Índice de Capítulo

    Quando Duncan despertou, a luz estelar que se espalhava começou a se retrair rapidamente. O deserto, quase tingido pelo brilho, logo voltou ao seu estado original, e Tarukin também soltou um suspiro de alívio.

    Então, a “Chama Eterna” se virou e olhou para Vanna, não muito longe.

    Quando o brilho estelar se espalhou, Vanna quase não foi afetada. Na verdade, ela nem parecia ter notado a luz que se espalhava. Ela, como Duncan, estava apenas imersa em pensamentos e só agora ergueu a cabeça tardiamente para olhar ao redor.

    Um brilho estelar roxo-pálido se espalhava nas bordas de seus longos cabelos prateados, como se existisse há muito tempo e só agora, sob algum tipo de “iluminação”, se tornasse visível.

    “Você foi gradualmente alterada pelo poder do Usurpador do Fogo, começando a se tornar uma extensão de seu poder”, Tarukin quebrou o silêncio e assentiu levemente para Vanna. “Isso confirma meu julgamento: a essência do Usurpador do Fogo não são as chamas, mas o que está escondido sob elas.”

    Vanna, neste momento, também começou a entender o que o capitão e o “deus antigo” à sua frente estavam discutindo. Sua expressão mudou várias vezes, e seu olhar tornou-se pensativo.

    “Então, estritamente falando, você nunca pisou neste mundo, Usurpador do Fogo”, Tarukin voltou seu olhar para Duncan. “Você sempre observou todas as coisas no Mar Infinito através de um véu. Apenas ocasionalmente, com ‘seus próprios olhos’, você percebe seu ‘verdadeiro lado’ passageiro. E o ‘fim do fogo’ que você mencionou — eu consigo imaginar o que é — surgiu precisamente por causa dessa limitação.”

    “A ‘aquisição’ do Líder do Horizonte Um se baseia na sua necessidade de continuar o Abrigo. E continuar o Abrigo significa que você precisa manter a ‘percepção’ do estado atual do Abrigo. E para manter a percepção do estado atual do Abrigo… você precisa ser ‘Duncan’.”

    Tarukin fez uma pausa, como se para dar a Duncan tempo para pensar, e então continuou com uma voz grave: “Porque o olhar do Usurpador do Fogo destruirá este mundo. Sua aparência depende da sua conclusão de observação.”

    “E o inverso também é verdadeiro. Quando você executar o ‘primeiro passo’, você precisa ser o Usurpador do Fogo. Porque o olhar do ‘Capitão Duncan’ fará com que o Abrigo continue nas chamas, levando ao ‘fim do fogo’. Isso não tem nada a ver com sua vontade subjetiva, e talvez seja a única coisa neste mundo que você não pode controlar.”

    ‘O olhar do Usurpador do Fogo destruirá este mundo…’

    Duncan não falou. Ele ponderou sobre o que Tarukin disse, sobre o plano do Líder do Horizonte Um e seu próprio plano, sobre…

    A aparência diferente deste mundo aos olhos de “Duncan” e “Zhou Ming”.

    “Eu entendi”, depois de muito tempo, Duncan — ele ainda precisava ser “Duncan” por enquanto — finalmente soltou um suspiro suave. Ele ergueu a cabeça e encontrou o olhar de Tarukin. “Obrigado pelo seu lembrete. Isso é de fato crucial.”

    “Ótimo.” Um sorriso apareceu no rosto de Tarukin. Em seguida, o gigante velho e curvado apoiou-se com as mãos e no chão, e com um esforço lento, mas firme, levantou-se da areia.

    A areia caiu de seu corpo, como os anos que se foram com o vento. Ele ficou neste deserto sob o manto da noite e olhou para o horizonte.

    Depois de um tempo, ele suspirou em voz baixa: “Quase não sobrou nada…”

    “Como era este lugar originalmente?”, Vanna não resistiu a perguntar, ao ouvir o lamento do outro.

    “Originalmente? Originalmente também não era um lugar exuberante. Porque, desde o início, a ‘história’ no Abrigo era apenas uma ilusão no longo rio do tempo. Foi a minha ‘escultura’ e os registros e reparos cerimoniais contínuos dos Portadores da Chama que fizeram o mundo real do lado de fora parecer estar ‘se desenvolvendo e continuando normalmente ao longo do tempo’. Mas aqui… aqui nunca foi exuberante.”

    “Mas, pelo menos, naquela época não era um deserto. Naquela terra seca e sem fim, ainda havia rios e oásis extremamente raros, porque mesmo no fluxo do tempo ilusório, refletiam-se coisas que realmente aconteceram, que realmente valiam a pena registrar.”

    “Naquela época, até havia cidades nesta terra, e raças inteligentes viviam perto dos oásis. Eram reflexos do mundo real, refletidos neste sonho esculpido por mim. E em suas memórias… o mundo já foi próspero e sempre foi próspero.”

    O gigante velho se curvou e pegou um punhado de areia, observando-a escorrer lentamente por entre seus dedos, perdida no vento frio da noite.

    “Então, eu encontrei o ‘apodrecimento’. Cada vez mais coisas desapareceram do mundo real, e a história do Abrigo ficou cheia de buracos. Cada ‘autoajuste’ do Abrigo significava que mais e mais ‘gangrena’ aparecia no fluxo do tempo. A terra seca foi gradualmente coberta pela areia. Memórias e vozes do passado ecoavam nas ruínas e, finalmente, tornaram-se o que vocês veem agora.”

    Vanna não pôde deixar de pensar naquela cidade, nas vozes que ouviu e nos artefatos que viu enquanto caminhava por este mar de areia sem fim.

    E, em seguida, ela de repente pensou em outra coisa: ela pensou nas “teorias” e “conjecturas acadêmicas” um tanto heréticas que havia visto no arquivo da grande catedral quando ainda estava em Pland — a dualidade do mundo.

    Uma parte dos eruditos acreditava que o mundo inteiro tinha dois lados. Em alguma dimensão, existia uma “terra esgotada” onde o mar e a terra eram completamente espelhados. Era uma terra seca e sem fim, com rios e oásis extremamente raros. Aquela terra esgotada até tinha uma civilização inteligente, que era o reflexo de todas as coisas no mundo real…

    Vanna arregalou os olhos. Ela não pôde deixar de olhar para o horizonte, para este mar de areia sem fim, e imaginar as ruínas das cidades, grandes e pequenas, espalhadas na areia…

    Este era o lugar que os eruditos conjecturavam, o lugar que era o reflexo do mundo.

    ‘Então, ele realmente existe. No fim do mundo, na memória de um deus antigo em decomposição, uma memória que se desfazia constantemente.’

    Vanna ergueu a cabeça abruptamente, parecendo querer dizer algo a Tarukin. Mas, no momento em que ia falar, uma rajada de vento de repente varreu a areia.

    A tempestade de areia se fechou como uma cortina que se erguia do céu e da terra ao seu lado e ao do capitão, e desapareceu em um piscar de olhos. O vento parou. O gigante que estava curvado no deserto havia desaparecido de sua vista.

    A luz caótica do céu brilhava através das nuvens e da névoa densa, iluminando a pequena ilha coberta de cinzas. Uma brisa soprava de algum lugar, e uma camada de cinzas finas e pálidas dançava com o vento, flutuando como um véu leve.

    Vanna despertou de seu devaneio e olhou para o horizonte. Ela viu apenas cinzas sem fim, e colunas de fumaça esparsas subindo ao longe, inclinadas em direção ao céu.

    E não muito longe dela, havia uma fogueira que parecia prestes a se apagar.

    Tarukin estava sentado ali — magro, curvado, quase um monte de ossos esgotados. Ele era a própria fogueira. Sua carne e ossos eram a lenha da fogueira. Chamas pequenas e fracas surgiam de seus ossos carbonizados e da carne restante, tremendo suavemente na brisa.

    O gigante estava de cabeça baixa, imóvel. Ao seu lado, parecia ter havido um monte de coisas, mas agora havia apenas algumas cinzas disformes e onduladas. Em sua mão, ele ainda segurava com força um pedaço de pedra preta em forma de cinzel. Parecia que, até não poder mais se mover, ele ainda estava esculpindo algo com seriedade.

    Vanna se aproximou lentamente desta fogueira que estava prestes a se apagar. Ela ergueu a cabeça e olhou para o rosto do gigante por um longo tempo, em silêncio.

    Em transe, ela pareceu ouvir novamente aquela voz familiar:

    Ding… ding ding…

    Duncan se aproximou e colocou a mão suavemente no ombro de Vanna.

    “Precisamos ir”, ele disse em voz baixa. “Enquanto o fogo aqui ainda não se extinguiu completamente.”

    Vanna assentiu levemente.

    Duncan deu mais um passo à frente e estendeu o dedo para uma das chamas restantes no corpo de Tarukin.

    Silenciosamente, a chama foi tingida de um verde-espectral. Em seguida, a luz do fogo saltou, e um brilho estelar magnífico apareceu na chama, piscando lentamente como uma respiração.

    Na percepção vaga estabelecida pela chama, ele disse em seu coração: “Nos vemos no novo mundo.”


    Na noite eterna, uma enorme frota navegava para o norte.

    O vento da noite soprava sobre o mar calmo, trazendo o frio característico do Mar Gélido do norte, um frio que parecia congelar os pulmões. A luz pálida e fria da Criação do Mundo iluminava o mundo inteiro. Os icebergs, grandes e pequenos, flutuando no mar negro como espelho, refletiam a luz da Criação do Mundo, parecendo fantasmas grotescos e pálidos na escuridão da noite, movendo-se rapidamente, mas parecendo lentos, além da amurada do navio.

    Mesmo uma fogueira grande e sagrada não conseguia dissipar o frio que envolvia toda a região marítima. Frem estava ao lado da grande fogueira no centro da arca da catedral. Por um instante, ele até sentiu que a fogueira ardente à sua frente de repente perdeu o calor. O que vinha não era o calor do fogo, mas um frio vazio, agudo e cortante.

    Passos vieram do lado, despertando o Papa dos Portadores da Chama de sua meditação. Frem olhou na direção do som e viu uma sacerdotisa vestida com uma túnica preta com padrões de fogo e usando um véu, caminhando em sua direção. Ela se curvou em respeito ao lado da grande fogueira.

    “Sua Santidade, já passamos pelas águas ao redor de Geada. Acabamos de receber um sinal dos navios da Igreja do Mar Profundo. Eles se encontrarão conosco em meia hora para entregar a ‘carga’.”

    “Sim”, Frem respondeu. “…O arquivo está pronto?”

    “A preparação para o armazenamento foi concluída”, respondeu a alta sacerdotisa Sen’jin. “As áreas de armazenamento foram reajustadas para dar lugar aos novos documentos.”

    Frem assentiu em silêncio.

    “Além disso, a cidade-estado de Geada enviou uma mensagem”, a sacerdotisa acrescentou. “O Governador Tyrian nos envia seus cumprimentos. O texto original é o seguinte:

    ‘Com as melhores bênçãos do mundo, saudações aos registradores e transmissores. Respeito. Por favor, prossigam com tranquilidade. Todas as ações de sobrevivência têm significado. Além disso: ‘eles’ já passaram pelo nó do fogo e irão para a última parada.'”

    Caso queira me apoiar de alguma forma, considere fazer uma doação

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 100% (3 votos)

    Nota