Índice de Capítulo

    Capítulo 42 – Uma calmaria

    Tradutor: Cybinho

    Foi aquele momento estranho, de final de ano e início de outro. Sempre houve tanta coisa amontoada nesses meses, e então, de repente, houve uma seca de eventos até a primavera. O tipo de calmaria no mundo, já que a maioria das pessoas parecia estar esperando a primavera.

    O Ano Novo foi um momento de reflexão e, ao refletir sobre as minhas escolhas ao longo do ano, posso dizer com segurança que não me arrependi de nenhuma. Principalmente a decisão de deixar a seita. Inferno, me transporte de volta no tempo, e eu farei tudo de novo.

    As coisas tinham sido boas para mim aqui. Especialmente, até agora, as pessoas. E as coisas que fizemos juntos.

    Sempre fui fã de festivais, mesmo que fossem aquela merda superfaturada de antes. Vagando por aí com um bando de amigos, falando merda e se divertindo? Conta comigo. E enquanto o Solstício acontecia na aldeia, todas as pessoas que puderam ser poupadas foram para Verdant Hill para o Ano Novo. Embora Hong Yaowu certamente pudesse dar uma festa, não era nada comparado ao que acontecerá em Verdant Hill.

    Você sabe, eu nunca gostei muito das comemorações de ano novo antes de ir a uma aqui. Os de antes tinham sido tão chatos para mim. Sente-se e observe a bola cair. Normalmente em casa, porque estava muito frio. Claro, houve algumas festas e outras coisas, mas nunca realmente pareceu um evento tanto quanto o Ano Novo Lunar.

    Ou talvez eu simplesmente não tivesse ido às festas certas. Eu certamente gostei do Ano Novo Lunar mais do que qualquer coisa que eu tivesse feito.

    Passamos a maior parte do tempo em uma névoa de zumbido ou comendo alguma coisa. O Élder Xian acabou ficando tão bêbado que começou a cantar a mesma música sobre a prostituta que Meiling cantava, com o braço em volta dos ombros de Bao. Meimei havia saído por vergonha, me arrastando junto com ela, conforme a cidade ficava cada vez mais turbulenta.

    Tínhamos visitado Tingfeng e Meihua, o último dos quais estava começando a mostrar a barriga crescendo pela gravidez. Ainda demoraria alguns meses. Ela deveria nascer na primavera.

    Também fechei alguns negócios e verifiquei o andamento de alguns comerciantes de vidro. A casa precisava de janelas adequadas. No momento, eu não tinha nenhuma, porque estava muito preocupado com a perda de calor na nova casa, e abria a porta se quisesse arejar tudo.

    Mas agora, com a primavera a caminho e os dias já começando a esquentar um pouco depois do Ano Novo Lunar, era hora de terminar tudo, junto com o resto das tarefas que me propus a fazer neste inverno.

    Paradoxalmente, havia mais trabalhos menores no inverno. Era um pouco surreal ensinar essas coisas a animais, mas eles aceitaram muito bem. Havia os reparos padrão, e a alimentação dos animais, mas sem nada para plantar, além de cuidar das Ervas Espirituais. Mas o que faltava na mão de obra era um aumento maciço no planejamento, agora que na verdade eu tinha algum tempo.

    Os campos precisavam ser separados, sementes consideradas e logística codificada. Deu muito trabalho decidir tudo. Eu vinha acompanhando meu consumo de alimentos e o de meus discípulos, para ver quanto poderia vender no ano seguinte e aproximadamente quanto poderia plantar. Além de pensar nas coisas de que precisaria no futuro.

    Era um trabalho chato, apesar de eu ter frequentado uma escola de verdade antes, e a logística nunca foi tão fácil. Era estressante, especialmente agora que eu tinha a garantia de ter outra boca para alimentar em Meiling. Eu nunca quis que ela passasse fome.

    E se eu não estava revisando constantemente meus números, estava trabalhando em outras coisas.

    Como cumprir minha promessa aos meus discípulos.

    Xxx

    “Agora, essas são todas as perguntas. Estão todos prontos?” O Grande Mestre de Bi De estava diante deles no início da sala, os braços atrás das costas. Eles haviam recebido um teste, não do corpo, mas da mente neste dia. Bi De se esforçaria para fazer o melhor. Todos eles fariam.

    Seu Grande Mestre havia falado a verdade: Ele tinha uma quantidade enorme de coisas para ensinar-lhes. Da leitura dos ideogramas que veiculam conhecimento, à “matemática” e à “ciência”. Era tudo, segundo o Mestre, básico.

    Mas foi difícil. O Grande Mestre era um professor calmo e paciente. Ele explicaria quantas vezes fosse necessário. Embora eles ainda tivessem dificuldade de se comunicar sem a irmã Ri Zu, ele sabia se eles estavam confusos ou não entendiam o material.

    Infelizmente, houve uma grande falta de compreensão da parte do irmão Chun Ke. Era irritante que ele ficasse tanto para trás, mas Bi De não disse uma palavra de repreensão ao irmão. Seu ferimento na cabeça ainda lhe causava dificuldade em alguns dias e, portanto, ele demorava mais para aprender. Sua energia ilimitada percorreu seu corpo e, quando forçado a ficar sentado por longos períodos, ele começou a ficar inquieto.

    Seu autocontrole estava faltando, mas se ele não tivesse sido repreendido pelo Mestre, como caberia a ele fazer o mesmo? Eles cultivaram estilos diferentes. O irmão Chun Ke exigia muito exercício e brincadeiras para atingir seu potencial e parecia ganhar um valor limitado pela meditação. Não que seu estilo o permitisse ficar parado por muito tempo. Era tão opressor para Chun Ke às vezes que o Mestre teve que mandá-lo para fora para dar voltas antes de voltar.

    Bi De tirou isso da cabeça e se concentrou nos números que recebera. Algo, no fundo de sua alma, disse a ele que os personagens que ele estava usando estavam errados. Era para ser uma linha horizontal com o solo, não era? Este foi direto para cima e para baixo. E as duas, duas linhas, e não esta forma estranha e inclinada? Ele não sabia como sabia disso, mas era um pensamento simples no fundo de sua cabeça.

    Ele o ignorou. Esta foi a profunda sabedoria do Grande Mestre. Era naturalmente superior a qualquer instinto que ele pudesse ter, porque vinha diretamente dele.

    Embora aquele mesmo instinto aparentemente admitisse que essa era uma maneira mais fácil de resolver os problemas que lhe haviam sido dados, especialmente quando organizado em uma das Formações de Matemática que ele tinha recebido.

    O pedaço de giz foi segurado em seu bico enquanto ele rapidamente completava os problemas que lhe eram apresentados. Embora sua lousa fosse pequena, o irmão Chun Ke tinha uma placa inteira de pedra para praticar e um pincel grande. Embora a irmã Pi Pa tivesse a destreza necessária para poder ter uma lousa pequena, ela também recebeu uma lousa maior, para que o irmão Chun Ke não ficasse de fora.

    Houve um respingo e Wa Shi bateu com as nadadeiras na água, parecendo presunçoso. Esta nova calha permitiu-lhe uma grande capacidade de manobra e permitiu-lhe também participar na lição. No início, o peixe pouco se importava com os ensinamentos do Grande Mestre, contente com sua sorte na vida. O Grande Mestre havia dito que lhe daria um pequeno pacote de comida para cada resposta correta.

    Agora, Wa Shi era seu aluno mais dedicado e habilidoso. O Mestre acenou com a cabeça para o peixe e foi examinar as respostas às suas perguntas. Bi De redobrou seus esforços.

    Quando Bi De concluiu sua tarefa, ele gritou para informar o Grande Mestre e esperou. Ele recebeu um aceno de cabeça e o Grande Mestre examinou suas respostas.

    No final, foi uma pontuação perfeita.

    “Bom trabalho, Bi De .” Seu Mestre complementou em silêncio, enquanto alimentava Wa Shi com a recompensa prometida. O glutaão comeu avidamente até se fartar.

    A próxima a terminar foi a irmã Tigu, que errou apenas uma única pergunta. Embora ele presumisse que isso poderia ter sido de propósito. Ela foi pega e colocada no colo do Mestre, para que eles pudessem rever o que ela havia feito de errado. Um mero erro de um número, algo facilmente corrigido. Mas ela permaneceu em seu lugar, ronronando contente depois que ela terminou.

    Finalmente, chegou a hora de Chun Ke e Pi Pa. O Javali estava nervoso, arrastando os pés, enquanto a irmã Pi Pa estava calma, esperando o julgamento.

    O Mestre olhou para eles, seu rosto contraído em uma carranca leve.

    “Pi Pa , você errou as mesmas respostas que Chun Ke .” Ele afirmou, e a porca ergueu a cabeça afetadamente. O olhar do Mestre não continha recriminações.

    “É bom ser leal, Pi Pa , mas prejudicar a si mesmo e se conter de nada serve aqui. Todo mundo aprende em seu próprio ritmo, e vou passar o tempo que for necessário com ele.”

    Pi Pa franziu a testa e olhou para o chão, envergonhado por sua trama ter sido descoberta. “Agora, vou pedir que você faça isso de novo, enquanto eu repasso as coisas com Chun Ke. Eu sei que você pode fazer melhor do que isso.”

    A porca acenou com a cabeça.

    O Mestre então sentou-se com seu discípulo mais lento, esfregando afetuosamente o topo de sua cabeça.

    “Tudo bem, você fez um bom trabalho aqui. Você tentou. Eu posso ver que você estava mostrando seu trabalho, o que é bom, nos ajuda a descobrir onde você errou… ”

    Bi De seguiu seu Mestre e sentou-se ao lado dele, para ver melhor como ele estava fazendo as correções.

    Como o Grande Mestre disse uma vez:

    Às vezes, aprendemos mais com o fracasso do que com o sucesso .’

    Ele se esforçaria para colocar esse ditado em prática.

    AVALIE ESTE CONTEÚDO
    Avaliação: 100% (1 votos)

    Regras dos Comentários:

    • ‣ Seja respeitoso e gentil com os outros leitores.
    • ‣ Evite spoilers do capítulo ou da história.
    • ‣ Comentários ofensivos serão removidos.

    Nota