Capítulo 310 – Formatura e Cerimônia de premiação (Parte I)
A formatura da primeira turma do Centro Educacional Pequena Luz não foi uma grande festa, já que o público-alvo era composto pelos jovens e seus familiares. O evento assumiu um caráter mais de celebração comunitária e foi marcado para o final da 1ª semana do 15º mês (evitando assim uma espera prolongada que pudesse atrapalhar aqueles que trabalhavam no preparo da terra para o plantio), sendo realizado na sede local da facção DragonSeal.
O local escolhido foi uma decisão bastante acertada, pois, apesar de ser um edifício sólido e de aparência imponente, a sede da facção tinha um design funcional e fluido, refletindo mais praticidade do que luxo. Era um centro administrativo adulto, mas que ainda transbordava vida com os membros da facção transitando para pegar missões ou comprar bebidas em suas áreas abertas.
A confraternização em si ocorreria no 2º andar, proporcionando um espaço mais reservado para os formandos, mas ainda permitindo uma vista ocasional de curiosos ou membros da facção que circulavam nos andares inferiores. Afinal, querendo ou não, o centro de ensino era invariavelmente uma das faces públicas não apenas da facção, mas da própria governança compartilhada do casal vigente.
No dia marcado, Alexander e Diana estavam entre os primeiros dos participantes a chegar. Não para organizar ou controlar os preparativos (havia pessoas encarregadas disso), mas para repassar juntos a programação do evento.
Com o passar do tempo, alunos, familiares, instrutores profissionais e professores foram chegando, individualmente ou em grupos, preenchendo gradualmente o espaço. Com a quantidade de alunos no último ano, havia facilmente mais de 200 pessoas presentes para vê-los receber as congratulações.
Era um número considerável, porém o prédio contava com uma estrutura adequada, de modo que a circulação manteve-se fluida pelos corredores largos, enquanto no ar persistia uma sensação quase palpável de disciplina e poder contido, amplificada pela presença do casal regente.
O evento seguiu o modelo de um grande banquete medieval: a mesa principal foi ocupada principalmente pelo casal e por aqueles que Diana escolhera, enquanto as demais mesas, dispostas em volta, foram preenchidas por ordem de chegada.
Quando todos os membros haviam chegado, por volta do meio-dia, o banquete teve início e a comida começou a ser servida. No entanto, ninguém tocou na refeição; Alexander havia se levantado para discursar.
— Todos vocês me conhecem, nem que seja de vista ou por me ouvir falar, e sabem que eu não costumo me alongar em discursos — declarou o dragonoid, com uma autoridade soberana e irrefutável, acentuada pela presença discreta dos guardas e pelo silêncio reverente que se instaura quando ele fala. — Por isso serei direto: hoje declaro, perante todos os presentes, que eu estou verdadeiramente satisfeito, pois cada aluno deste último ano se esforçou ao ponto de ser reconhecido por seus mentores e professores como dedicado e merecedor.
Assim que o anfitrião se sentou, concedendo-lhes a vez de se manifestar, muitos dos presentes começaram a demonstrar afeto e congratulações pelos próprios filhos, enchendo o ambiente de amor e fraternidade. Para alguns, aquela tinha sido uma boa oportunidade; para outros, tinha sido “a oportunidade” da família inteira para um futuro melhor.
— Embora eu compreenda como ninguém a felicidade de proporcionar uma vida melhor a quem amamos, preciso interromper o momento — disse Diana, erguendo-se e indicando a área central aberta que servia como um ponto focal, onde Alexander costumava discursar e comandar assembleias. Naquele instante, via-se pessoas acompanhando a celebração. — Não se dediquem pelos outros ou por status, mas por vocês e suas famílias… E esforços como os de vocês merecem recompensas à altura para marcar essa conquista.
— Em nome da minha família e da facção DragonSeal, cada formando receberá acesso nível II à Biblioteca Selo do Dragão, até segunda ordem, para que possam continuar o seu aperfeiçoamento, se assim desejarem; e um item de grau único, adequado à sua respectiva área — anunciou a Demi, sentando-se antes de concluir: — Não se acanhem… Comam e bebam enquanto ainda está fresco. Haverá tempo para congratulações e para perseguir seus sonhos depois.
Ao sinal de autorização dela, vários convidados se serviram sem reservas da comida, cujo aroma era irresistível; no entanto, alguns permaneceram pensativos. Podia não parecer, mas o acesso de nível II à Biblioteca Selo do Dragão era algo extraordinário para quem buscava aperfeiçoamento avançado.
Conforme Alexander havia estruturado o sistema de acesso, todos os residentes oficiais do território tinham acesso básico à biblioteca, embora este se limitasse principalmente à teoria. O verdadeiro diferencial começava a partir do Nível I, concedido a todos os estudantes regulares.
O ponto crucial era que o sistema vigente na Biblioteca Selo do Dragão possuía um viés não beligerante, onde feitiços e conhecimentos ofensivos eram classificados um nível acima do seu próprio Tier. Por exemplo: todos os alunos tinham acesso a feitiços e conhecimentos de cura e/ou suporte do Tier I, mas apenas lhes era dado acesso ao nível básico das vertentes ofensivas.
Dessa forma, o acesso Nível II não apenas permitia o estudo de feitiços de suporte mais avançados, como também o acesso a conhecimentos, feitiços e habilidades ofensivas de Tier I, considerados o início da especialização em suas respectivas áreas e afinidades elementais.
Após conceder tempo suficiente para comer, beber e refletir, Alexander tilintou a taça com uma das garras e começou a congratular publicamente os especialistas que atuavam como mentores profissionais. Eles não eram necessariamente seus funcionários diretos, nem professores do centro de ensino, mas mereciam e haviam conquistado seu reconhecimento.
Por fim, o dragonoid ergueu-se e declarou: — Alegra-me que o esforço de todos neste ano tenha sido louvável, mas, como um dos anfitriões e idealizadores, ainda preciso premiar devidamente os resultados. Por isso, daremos início agora a uma cerimônia de premiação para os que mais se destacaram entre os formandos.
Ao ouvirem tal declaração, alunos e familiares agitaram-se nas cadeiras, visivelmente ansiosos. Ali, aquele prêmio não seria apenas material; ele seria o reconhecimento público do potencial dos premiados.
Literalmente sentindo as emoções que pairavam no ambiente, Diana levantou-se e, como a única com coragem de roubar a cena do noivo, tomou a palavra: — Com toda certeza, todos os prêmios serão merecidos e representam o reconhecimento do esforço de cada premiado, mas lembrem-se: eles simbolizam apenas este último ano. O que cada pessoa aqui, premiada ou não, pode e virá a conquistar depende exclusivamente de sua própria trajetória, e não apenas dos prêmios de hoje.
— Independentemente de como se sentirem, alegres ou frustrados com o resultado, cresçam, tomem as rédeas do próprio futuro e corram atrás dos seus sonhos pelos meios certos — concluiu a Demi ao se sentar e dar início à cerimônia de premiação.
Sob sua influência e peso emocional, as palavras de Diana ressoaram profundamente entre os presentes, e o clima tornou-se mais ameno, sereno e solene. Seu poder de influenciar (e ser influenciada) pelas emoções ao seu redor era notavelmente penetrante, mesmo que exercido de forma passiva.
Assim que a premiação teve início, a própria brisa quente do meio do dia pareceu suavizar-se, tornando-se mais gentil e refrescante. Para cada área de especialização em destaque, o prêmio era entregue ao especialista encarregado, cabendo a ele a honra de apresentá-lo pessoalmente ao aluno mais notável do ano.
Quando a premiação das áreas de especialização terminou, Diana levantou-se e mostrou uma carta: — Em nosso próximo tópico, nós premiaremos o professor de maior destaque deste ano com meio ano de salário adicional. Porém, como não temos resultados anteriores para comparação, elegeremos não o mais popular, mas aquele que foi aclamado como mais eficaz em suas aulas; com base em nossas pesquisas internas realizadas com os alunos ao longo do ano.
Sorrindo ante a surpresa geral ao perceberem que os professores também eram avaliados, a Demi abriu o envelope e retirou o papel com o resultado, lendo em voz alta: — Meus parabéns ao professor Rorani, eleito o mais eficiente na transmissão de seu conteúdo, segundo a avaliação dos alunos. Por favor, venha à frente receber seu prêmio.
Surpresos, todos se voltaram para o ex-mercador, o homem magro já de idade que lecionava economia doméstica e finanças.
A princípio, alguns desinformados poderiam pensar que ele vencera por ter uma disciplina fácil de ministrar, mas todos os professores ali presentes sabiam que, proporcionalmente, a sua matéria era a mais avançada em relação ao conteúdo proposto, uma vez que o próprio Alexander elaborara a grade curricular. Podia-se afirmar, inclusive, que, ao concluírem suas aulas com aproveitamento mínimo, a esmagadora maioria dos formandos já saberia lidar melhor com dinheiro e recursos do que seus próprios pais.
Emocionado demais para um ex-mercador ao receber tal reconhecimento (apesar da idade e da aposentadoria), Rorani caminhou em direção à mesa principal sem saber o que dizer ao público. Não era só pelo prêmio em dinheiro, muito bem-vindo, mas pelo reconhecimento perante seus colegas como alguém ainda útil, apesar da idade, naquele mundo caótico governado pelo vigor e pela força.
Ao ver a emoção daquele experiente homem, Alexander levantou-se, deu-lhe leves tapinhas nas costas e entregou-lhe um novo envelope: — Faça as honras… Não precisa falar ou agradecer pelo prêmio, mas neste momento não há ninguém melhor do que o senhor para iniciar o próximo tópico.
Voltando-se para o dragonoid e depois para o envelope, o senhor Rorani sentiu o peito aquecer e aceitou a carta; lendo o conteúdo e anunciando, comovido: — Para o nosso último tópico, premiaremos os 3 maiores destaques do ano, com base na média geral de todas as matérias e especialidades escolhidas…
— Em 3º lugar — iniciou o senhor Rorani, fazendo uma pausa antes de romper num sorriso, como se estivesse feliz com o resultado. — É com muito orgulho que anuncio Otto como o terceiro melhor aluno no desempenho geral deste ano.
Surpreso e um tanto confuso, como todos os outros, Otto levou 1 segundo inteiro para processar que era ele o chamado, antes de conseguir reagir.
O garoto era inteligente, mas, sendo só o filho de um pequeno mercador, nunca imaginara que ganharia tal destaque, uma vez que as proezas físicas sempre tiveram peso maior em outros lugares e testes durante toda a sua vida.
Para ele e os demais presentes, era simplesmente surpreendente que suas aptidões fossem consideradas equivalentes o bastante para levá-lo ao pódio em um mundo regido pela força como aquele.
Instigado a avançar pelo chamado do professor e por Diana, que gesticulava em sua direção, Otto forçou-se a mover-se apesar da ansiedade, enquanto era incentivado e aclamado especialmente pela própria família.
Ao chegar à mesa principal, o jovem foi cumprimentado por todos os professores presentes antes de finalmente encontrar-se diante do casal regente. Uma aclamação e reconhecimento merecidos; afinal, apesar de suas especialidades, ele mantivera notas consistentes em todas as matérias para destacar-se pela média.
Em seus 15 anos de idade, embora parecesse mais um garoto, Otto já poderia ser considerado maior de idade no mundo de Aurora. No entanto, diante do colosso Alexander, que se ergueu com os seus quase 2 metros de altura e dominante presença física, o eleito sentiu-se verdadeiramente pequeno perante tal imponência.
— Minhas mais sinceras congratulações, Otto — disse o dragonoid, encarando-o com intensidade. — Diante de um feito que fala por si só, pouco me resta acrescentar, a não ser premiá-lo. Então, escolha: 1 item de grau elite, ou o direito de ser treinado por 1 ano em qualquer cargo remunerado de base da minha facção sob alguém de topo.
Obs 1: Contribuição arrecadada para lançamento de capítulo extra: (00,00 R$ / 20,00 R$).
Obs 2: Chave PIX para quem quiser, e puder, apoiar a novel: 0353fd55-f0ac-45b5-a366-040ecefa7f7b. Caso não consiga copiar a chave pix, é só clicar nela que vai ser gerada uma aba/guia que tem como URL/Link a própria chave pix com algumas barras nas pontas: https://0353fd55-f0ac-45b5-a366-040ecefa7f7b/, e é só retirar a parte excedente.
Ps: Para finalizar, volto a reiterar que as publicações seguirão normais e recorrentes no ritmo mencionado mesmo que, porventura, haja a publicação de capítulos adicionais.

Regras dos Comentários:
Para receber notificações por e-mail quando seu comentário for respondido, ative o sininho ao lado do botão de Publicar Comentário.