Índice de Capítulo


    O sono estava fugindo de Sunny. Por um tempo, ele ficou sentado em silêncio na escuridão, ouvindo o ressoar calmante das ondas. Neste raro momento de descanso, lembranças dos últimos dias inundaram sua mente. No entanto, ele estava cansado demais para pensar seriamente em qualquer coisa. Ele estava quente, saciado e relativamente seguro. Por enquanto, isso era mais do que suficiente.

    Logo, o ritmo da respiração de Cassie mudou, indicando que ela havia adormecido. Nephis estava vigiando o acampamento, imóvel e, como sempre, com uma expressão distante. Com seus cabelos prateados e pele clara, ela parecia uma estátua de alabastro.

    Sunny suspirou. Ele lutou um pouco e depois disse em voz baixa:

    “Ei. Posso fazer uma pergunta?”

    Nephis olhou para ele e encolheu os ombros. A falta de uma resposta audível indicava claramente que ela se lembrava de sua capacidade de ver no escuro.

    “Claro.”

    ‘Será que é uma pergunta muito pessoal?’

    Sunny hesitou.

    “Pensei que vocês, Legados, entrassem no Feitiço com um arsenal completo de Memórias herdadas. Quero dizer, isso deveria ser a sua principal vantagem. Como você só tem três?”

    Nephis ficou em silêncio por alguns momentos.

    “Na verdade, eu só tinha duas. A corda veio da Cassie.”

    Ele ergueu uma sobrancelha.

    “Entendi.”

    Percebendo que sua resposta não era realmente uma resposta, Nephis pensou por um tempo e acrescentou:

    “Nós perdemos a maior parte das nossas Memórias quando meu pai faleceu. As que restaram foram vendidas uma a uma ao longo dos anos, para manter a família à tona. Esta espada e armadura vieram do meu Primeiro Pesadelo.”

    Então era assim. Sunny percebeu que a queda do clã Chama Imortal poderia ter sido mais complexa do que ele pensava. Ainda assim, algo não fazia sentido.

    “Certamente, com a reputação e posição do seu clã, havia outras maneiras de ganhar dinheiro.”

    Sem nenhuma reação forte, Nephis simplesmente disse:

    “Havia outras razões.”

    Então, ela inesperadamente virou a cabeça na direção dele.

    “Posso te fazer uma pergunta em troca?”

    Sunny engoliu em seco.

    “Pode.”

    Nephis inclinou a cabeça.

    “Como você sabia que eu sou um Legado?”

    “Simples, ouvi o Caster dizer isso. Ele estava repreendendo outros Adormecidos para que tratassem você com respeito.”

    Ela deu-lhe um aceno de cabeça e virou-se. Quais pensamentos estavam escondidos por trás de seus calmos olhos cinzentos… Sunny não sabia.

    Passou algum tempo antes que ele reunisse coragem o suficiente para fazer a pergunta que realmente queria fazer. Antes de fazê-la, no entanto, ele se certificou de que Cassie estava dormindo profundamente e abaixou a voz.

    “Posso fazer outra pergunta?”

    Sem receber uma resposta negativa, ele continuou:

    “Por que está se arriscando para acompanhá-la?”

    Um canto da boca de Estrela da Mudança se curvou levemente.

    “Por que não? Você não faria isso?”

    Sunny rangiu os dentes, sentindo o Defeito forçando uma resposta sincera por meio de seus lábios.

    “Não.”

    Para ser honesto, ele queria acreditar até o fim que a resposta seria “sim”. Mas uma das coisas que ele perdeu depois do Pesadelo foi a capacidade de mentir para si mesmo. A verdade era implacável.

    Não é que Sunny não tivesse pena da garota cega ou não quisesse ajudá-la. É só que ele sabia com certeza que não era algo que ele pudesse fazer. Ele mal conseguia salvar a si mesmo, muito menos carregar uma pessoa indefesa pelo Reino dos Sonhos. Se ele tentasse, ambos morreriam juntos.

    Ainda assim, ele não pôde deixar de ficar um pouco desapontado consigo.

    Nephis, no entanto, não parecia julgá-lo. Ela não mostrou nenhuma reação. Depois de alguns momentos, ela simplesmente disse:

    “É porque eu quero.”

    ‘Porque… ela quer?’

    Essa não era a resposta que Sunny esperava ouvir. Ele tinha quase certeza de que ela o repreenderia sobre virtude e compaixão ou revelaria alguma maneira obscura de tornar a Habilidade aparentemente fraca de Cassie incrivelmente útil.

    No entanto, ela não fez nada disso. Nephis esperava que ele acreditasse que ela estava colocando sua vida em perigo, a ponto de sacrificar uma Memória Desperta do tipo armadura, porque era algo que ela simplesmente queria fazer.

    ‘Absurdo!’

    Inicialmente, ele descartou a resposta dela como uma não resposta. Mas quanto mais pensava nisso, mais perturbado se sentia.

    Porque talvez fosse realmente a verdade.

    Devido às circunstâncias de sua vida, Sunny nunca realmente fez as coisas porque queria. Na maioria das vezes, ele as fazia porque precisava. Nunca era uma questão de “querer”… sempre era uma questão de “precisar”. Para ele, essa era uma regra mais básica da vida.

    Mas será que realmente era? Ou era apenas uma questão de perspectiva? Nephis tinha certas vantagens em sua educação, mas não eram tão amplas quanto ele havia imaginado. Ela não tinha riqueza e nem um arsenal de relíquias para fortalecê-la. No entanto, ela tinha uma mentalidade diferente da de Sunny.

    Não era impossível para ela ter a audácia de ignorar a necessidade em favor de algo tão frívolo quanto o desejo e fazer coisas que uma pessoa normal como Sunny nunca faria.

    Como ajudar uma garota cega simplesmente porque era isso o que desejava.

    Talvez, aquela mentalidade fosse a maior vantagem de todas.

    Talvez, essa fosse a verdadeira barreira que separava os Legados do resto deles.

    Era muito para pensar. No entanto, antes que Sunny pudesse reunir seus pensamentos, Nephis falou de repente novamente.

    “Minha vez.”

    ‘Uh… ela quer dizer que é a vez dela de fazer uma pergunta?’

    De fato, era isso que ela queria dizer. Estrela da Mudança se voltou novamente para Sunny e, após uma longa pausa, de repente perguntou:

    “Você conhece a lenda de Odisseu?” 1

    ‘A lenda do… hã? De quem? Que tipo de pergunta estranha é essa?!’

    Desconcertado, Sunny balançou a cabeça. Então, lembrando que ela não podia vê-lo, ele disse:

    “Não.”

    Nephis suspirou e virou-se. Alguns momentos depois, ela disse suavemente:

    “Odisseu era um herói em uma guerra antiga. Nas lendas, alguns humanos naquela época tinham poderes semelhantes aos dos Despertados. Aquiles com um Aspecto de corpo indestrutível, Diomedes que era tão feroz que até o Deus da Guerra o temia, Ajax que era tão forte quanto um gigante. Odisseu não era o mais forte, nem o mais corajoso. No entanto, ele era o mais astuto.”

    Sunny piscou, olhando para a garota de cabelos prateados.

    ‘O quê? De onde ela tirou isso? Por que ela ficou tão eloquente do nada?’

    Enquanto isso, Nephis continuou:

    “No final, a astúcia de Odisseu acabou com a guerra, e ele se preparou para voltar para casa. No entanto, os deuses o amaldiçoaram a vagar sem fim pelos mares, nunca mais voltando. Ao longo dos anos, ele sobreviveu a um horror após o outro e perdeu todos os seus companheiros. Então, após um naufrágio, ele se encontrou em uma ilha onde a bela ninfa Calipso vivia.”

    A voz etérea e estranhamente melancólica de Estrela da Mudança ressoou na escuridão, criando uma atmosfera fascinante. Sunny não pôde deixar de ouvir com máxima atenção.

    “Calipso se apaixonou por Odisseu e o convidou para o seu palácio. Por muitos anos, eles viveram juntos em harmonia. A ilha era como um paraíso, cheio de todos os tipos de maravilhas, iguarias e deleites. Enquanto amava Calipso ao seu lado, Odisseu era até imortal. Mas… quanto mais ele ficava, mais tempo ele passava sentado na praia, olhando para o mar com olhos sombrios.”

    Nephis sorriu.

    “No final, Odisseu construiu um barco improvisado e abandonou a ilha, deixando para trás todas as suas deleites, a bela ninfa e até sua imortalidade. Então, minha pergunta é… por que ele partiu?”

    Sunny piscou.

    ‘O quê?’

    Que tipo de jogo mental era aquele? Ele até considerou que Nephis estava zombando dele, mas não parecia ser o caso. Parecia que ela estava sinceramente interessada na resposta.

    ‘Esquisita!’

    Ele pensou por um momento e disse sem muita convicção:

    “Talvez seja porque ele estava longe de casa?”

    Um sorriso fugaz apareceu no rosto de Nephis.

    “Longe… de casa. Hm. Tudo bem.”

    Depois disso, ela se virou e abaixou a cabeça, tornando-se novamente como uma estátua.

    Parecia que a conversa deles havia terminado.

    Resmungando internamente, Sunny se deitou e tentou dormir. No entanto, a imagem de Odisseu com olhos sem esperança continuou aparecendo em sua mente. Depois de um tempo, ele sussurrou:

    “E então? Ele conseguiu voltar para casa?”

    Logo depois, Nephis respondeu.

    “Sim. Ele voltou para sua esposa e filho, e viveram felizes para sempre.”

    Satisfeito, Sunny sorriu e se virou de lado.

    Quando já estava quase dormindo, ouviu a voz suave de Estrela da Mudança novamente. Desta vez, era quase inaudível e sem objetivo, como se não fosse dirigida a ninguém.

    “Odisseu foi o primeiro humano a contrariar a vontade dos deuses.”


    Na manhã seguinte, Sunny e Nephis foram os primeiros a acordar. Enquanto o sol estava nascendo e o mar estava recuando, eles acenderam uma fogueira e começaram a preparar um café da manhã simples.

    Com Cassie ainda dormindo, eles não conversaram muito. Era como se a conversa da noite anterior não tivesse acontecido. No entanto, depois de algum tempo, de alguma forma acabaram discutindo o plano para os próximos dias. Nephis tinha algumas ideias.

    “Com o que você nos disse sobre os Carniceiros se aglomerando a oeste, a próxima etapa mais lógica seria começar a nos movermos ao leste assim que pudermos. Claro, o norte e sul também são aceitáveis, mas isso não nos colocaria tão longe do inimigo.”

    Sunny acenou, concordando com aquela lógica.

    “Nós exploramos um pouco para o leste, mas não o suficiente para alcançar o próximo ponto alto com confiança em um dia. É por isso que o melhor curso de ação seria passar o dia de hoje procurando um caminho até aquele grupo de penhascos ali e mover o acampamento amanhã.”

    Ele suspirou.

    “Você tem alguma ideia de onde estamos? Haveria uma Cidadela humana para o leste?”

    Nephis balançou a cabeça.

    “Nunca ouvi falar de uma região que se encaixe nas características deste lugar. De qualquer forma, temos que nos mover para descobrir mais. Vamos encontrar uma Cidadela, encontrar um Portal não conquistado… ou morrer. O leste é tão bom quanto qualquer outra direção. Além disso, é o mais seguro, porque há uma horda de monstros a oeste.”

    Nesse ponto, Cassie de repente sentou-se ereta. Seus olhos estavam bem abertos e seu rosto estava um pouco pálido. Ela parecia nervosa e animada.

    Nephis franziu a testa.

    “Cassie? Qual é o problema?”

    A garota cega se virou para eles e sorriu.

    “Uma… uma visão! Eu tive uma visão!”

    ‘Tipo… um sonho profético?’ Sunny pensou, tentando se adaptar a essa nova realidade de alguém ser capaz de ver o futuro. Ou o passado.

    Enquanto isso, a Estrela da Mudança estendeu a mão, como se estivesse pronta para convocar sua espada.

    “Estamos em perigo?”

    Cassie balançou energeticamente a cabeça.

    “Não, não é isso! Pessoas… eu vi um castelo cheio de pessoas!”

    Ela sorriu e apontou com o dedo.

    “Eu não sei o quão longe está, mas tenho certeza de que é naquela direção!”

    Sunny e Nephis olharam um para o outro, sem saber se deveriam ficar contentes ou petrificados.

    O dedo pequeno e delicado de Cassie apontava confiantemente para o oeste.

    1. A lenda de Odisseu, ou Ulysses, do latim, foi documentada no poema A Odisseia, continuação de Ilíada (fala da guerra de Tróia), ambas as obras foram atribuídas a Homero e são consideradas os principais poemas épicos da Grécia (aproximadamente 500 a.C). Para quem gosta desse tipo de assunto também existe o poema épico romano, Eneida, atribuído a Virgílio. Este conta sobre o ancestral de todos os romanos, o rei Eneias (um troiano que sobreviveu a guerra contra a Grécia e fugiu para a atual península itálica). Dizem que Eneida foi escrita para criar uma identidade para os romanos e desvinculá-los um pouco da cultura grega/helenística.[]

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.
    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 100% (18 votos)

    Nota