Índice de Capítulo

    Combo 179/300

    Sunny olhou para o velho cientista com interesse.

    “Causalidade? Você quer dizer a razão?”

    O professor Obel sorriu.

    “Não, nada tão filosófico! O que quero dizer é que estamos explorando a causa e o efeito de vários fenômenos relacionados ao Feitiço, bem como as correlações entre eles. Claro, nosso estudo tem a ver principalmente com os Portais do Pesadelo, mas como nada existe isoladamente, precisamos considerar o sistema em sua totalidade.”

    Sunny considerou suas palavras por um tempo.

    “É assim que você faz a Escala Obel funcionar?”

    O velho balançou a cabeça com um olhar divertido.

    “Aquela coisa? Não, não exatamente. A chamada “Escala Obel” é um trabalho primitivo que eu e muitos colegas talentosos meus criamos nos primeiros dias do Feitiço. É relativamente eficaz para o que se supõe que faça, mas a solução é puramente prática. Ela pode rastrear e prever eventos de manifestação, mas não esclarece como e por que eles estão acontecendo. Naquela época, não tínhamos tempo para refletir sobre essas coisas. Precisávamos chegar a uma solução imediata e uma medida eficaz, por mais limitada que seja.”

    Ele suspirou e então disse em um tom melancólico:

    “Veja bem… um homem das cavernas pode observar relâmpagos e saber que ser atingido por um raio é perigoso. Portanto, ele pode aprender a reconhecer os sinais de uma tempestade se aproximando e se abrigar dela. No entanto, sem entender os princípios de por que e como os relâmpagos aparecem, um homem das cavernas não pode inventar um para-raios, construir uma gaiola de Faraday ou aproveitar o poder da eletricidade. Então, é assim que nosso trabalho aqui difere da Escala “Obel”. Essa solução antiga é simplesmente uma ferramenta para reconhecer os sinais de uma tempestade e atribuir um valor numérico à probabilidade de um raio atingir um ponto específico, enquanto tentamos entender seus princípios.”

    Sunny ouviu atentamente o cientista idoso. Quando mais ele teria a chance de conversar com alguém tão culto e conhecedor? Felizmente, o Professor Obel parecia gostar de educar os jovens em geral ou estava simplesmente com vontade de falar.

    Decidindo usar essa chance para aprender algo novo, Sunny perguntou:

    “Como a Escala Obel funciona, afinal?”

    O velho riu.

    “Ah, não é muito complicado. Você conhece um pulso que a manifestação de um Portal do Pesadelo produz, certo? Dependendo da Categoria de um Portal, ele difere em potência e características, se espalha por um certo raio e afeta um certo volume de espaço. Quanto mais poderoso o Portal, maior o impacto.”

    Sunny assentiu timidamente, levando o Professor Obel a lhe dar um pequeno sorriso.

    “Bem, na verdade, esse pulso é um pouco mais complicado do que isso, porque se espalha não apenas pelo espaço, mas também pelo tempo. Então, se soubermos o que procurar, podemos detectar tremores secundários fracos de um impulso do Portal antes que ele realmente apareça. Claro, isso requer uma vasta e cara rede de sensores e satélites de monitoramento para monitorar o globo inteiro, ou pelo menos as áreas que consideramos importantes.”

    Sunny piscou.

    “Uh… o que exatamente você quer dizer quando diz que o impulso se espalha pelo tempo, Professor?”

    O velho olhou para ele e permaneceu em silêncio por alguns momentos.

    “Como eu coloco… tente imaginar o tempo como um rio, meu jovem. Ele sempre flui para a frente, do passado para o futuro, e nós viajamos para a frente com sua corrente. Agora, imagine que alguém jogou uma pedra naquele rio. Haveria ondulações em sua superfície, não haveria? E essas ondulações, ao contrário das águas do próprio rio, viajariam tanto rio abaixo quanto rio acima. Portanto, ele pode detectar essas ondulações. De um pouco mais acima no rio.”

    Sunny não conseguiu evitar coçar a cabeça. O que o Professor Obel disse não foi difícil de entender… no entanto, foi um pouco mais difícil de aceitar.

    ‘Talvez se eu pensar de uma maneira diferente…’

    Sunny imaginou uma corda de harpa. Alguém a dedilhou no meio, enviando uma vibração que se espalhou para cima e para baixo.  Para baixo estava o futuro e para cima estava o passado.

    Então, imaginou a inconcebível malha do destino, e a extensão sem fim de seus incontáveis fios, cada um se estendendo do nada ao infinito. Um certo evento aconteceu, fazendo pequenas seções de vários fios tremerem.

    Era disso que o velho estava falando?

    Uma carranca sutil apareceu em seu rosto.

    ‘Pensando bem… a afinidade com revelações, talvez, funcione com base no mesmo princípio?’

    Sunny hesitou um pouco, e então disse cautelosamente:

    “Eu… eu acho que entendi? Talvez.”

    O professor Obel sorriu.

    “Bom! No entanto, como eu disse, esta é apenas uma solução primitiva. Essa solução apenas observa o efeito sem entender a causa. E a causa… ora, é muito mais difícil de compreender. Verdade seja dita, não acho que humanos como nós possam sequer concebê-la em sua totalidade. Na verdade, a escola de pensamento predominante afirma que o Feitiço do Pesadelo é acausal por natureza, o que significa que nem mesmo adere ao princípio de causa e efeito. Que é mágica, por assim dizer.”

    Ele fez uma careta.

    “Eu não concordo, obviamente. Mas, de qualquer forma, tentar entender mesmo um pouco da causalidade do Feitiço é uma tarefa assustadora, então limitamos o escopo de nossa pesquisa a uma pequena fração dela… ou seja, os Portais do Pesadelo.”

    O rosto do velho escureceu um pouco.

    “… No entanto, até isso provou ser uma tarefa intransponível, temo. Por enquanto.”

    Sunny levantou uma sobrancelha.

    “Como assim?”

    O professor Obel sorriu tristemente.

    “Oh… bem, para ser honesto… isso pode soar engraçado para você… mas nem temos certeza se Portais do Pesadelo tem algo a ver com o Feitiço do Pesadelo…”

    Ele parecia ter esperado ser repreendido, mas Sunny não reagiu muito a essa declaração. Em vez disso, pensou um pouco e então perguntou calmamente:

    “Sério?”

    O velho olhou para ele com um pouco de surpresa.

    “Você não é contra essa ideia??”

    Sunny deu de ombros.

    “Durante meu Segundo Pesadelo, fiquei separado do Feitiço por um tempo. Não consegui invocar minhas Memórias, visitar meu Mar da Alma ou mesmo ouvir sua voz. No entanto, meu Aspecto e meus poderes ainda estavam comigo. Então, imaginei que os Aspectos, pelo menos, existem fora do Feitiço. Se os Aspectos são algo próprio, por que os Portais do Pesadelo não podem ser? Ah… isso não significa que estou convencido, no entanto. Estou apenas aberto à possibilidade.”

    O Professor Obel olhou para ele com olhos brilhantes.

    “Separado do Feitiço? Fascinante! Jovem… por favor, compartilhe suas experiências comigo mais tarde.”

    Sunny sorriu.

    “Sem problemas. No entanto, se você publicar algo como resultado… terei direito a receber alguns pontos, certo? Você sabe, como um colaborador.”

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 100% (6 votos)

    Nota