Índice de Capítulo

    Combo 43/250

    Quando Sunny e Nephis conheceram Ananke, ambos estavam preocupados com a velha frágil. Ela parecia muito velha e fraca, pronta para quebrar como um galho. Sua pele bronzeada era fina e transparente como papel oleado, seus olhos nublados lacrimejantes e opacos, sua figura magra tão pequena que parecia estar se afogando nas dobras negras de seu manto escuro. 

    Eles não tinham certeza se a velha sobreviveria a outro dia tranquilo, muito menos a uma longa e perigosa jornada através do Grande Rio. No entanto, com o passar dos dias, suas preocupações foram provadas erradas. A velha Ananke continuou a se agarrar à vida… na verdade, sua condição parecia estar melhorando aos poucos. Ela tinha mais energia agora, conseguia permanecer totalmente lúcida por períodos mais longos de tempo e até recuperou um pouco de seu apetite. 

    A princípio, Sunny pensou que era simplesmente o resultado de finalmente ter esperança novamente depois de esperar pelos dois por Deus sabe quanto tempo, além de comer melhor. Mas com o passar do tempo, a diferença se tornou óbvia demais para ser explicada por mera inspiração. 

    Ananke… estava definitivamente mudando. Suas mãos pararam de tremer gradualmente, e seu aperto no remo de direção ficou mais firme. Seus olhos nublados recuperaram um pouco de sua nitidez anterior. Ela não estava mais tão curvada, e sua voz não estava tão fraca e estridente como antes. Ela não se cansava tão rapidamente quanto no começo, e os longos períodos de silêncio em que ela parecia cochilar com os olhos abertos aconteciam cada vez menos, até cessarem completamente. Era como se Ananke estivesse lentamente ficando mais jovem.

    Sunny teve que admitir que ele não estava apenas imaginando coisas quando abriu os olhos um dia e percebeu que de repente havia alguns fios pretos em seu longo cabelo branco como a neve.

     ‘O que está acontecendo?’

    Ele olhou para Ananke por alguns momentos, então abaixou seu olhar para a poderosa corrente do Grande Rio. Que fluía para o passado…

    Nephis, que estava praticando os Nomes que a velha lhe ensinou — sem resultado, por enquanto — percebeu que ele estava acordado e cuidadosamente puxou a manga de sua túnica. Então, ela olhou silenciosamente para Ananke e de volta. Sunny hesitou por um momento.

     ‘Eu? Por que eu tenho que perguntar? Perguntando a uma mulher sobre sua idade, ela acha que eu gosto de cortejar a morte?!’

    Bem, para ser honesto… seu histórico de fato sugeria que sim. Ele suspirou, lançou um olhar indignado para Nephis e se aproximou da velha enquanto secretamente estudava seu rosto e seu corpo magro. Não havia como negar — Ananke parecia muito mais saudável do que antes. Ela não podia ser chamada de jovem de forma alguma, ainda, mas também não podia ser chamada de decrépita ou antiga.

     Sunny demorou um ou dois segundos e então perguntou educadamente:

    “Vovó… posso te perguntar uma coisa?”

     A velha sorriu gentilmente para ele. 

    “Claro, meu Senhor.”

    ‘O que devo dizer agora?’

    Sunny respirou fundo e então confessou.

    “Pode parecer estranho, mas… por acaso você está… ficando mais jovem?”

    Ananke olhou para ele com uma expressão assustada.

    Sunny tossiu envergonhado. “Desculpe, é só que… notei que você parece melhor… ah, não quero dizer que você não parecia bem antes…”

    A velha riu de repente. “Não, não. Sou eu quem precisa se desculpar, meu Senhor. Eu só… nunca conheci alguém totalmente de fora da Tumba de Ariel antes. É por isso que não é fácil para mim explicar o fato de que você pode não saber algumas coisas que são de senso comum aqui.”

    Ela balançou a cabeça e então disse gentilmente:

    “Sim, este meu corpo está realmente ficando mais jovem. É porque estamos nos movendo rio abaixo.”

    Sunny e Nephis se entreolharam, perplexos. Após alguns momentos de silêncio, ele furtivamente estudou a figura esbelta dela, enquanto ela abertamente estudou a dele.

    Por fim, Nephis disse:

    “Mas… não parece que Sunny e eu mudamos?”

    Eles já não seriam crianças agora?

    Ananke assentiu, com uma expressão um pouco triste.

    “Claro que não. É porque vocês são Forasteiros, enquanto eu sou Nativa no Rio. Os Forasteiros não são vinculados ao fluxo do Grande Rio, já que eles vieram de fora dele. Eles são livres para percorrê-lo como quiserem, viajando qualquer distância. É por isso que eles também são chamados de Peregrinos.”

    Ela sorriu.

    “Mas nós, Nativos do Rio, somos diferentes. Como nascemos dentro da Tumba de Ariel, somos vinculados ao fluxo do tempo dentro dela. Só podemos viajar até onde nossa expectativa de vida permite… e mesmo assim, a única direção que nos é permitida é rio acima. Estamos acorrentados ao trecho do Grande Rio de onde viemos.”

    Sunny olhou para ela perplexo, lutando para imaginar como seria uma vida assim. 

    “Espera, espera… como isso funciona?”

    Ao mesmo tempo, Nephis perguntou:

    “Então, você envelhece quando se move rio acima, e rejuvenesce quando se move rio abaixo? Isso é… em relação ao lugar onde você nasceu?”

    Ananke olhou entre os dois desamparadamente, então finalmente decidiu responder à pergunta de Nephis primeiro e assentiu.

     “De fato.”

    Sunny piscou algumas vezes, então de repente arregalou os olhos. “Espera, isso significa que enquanto você ficar no lugar, você é… imortal?”

    Ananke suspirou suavemente. “Nossos corpos não envelhecerão, meu Senhor. Isso não é o mesmo que ser imortal.” Ela olhou para a extensão brilhante do Grande Rio melancolicamente.

    “… Na verdade, nós, Nativos do Rio, geralmente não vivemos tanto. Pelo menos não em Weave. A vida aqui é cheia de dificuldades, e as águas são perigosas. Como vivemos perto do futuro desolado, há muitos Corrompidos vindos do rio acima… todos eles imunes ao fluxo do tempo. As coisas estavam bem quando tínhamos muitos Forasteiros entre nós — nossos anciões — mas conforme seu número diminuía, ficava cada vez mais difícil sustentar a nós mesmos e defender a cidade.”

    O rosto da velha ficou sombrio.

    “Afinal, não é fácil lutar contra um inimigo que pode atacar e recuar livremente enquanto você não tem a habilidade de persegui-lo. Ainda assim… nós conseguimos. A vida em Weave pode não ter sido fácil ou opulenta, mas era feliz. Pelo menos a minha era.”

    Ananke ficou em silêncio, com um leve sorriso nos lábios.

     ‘Agora espere um minuto…’

    Sunny inclinou a cabeça e, incapaz de se controlar, deixou escapar:

    “Então, vovó… não, Ananke… quantos anos você tem, realmente?”

    ‘Ah! O que estou fazendo!’

    A velha olhou para ele e riu. “Eu? Na verdade… entre o Povo do Rio, sou considerada uma mulher bem jovem.”

    Ele congelou.

    Nephis também congelou.

    “J-jovem?”

    Ananke assentiu com sinceridade.

    “Claro! Eu tenho apenas duzentos anos…”

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 100% (7 votos)

    Nota