Capítulo 222 - Filho de um fazendeiro
Capítulo 222 – Filho de um fazendeiro
Tradutor: Cybinho
Xiulan observou enquanto Xianghua se dirigia aos anciãos, com o rosto severo. Ela havia se recuperado bem da turbulência em que estivera e, mais uma vez, estava pronta para enfrentar o mundo.
Eles passaram uma semana na seita Lago Nebuloso, lutando com os discípulos e permitindo que Xianghua consolidasse seu domínio sobre as coisas. Mas agora, eles estavam prontos para seguir em frente. Ir em direção à própria seita de Xiulan.
“Em breve estaremos nos reunindo em força. Continuarei com nossos aliados, pois minha presença é necessária”, Xianghua instruiu os discípulos reunidos da Seita Lago Nebuloso.
“Sim, Mestre da Seita!”
“Bom. O Élder Bingwen fala com a minha voz até que estejamos juntos novamente.”
O homem mais velho parecia não ter dormido muito. Xianghua permitiu que ele visse o conteúdo do cristal – outra jogada ousada que parecia ter funcionado, porque depois de uma longa noite em comunhão com ele, ele parecia apoiar completamente os planos de Xianghua.
“Seu humilde servo ouve e obedece, Mestre da Seita!”
“Agora! Vamos partir!” Xianghua comandou.
Eles então partiram em jangadas na névoa.
============================
Dois dias de viagem depois, estavam de novo numa taberna, longe dos mosquitos e dos juncos.
Para variar, tinha sido uma jornada normal, e Xiulan estava ansiosa por uma bebida e um pouco de comida quente. Ela continuou a esperar por isso quando seu grupo entrou, embora tenha sentido alguma preocupação ao notar alguns cultivadores da Seita Folha de Jade já sentados e o aviso assustadoramente preciso de Jin sobre batalhas de cultivadores em restaurantes veio à sua mente. Eles observaram o grupo de Xiulan cautelosamente quando entraram, mas não fizeram nenhuma tentativa de iniciar uma altercação.
Tudo parecia que ficaria quieto—
“Todos! Ouça!” Tigu gritou da frente da taverna. Sua voz era alta e impunha respeito enquanto ela permanecia ali com as mãos nos quadris.
Houve um silêncio instantâneo. O homem no balcão parecia um pouco preocupado.
“Tigu-?” Xiulan começou, antes de perceber que dia era e suspirou. Ela começou a massagear a ponta do nariz.
Os penetrantes olhos amarelos de Tigu percorriam os patronos, mortais e cultivadores. “Aham! Agora que tenho sua atenção, tenho um anúncio a fazer”, declarou ela. “Hoje, meu irmãozinho está com cem dias! Permita-me pagar bebidas a todos vocês em comemoração a este grande marco. Peço apenas suas orações para que o nome dele seja Kai!”
O clima do bar mudou instantaneamente de cauteloso para otimista. Então um patrono, já um pouco bêbado, aplaudiu. “Mil bênçãos para Kai!” ela murmurou.
Tigu sorriu, abrindo a boca para elogiar a mulher, quando Yin falou. “E eu pago uma bebida se você rezar para que o nome dele seja Shandan,” a mulher disse. Ela sorriu brilhantemente, e Xiulan sabia que pelo menos metade dos homens se apaixonaram instantaneamente.
“Três vivas para o irmãozinho Shandan!” eles berraram.
Xiulan viu Yin murmurar ‘estou ganhando a aposta’ para a garota mais baixa. Os olhos de Tigu se arregalaram e ela parecia prestes a cuspir sangue pela traição imunda de sua companheira.
“O que?! Irmãzinha, você se atreve? Você está cortejando a morte!” Tigu rosnou. “Homem bonito! Você concorda que Kai é o melhor nome, certo?”
Ela virou os olhos suplicantes para Tie Delun. Ele cedeu instantaneamente e Xiulan suspirou.
“Eu culpo você por isso”, disse Xiulan a Trapos.
“Eu não pensei que ela realmente faria isso”, o homem se defendeu. “Foi uma piada!”
Xiulan olhou para ele.
“Ok, eu pensei totalmente que ela faria isso ,” ele admitiu, parecendo esquivo.
Xiulan suspirou quando o bar mergulhou no caos. Xianghua, para sua surpresa, optou por ficar de fora hoje. Em vez disso, sua amiga apenas olhou, divertida e balançando a cabeça.
Ela parecia estar se sentindo melhor, pelo menos.
“… então, no que você está apostando?” Xiulan perguntou a sua amiga.
“É um segredo!” Xianghua declarou. E claramente, tanto quanto ela estava preocupada, isso era o fim.
==================================
No Passado, pelo menos de onde eu era, nomear seu filho era tão simples quanto colocar um nome em um pedaço de papel. Feito logo após o nascimento e mantido em um certificado.
Aqui, as coisas estavam um pouco mais complicadas.
“Realmente? Você apenas assina um pedaço de papel e é isso?” Meimei me perguntou enquanto eu colocava a mão na água fervente para tirar outro conjunto de ovos cozidos.
A cozinha ainda estava um pouco “em construção”. Tivemos que expandi-lo muito para caber na quantidade de comida que fazíamos – eu construí para uma família de quatro, não quatorze. As áreas de preparação e armazenamento tiveram que triplicar de tamanho.
“Sim. É isso.” Eu respondi, transferindo-os para a tintura de raiz de garança vermelha. Os outros tirei e coloquei na pia. Os canos e um cristal d’água tornavam a sala do rio um pouco supérflua, agora que podíamos fazer tudo dentro de casa, mas eu tinha aprendido a gostar muito do lugar – e trancar Washy fora de casa seria apenas rude neste momento.
“Não parece importante o suficiente,” ela respondeu, franzindo a testa. “Dar nome ao seu filho não é motivo de comemoração?”
“É em conjunto com o nascimento, principalmente.” Eu realmente não gostava muito de falar sobre o Passado ainda, mas Meimei havia perguntado sobre o costume, então fiz o possível para responder. “Honestamente, assim é melhor. Mais divertido, no mínimo.”
Meimei riu. “Sim, a cerimônia de Jinhai foi bem divertida, não foi?”
Já havíamos ido à cerimônia de nomeação do filho de Meihua — aquele que ela e Tingfeng haviam batizado em minha homenagem. Honestamente, apesar de tudo o que supostamente era sobre a criança, uma criança de 100 dias ainda não fazia muito além de ficar sentada e babar, então a coisa toda era mais sobre ficar bêbado com seus amigos e familiares.
Eu ri quando me lembrei de Tingfeng ficando absolutamente bêbado. Peguei um maço de gengibre e coloquei de lado, antes de franzir a testa para ele. “Sabe… isso tem me incomodado um pouco. Eu sei que os ovos provavelmente simbolizam nascimento e renovação, mas para que serve o gengibre?”
“O gengibre deve completar o rejuvenescimento da mãe com o Qi ardente”, respondeu Meimei.
“Eu diria que você tem estado bastante fogosa por um tempo, amor,” eu observei, batendo nela com meu quadril. Muito fogosa. Não que eu estivesse reclamando. Ser emboscado por minha esposa amorosa depois que ela sugeriu uma caminhada na floresta foi muito bom. “Eu não acho que poderia lidar com você se você ficar mais picante.”
Meiling olhou de soslaio para mim e fez uma voz grave e adequada de bandida. “Oh, mas havia uma flor tão bonita andando por aí. Eu só tinha que arrancá-la.”
“ Kaaaaaa,” eu brinquei em uma voz estridente. “Minha virtude está em perigo. Ajuda. Ajuda.”
Seu nariz enrugou graciosamente enquanto ela ria e batia seu quadril de volta no meu.
Trabalhamos em silêncio por mais alguns momentos, antes de Meiling falar novamente.
“Você está bem com o nome?” ela sussurrou. “Se você quer algo mais parecido com o outro lugar usa…”
“O nome é perfeito,” eu disse. “Além disso, se fizéssemos algo do Passado, soaria estranho.”
“Yuehan parece muito bom, e não tão estranho assim.”
Eu ri com a mutilação que seu sotaque infligiu a John. Não era como se eu pudesse falar, no entanto. Sem as memórias de Rou eu teria sido ainda pior. “Dar ao nosso filho o nome do seu músico favorito?”
Foi meio engraçado que uma das primeiras palavras que ela aprendeu em inglês foi a letra de uma música de John Denver. Nós realmente não usamos tanto assim, no entanto. Afinal, eu era a única pessoa que conhecia o idioma, o que o tornava bastante inútil.
“Ele faz boas canções,” ela disse defensivamente.
“Quero dizer, sim, ele tem, mas dar o nome dele ao nosso filho…?”
“Foi apenas uma ideia. Não vou mudar as coisas no último minuto!”
Continuamos nossa discussão despreocupada sobre nomes até terminarmos.
==================================
Nós empacotamos o Pequeno D e fizemos uma boa corrida para Hong Yaowu. Chunky puxou a carroça com Bowu, Noodle e Washy sentados nela, enquanto o resto de nós corria.
Era estranho como parecia mundano. O pequeno D parecia realmente gostar disso, rindo durante a maior parte da viagem enquanto saltava nas minhas costas.
Hong Yaowu já estava bombeando quando chegamos lá. Gou foi na frente para ajudar a preparar tudo e pude ver o Lorde Magistrado e Lady Wu já sentados na mesa principal, conversando com o Sogrão e Tio Che.
Uma celebração inteira e um oficial na nomeação de seu filho. Nenhuma pressão, certo?
A primeira coisa que fizemos foi prestar homenagem aos ancestrais de Meiling. Normalmente, teríamos feito isso no santuário da minha família… mas a família Rou ainda não tinha nada parecido. Então, em vez disso, voltamos para a casa de minha esposa, para que nosso filho pudesse ser vigiado pelos espíritos de seus ancestrais ao receber seu nome.
E então ele foi colocado em um assento na mesa principal. Nosso menino parecia um pouco confuso, mas principalmente parecia feliz por estar lá enquanto olhava em volta, vestido com suas tradicionais roupas vermelhas. Prestamos nossas homenagens ao Sogro seguido pelo Lorde Magistrado, que então pigarreou.
“Você está pronto para começar?” ele perguntou.
Tudo o que eu realmente podia fazer era acenar com a cabeça.
O Lorde Magistrado limpou a garganta e começou a oficiar. Normalmente seria um funcionário menor… mas como meu professor, o Lorde Magistrado perguntou se ele poderia realizar esta parte da cerimônia.
“Todos presentes! Peço seu silêncio, pois vamos começar!” Sua voz interrompeu toda a conversa restante.
“No décimo sétimo dia do Mês do Cavalo, testemunhamos a nomeação do filho primogênito da Casa Rou! O escriba Xian deve registrar este assunto para os tribunais!”
“Rou Jin! Patriarca da Casa Rou! Diga a este servo do imperador, qual é o nome que deve ser dado a este menino?” ele perguntou, sua voz clara e carregada com uma facilidade invejável.
Eu respirei um pouco. No final… decidimos seguir a sugestão de Chunky. Era um pouco exagerado, mas era um bom nome.
“O nome de meu filho será Rou Zhuye; escrito com os caracteres de vermelho e folha.”
“Um nome que fala da beleza da natureza é muito auspicioso; comparando o tempo de abundância na colheita”, declarou o Lorde Magistrado. “Então será conhecido! No décimo sétimo dia do Mês do Cavalo, o filho da Casa Rou recebeu o nome de Zhuye de seu pai. Que sua vida seja longa e próspera. Que os céus abençoem seu caminho e que ele seja vigiado por todos os seus ancestrais!”
“Que ele seja vigiado por todos os seus ancestrais!” o povo de Hong Yaowu entoou.
Então Hu Li deu um passo à frente com uma faca. Normalmente, sua avó faria isso… mas a mãe de Gou Ren era a coisa mais próxima que ele tinha. Com dedos delicados, ela raspou a cabeça dele – para cortar o cabelo crescido no útero e dar a ele um novo começo.
E com isso… quase acabou. Seu nome seria registrado em Hong Yaowu e na Colina Verdejante.
Todo o resto? Bem, essa foi uma grande festa. Fiquei com Meiling ao meu lado enquanto o Lorde Magistrado se virava para nós.
“Estudante, posso ter a honra de ser o primeiro a cumprimentar seu filho?”
“Por favor,” eu respondi, me curvando.
O Lorde Magistrado sorriu para meu filho, meu Zhuye, enquanto ele se aproximava. Ele colocou um envelope vermelho diante de si e juntou as mãos em uma saudação tradicional.
“É um prazer conhecê-lo, Rou Zhuye. Que você me dê menos problemas do que seu pai.” Ele piscou e meu filho riu.
Eu bufei de diversão, enquanto Meimei ria.
Então, a barragem se rompeu. Uma a uma, as pessoas se aproximaram para cumprimentar o menino recém-nomeado e deixar um presentinho, embrulhado em um envelope.
Fui buscar algumas bebidas para nós e apenas observei as coisas. Havia um limite de novos estímulos que uma criança poderia receber, e eu e Mei estávamos esperando que ele começasse a se agitar…
Meimei de repente franziu a testa.
“Algo está vindo.” Ela disse, farejando o ar. “Cheira a… ah. Então ela estava acordada.”
“’Estava acordada…?” Eu perguntei, mas fui interrompido quando o zumbido baixo de insetos que sempre estava presente no campo começou a ficar mais alto, e uma nuvem negra apareceu no horizonte.
“Vajra,” Meimei respondeu enquanto milhares de abelhas se aproximavam de nós. A princípio, parecia apenas um enxame normal de abelhas, embora grande. Cerrei o punho, pronto para qualquer coisa – até que vi que eles carregavam tapeçarias tecidas com capim e pedaços de mel.
As pessoas ficaram boquiabertas quando a missa desceu – e as tapeçarias e o mel foram colocados ao lado dos envelopes. Uma coroa de flores foi gentilmente colocada na cabeça do meu filho. E uma pilha de alguma coisa foi colocada a seus pés… espera, eram aquelas cabeças de mosquito?!
As abelhas formaram fileiras do exército. Posto após posto, como linhas de infantaria. E na cabeça, cercada por abelhas iridescentes de duas polegadas de comprimento, estava uma rainha. Uma rainha, que pousou e começou a mexer a bunda como se sua vida dependesse disso.
O som de asas zumbindo surgiu, na mesma cadência de “Presto meus respeitos a Rou Zhuye”.
Eu apenas olhei . “Mas… mas ela foi pega no banho ontem à noite. De novo.”
“Sim.” disse Meimei.
O Lorde Magistrado também estava apenas olhando para este novo desenvolvimento. Ele suspirou e olhou para o meu filho.
“Isso não foi um desafio, jovem.”
Ao que Zhuye apenas riu e acenou com os braços.

Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.