luz” dourada pálida e suave, impedindo que a cidade inteira mergulhasse na escuridão total.

    A Arca da Academia estava toda iluminada.

    Luen, baixo e robusto, estava no “Templo do Conhecimento” no convés superior da arca, rezando devotamente diante da estátua do Deus da Sabedoria, Lahm.

    A oração, composta por “0” e “1”, com um ritmo e pronúncia particularmente peculiares, estava gradualmente chegando ao fim.

    A fumaça do incenso subia no templo. A estátua de Lahm permanecia em silêncio na fumaça. A estátua não tinha forma humana, mas era uma estela de pedra retangular preta. No topo da estela, estava gravada a runa do “Olho da Sabedoria”, e símbolos e linhas finas e densas cobriam todo o corpo da estela.

    Com a oração de Luen, aqueles símbolos e linhas mostraram uma lenta e intermitente mudança de brilho, como se tivessem sido infundidos com vida por um momento.

    Mas com o fim da oração, a “vitalidade” momentânea da estela também se dissipou.

    Luen se virou, olhando para um sacerdote da verdade que esperava ao seu lado desde o início: “Qual é a situação agora?”

    “A má notícia é que o sol ainda não nasceu, parece que a noite vai durar muito tempo. A boa notícia é que, de acordo com os dados de monitoramento de várias Cidades-Estado, a queda de temperatura está diminuindo gradualmente. De acordo com a curva de resfriamento atual, parece que a temperatura mínima em cada Cidade-Estado durante esta noite não será inferior ao valor mais baixo registrado na história. O mundo não congelará completamente na longa noite como o senhor temia… o ‘desastre do frio’ não acontecerá.”

    Ouvindo o relatório do sacerdote, a expressão de Luen finalmente relaxou um pouco, mas logo ele franziu a testa novamente: “… Isso é realmente uma boa notícia?”

    Caso queira me apoiar de alguma forma, considere fazer uma doação

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 100% (4 votos)

    Nota