Capítulo 59 - Uma abelha
Capítulo 59 – Uma abelha
Tradutor: Cybinho
Bi De estava à frente dos discípulos. Seu semblante estava calmo e seu Qi estava imóvel como um lago. Os outros, exceto Wa Shi, que desaparecera para lugares desconhecidos, foram chamados à reunião. Ele supôs que isso era bastante apropriado. Wa Shi provavelmente seria mais um obstáculo do que uma ajuda nessa tarefa.
De fato. Uma tarefa. Uma missão, um encargo, uma diretiva do Grande Mestre! Um dado a ele esta manhã. Bi De ficou radiante com a confiança e a ordem. Então ele deu a ordem de reunir os discípulos. O irmão Chun Ke estava cantarolando feliz, sua Pi Pa ao lado dele e encostado em seu corpo.
A irmã Ri Zu estava na cabeceira da mesa, examinando os pergaminhos que recebera do Sábio da Cura, seus pequenos bigodes se contraíram, e ela acenou para si mesma ocasionalmente. 1
Eles estavam apenas esperando mais uma chegada.
Eles não tiveram que esperar muito. Tigu entrou no prédio, parecendo irritada e desgrenhada. Ela bufou na assembléia, mas foi para o seu lugar, à direita de Bi De. Não na cabeceira da mesa, pois essa era a posição do Primeiro Discípulo, mas ela havia exigido um lugar de honra. Ninguém havia tentado desafiá-la por isso. Ri Zu foi à esquerda, e Pi Pa e Chun Ke não se importaram. Wa Shi ficou o mais longe possível do gato.
‘Agradecemos a sua presença’ Bi De cumprimentou-a e acenou com a cabeça para o gato. Ela provavelmente estava treinando com aquela… Cai Xiulan. O gato acenou de volta relutantemente.
Bi De não sabia o que pensar da mulher humana. Ela desejava aprender os ensinamentos do Mestre, mas sempre parecia tão tensa quando estava meditando. Seus músculos estavam contraídos e, embora ela estivesse empurrando seu Qi para o chão, a Terra categoricamente ignorou suas ofertas. Ele deduziu que ela estava sendo muito enérgica e não deliberada o suficiente em suas tentativas. Ela estava tentando ir rápido demais e, portanto, a terra a estava ignorando.
Ela tinha a capacidade de admitir que podia estar errado, no entanto. Ele a aconselhou a diminuir o ritmo e refletir adequadamente. Ela havia levado seu ensinamento a sério, e desviou sua atenção de infusões tão fortes e rápidas.
Então ela começou a trocar dicas com Tigu. No início, ele estava preocupado com as intenções dela. Mesmo assim, Xiulan provou que a confiança do Grande Mestre nela estava correta. Seus golpes foram castigando o gato, mas não foram duros. Tigu se recusou a chamar a mulher de irmã mais velha, mas era isso que ela era. Bi De assistiu, mas deixou-os sozinhos. Se ele trocou dicas demais com eles, ele pode retardar seu crescimento! Isso era inaceitável.
Quando Tigu se acomodou e começou a limpar sua pata, ela gesticulou para a irmã Ri Zu começar.
‘O Senhor deu-nos um pedido-ordem ‘ ela guinchou. Os olhos de Tigu se aguçaram imediatamente com as palavras, e ela se endireitou, parando de se arrumar.
‘Nós, os discípulos de Fa Ram, recebemos a tarefa de encontrar uma criatura para o Senhor e para o Mestre Sábio. ”
Ri Zu foi até o pedaço de ardósia do irmão Chun Ke, colocado de lado, e pegou a grande laje com força. Isso a diminuiu totalmente. Ela se esforçou ligeiramente com o peso, mas revelou seu conteúdo para o resto dos discípulos perseguirem.
Sobre ele estava um inseto listrado, várias vistas da criatura. Ele tinha dois pares de asas e uma língua comprida. Atrás dele estava uma arma, uma adaga, muito grande para o tamanho de seu corpo.
‘Isto é uma abelha.‘ Ri Zu declarou, apoiando a lousa e certificando-se de que ela não cairia.
Era uma criatura com a qual ele estava um pouco familiarizado. A princípio, ele os matou por ousar cear 2 nas plantas do Grande Mestre, mas foi castigado por essa ação. As coisas zumbindo eram aparentemente necessárias para o funcionamento de Fa Ram. A polinização era um assunto fascinante. Aquele que revelou as semelhanças entre plantas e animais.
‘Este inseto vive em grandes comunidades, de cem a dez mil. Eles são uma criatura industriosa, criando grandes colméias cheias de mel e cera. Estes são de grande valor tanto para o Mestre quanto para a Senhora. No entanto, não é o mel ou a cera que fomos incumbidos de encontrar e buscar.
Ri Zu fez uma pausa.
– Encontraremos uma rainha. – Ela apontou para um dos outros desenhos, de um indivíduo maior. ‘Deste aqui, todos os menores desovam, e assim eles vão e criam mel e cera. Se capturarmos esta rainha, devemos devolvê-la ao Mestre. ‘
O irmão Chun Ke pensou inquisitivamente.
Ri Zu acenou com a cabeça. – O Senhor construiu muitas casas para eles. As caixas brancas. Em troca de sua proteção, ele cobrará uma taxa de colheita de uma parte do mel e da cera.
Chun Ke considerou isso e acenou com a cabeça. Ele ficaria feliz em se juntar à busca por eles.
– Agora, aprenderemos sobre nossa presa. Você vê, observa esta longa adaga? Ele secreta um veneno, mas o efeito mais fascinante é aquele que pica, arranca! Os olhos da irmã Ri Zu estavam arregalados e fascinados, enquanto ela apontava para outro desenho, este dos órgãos distendidos do inseto. “Eles perecem-morrem depois desse ato, mas é muito interessante! Eles dão suas vidas pela colmeia e pela rainha, de modo que seus próprios corpos exemplificam esta devoção – !”
‘Eles são bestas espirituais? ‘ Tigu interrompeu, entediada. Ri Zu fez uma pausa.
– Não, eles são insetos mortais normais … – começou o ratinho, parecendo abatido.
– Então não temos motivo para ouvir falar de suas armas. O que eles devem fazer, ricochetear em nossa pele agressivamente? – zombou o gato. “Chega disso. Vamos começar uma busca por essas ‘rainhas’. Quão pretensioso, reivindicar-se rainha, quando o Mestre existe! Se ele não os desejasse vivos, eu lhe traria cinquenta cabeças por sua arrogância!’ Ela ergueu o nariz no ar e convocou suas lâminas de Qi.
Ri Zu franziu a testa para o gato. Tigu percebeu o brilho.
– Ah, finalmente cresceu um pouco de espinha, não foi? Devemos trocar dicas? Vou lhe dar o primeiro golpe, irmãzinha. ‘
Os olhos de Tigu estavam arregalados de alegria predatória quando ela encontrou a carranca de Ri Zu. O brilho se manteve por um momento, antes que o rato olhasse para baixo e para longe. Bi De franziu a testa com a atenção
– Este achava que sim.‘ o gato sorriu. ‘ Não tema, você não precisa se preocupar com esta tarefa. EsteaTigu reunirá cem dessas rainhas, antes que o resto de vocês reúna apenas uma! O Mestre ficará muito satisfeito comigo! ‘
Com isso, Tigu saiu, varrendo avidamente para fora da sala com o rabo erguido. Bi De suspirou, enquanto a observava ir embora.
Ri Zu olhou furioso para a porta para onde o gato havia se retirado.
‘…Ri Zu vai envenená-la um dia.‘ O rato declarou. – Então, trocaremos dicas e veremos quem se diverte. ‘
O galo deu uma risadinha divertida. Na verdade, esta discípula seguiu sua mestre. Provavelmente Tigu aprenderia uma lição muito, muito desagradável no futuro. Ele fez uma pausa e tentou pensar em algumas palavras de encorajamento para o ratinho.
Ri Zu olhou para a lousa e suspirou, abatido. Parecia que ela estava prestes a colocá-lo de volta no lugar, quando o irmão Chun Ke piscou novamente. Ele estava sentado como quando o Grande Mestre deu aulas.
‘Você deseja ouvir-aprender mais?’ Ri Zu perguntou esperançosamente. O irmão Chun Ke piscou novamente, balançando-se de um lado para o outro.
‘A-ah! Bem, ahem! ‘Ri Zu se ergueu mais uma vez, e parte de sua empolgação voltou. ‘ Vamos falar sobre as qualidades medicinais do mel e o habitat da abelha!’ ‘
Bi De trocou um olhar com Pi Pa. Em seus olhos não havia nada além de contentamento, enquanto ela se inclinava mais para o lado de seu Chun Ke. Bi De entendia seu afeto. O coração de seu irmão Chun Ke era um tesouro que ultrapassava o céu.
Na verdade, se Bi De fosse uma galinha, ele gostaria de ter conhecido um Chun Ke. Em vez disso, ele ficaria contente com a amizade deles. Verdadeiramente, ele foi abençoado por ter seu apoio e perdão por ter magoado o irmão Chun Ke.
Bi De se acomodou para ouvir o entusiasmo devolvido pela irmã Ri Zu. Ela saltou e seus bigodes se contraíram quando ela apontou para diferentes partes do inseto, explicando como ele voava e onde gostava de se enterrar no solo ou construir sobre as árvores.
A aula dela durou talvez mais uma hora, e então eles terminaram.
‘ Isso conclui o conhecimento de Ri Zu sobre a abelha! Devemos ir e procurá-los agora! ‘ Ri Zu gritou animadamente, acenando com as mãozinhas. O irmão Chun Ke cutucou-a afetuosamente com o nariz, e Ri Zu o empurrou para trás, aninhando-se nele. Ela parecia prestes a pular em suas costas quando Bi De chamou sua atenção, tossindo levemente.
Os olhos de Ri Zu se arregalaram. Chun Ke deu-lhe um pequeno empurrão.
‘ Ah, Ri Zu estará viajando com o Primeiro Discípulo – ah, irmão Bi De ?”
Bi De assentiu, feliz com o uso de seu nome. Ela ocupou seu lugar nas costas dele, e o resto dos discípulos saíram de casa juntos.
Eles prestaram homenagem ao Sábio da Cura, em seu jardim de ervas. Eles passaram pelo Grande Mestre, que estava separando a semente de arroz com o discípulo Gou Ren e a discípula Xiulan. Ele estava apontando para a água e refletindo sobre como o sal tornava a densidade da água diferente, o que permitia que o arroz flutuasse ou afundasse.
Ele observou as bolas estranhas e fofas, e o puxador do arado, enquanto comiam a grama, contentes com sua sorte na vida.
Foi mais um dia maravilhoso nesta terra abençoada. O sol estava alto no céu. O vento, lindo e quente. A terra, saudável e saudável. Ele acenou com a cabeça para a irmã Pi Pa e o irmão Chun Ke enquanto se separavam dele e da irmã Ri Zu, cobrindo mais terreno em dois grupos, em vez de um. Ele ficou desapontado por não ter mais sua companhia, mas a tarefa do Grande Mestre era absoluta.
Isso não quer dizer que ele não pudesse se divertir ao completar esta tarefa. O Qi da irmã Ri Zu, quase distraidamente, foi para os lugares onde as impurezas do perverso Chow Ji antes se acumulavam, agora apenas cicatrizes. Eles ainda doíam ocasionalmente, ou doíam um pouco quando ele se movia rápido demais, mas haviam se curado bem. Melhor do que as feridas do pobre irmão Chun Ke.
O Qi circulou em seu corpo e ele conheceu a paz.
Eles entraram na floresta e começaram sua busca. Seus olhos eram afiados e o nariz de Ri Zu era mais afiado. Nenhuma abelha iria evitá-los.
Eles vagaram pela floresta juntos, simplesmente desfrutando da companhia um do outro.
“Salgueiro, reduz a inflamação e as dores nas articulações. ‘Ri Zu falou, listando outro fato medicinal sobre algo na floresta. Bi De memorizou seu conhecimento conquistado a duras penas. Ele notou tudo o que ela apontou, sua excitação contagiante. Eles colheram pequenos pedaços aqui, pequenos pedaços ali, para ajudar a construir a sala de remédios do Sábio da Cura.
Enquanto caminhavam, observavam os botões, os novos brotos e as flores da primavera. A maravilha e generosidade da primavera.
Bi De alisou a pequena Ri Zu e ela deu uma risadinha.
A caminhada foi lenta. O Grande Mestre não estava com pressa. Eles vagaram por toda a terra, bebendo em sua atmosfera sublime. Ele permitiu que seus caprichos os guiassem, ocasionalmente pulando nas árvores para ver melhor ou se abaixando para inspecionar algo que a irmã Ri Zu apontava.
Sua paciência foi recompensada. Zumbindo em torno de uma flor havia uma abelha. Uma grande abelha. Ela tinha uma aparência esfarrapada e seu vôo era pesado e difícil. Se os desenhos de Ri Zu estivessem certos… uma abelha rainha, mas sem colmeia. Uma que estava danificada e machucada, mas ainda parecia vital o suficiente, tentando reunir mais materiais e refazer sua colmeia. Que admirável. Um encontro fortuito.
Com um bico que poderia rasgar o aço e rasgar os homens membro por membro, ele arrancou a abelha do ar. Tão gentil foi seu aperto, e tão sublime foi seu controle, que o inseto nem percebeu que ela foi pega, apesar de ser segurado com força.
Eles poderiam sair e procurar por mais… mas Bi De decidiu que se seu Grande Mestre precisasse de mais abelhas, ele poderia comandá-lo novamente amanhã. Ele faria esse dever de bom grado.
========================
Eu estava cantarolando para mim mesmo enquanto montava as colmeias. Você não podia simplesmente enfiar uma abelha ali e esperar que ela fizesse o que você queria, como tudo o mais em uma fazenda, um pouco de trabalho de preparação era necessário primeiro. Nesse caso, colocar um pouco de cera ao longo das molduras, para que as abelhas saibam onde construir. Foi uma tarefa simples e rápida e fácil de concluir. Coloquei as colmeias de volta em minha velha cabana e na floresta onde Big D lutou com a raposa.
Deve ser longe o suficiente da casa, para que eles não fiquem zumbindo muito perto das janelas. As abelhas foram úteis, mas se você já foi a um apiário, sabe que elas estão em qualquer lugar .
Então, tudo o que restou depois disso foi encontrar as abelhas. Ou mais precisamente, a abelha. Eu já tinha visto algo que parecia um pouco com uma abelha antes, e talvez algumas abelhas. Para as abelhas osmia 3, eu realmente havia construído para elas seu próprio pequeno “hotel”. As abelhas solitárias poderiam usá-los, pois não criavam colmeias, mas trabalhavam sozinhas, cumprindo seu dever.
Eu ainda tinha algumas pequenas ideias e planos para bambu. Nada útil, exceto talvez para usar como canudo, mas perfeito para isso. Perfure o centro e construa um recipiente para segurá-los com um pequeno telhado para evitar a chuva. Coloque-o de frente para o sol da manhã e você terá um hotel abelha solitário!
Nada mal, por uns cinco minutos de trabalho. Claro, elas não me fariam mel, mas você deve sempre fazer algo de bom para as abelhas nativas. Elas são boas para o meio ambiente.
Eu estava examinando minha obra quando ouvi um estalo atrás de mim.
Virando, vi Big D e Rizzo, ambos parecendo satisfeitos. Ele tinha uma abelha na boca. Uma abelha rainha. Ela estava apenas sentada lá, nem mesmo lutando, olhando para o mundo
…Eu disse esta manhã para ficarmos de olho em quaisquer abelhas, para que pudéssemos começar nas colmeias. Bem, quem sou eu para desconsiderar a iniciativa deles?
Eu ri.
“Bom trabalho, Big D, Rizzo.” Eu complementei, estendendo a mão para dar um tapinha em ambos. Era um pouco estranho, eles eram gente… mas gostavam de carinho na cabeça. Bem, Rizzo os tolerou. Ela era a única delas que não era tão afetuosa comigo, mas eu não me importei. Ela era uma boa menina, e se ela não gostasse de esfregar a cabeça, eu não forçaria o assunto.
Ficamos sentados em silêncio por um momento, enquanto eu apenas olhava para as colmeias, imaginando todas as abelhas zumbindo.
Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.